11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

2 + 2 = 4 promessas em um dia

sinal escoteiro

Diversidades que nos unem
Quatro promessas, reunião de pais, atividades específicas nos ramos, incluindo mergulho e, no dia seguinte, duas reportagens de jornal. Veja abaixo o resumo de nossas atividades desse final de semana.

[wp-svg-icons icon=”user-4″ wrap=”i”] Promessas

Jovens

Nosso grupo está em constante expansão e o Ramo Lobinho continua  recebendo mais jovens a cada semana . Na manhã de ontem, tivemos a cerimônia de promessa da Lobinha Maria Eduarda Rezende de Oliveira e do Lobinho Murilo Souza A. Passigatti.

Promessa Maria Eduarda
Promessa Maria Eduarda

Promessa Murilo
Promessa Murilo

Adultos

É importante o crescimento do grupo com qualidade e um dos requisitos para que isso aconteça é que mantenhamos a proporção ideal entre jovens escoteiros e adultos escotistas. Nesse último sábado também tivemos a promessa de dois adultos: Marcia Shigetomi e Luciano Raposo. A Marcia aspira carreira de dirigente e o Luciano a carreira de escotista. As famílias de ambos estão muito engajadas no Movimento Escoteiro. Marcia tem um filho escoteiro e uma filha que é lobinha do Grupo e o Luciano tem uma esposa que é assistente de chefia e a filha do casal é a lobinha Gabriela,  primeira da família a ingressar no nosso Grupo e que trouxe os pais “a reboque”. Por isso foi a Gabriela quem teve a honra de colocar o lenço no pai, após a promessa.

 

[wp-svg-icons icon=”spinner-5″ wrap=”i”] Atividades

As atividades dos lobinhos foram dinâmicas de grupo para reforçar os personagens que compõem o fundo de cena da História da Jângal. Fizeram um jogo da velha com perguntas onde eles mesmos entravam para ser os X e O do jogo e a outra atividade foi o jogo de tabuleiro onde também os próprios lobinhos eram jogadores e peões do tabuleiro. Eles amaram!

Os escoteiros tiveram momentos de descontração e lazer na praia e participaram da cerimônia de entrega de progressão, trilha, da Escoteira Beatriz Melo. No final, discutiram sobre o próximo acampamento de sessão.

Parte dos seniores trabalharam em atividades de apoio para substituição de um dos cabos de fixação do nosso barco Iemanjá por um cabo de aço. Essa operação foi conduzida pelo chefe do Ramo Sênior João Gabriel. A outra parte ficou no celeiro do Iemanjá até as 14 horas limpando-o por dentro.

[wp-svg-icons icon=”bubbles-3″ wrap=”i”] Reunião de pais

Reunião de pais em 18/6/2016
Reunião de pais em 18/6/2016

Enquanto os jovens realizavam suas atividades os pais e responsáveis reuniram-se, em uma roda de cadeiras de praia, banquinhos e canga, para conversarem sobre o seu papel no Escotismo e em nosso Grupo.

Na ocasião foram repassadas as funções estatutariamente essenciais à existência do Grupo e as atividades técnicas, administrativas, financeiras e de planejamento tático e estratégico necessárias ao seu funcionamento. Destacou-se que todas essas funções e atividades são ocupáveis e realizáveis por adultos voluntários, a começar pelos pais e responsáveis pelos jovens do Grupo, que são os principais interessados nas boas experiências e valores transmitidos pelo Escotismo.

Ao final da reunião foi produzida uma lista das ações a serem desenvolvidas em curto prazo, com a nomeação dos respectivos responsáveis.

Essas manifestações espontâneas dos pais e responsáveis e dirigidas por eles mesmos aumentam a integração e eficiência do grupo, mantendo a coesão e sinergia entre os seus participantes. Esses são os elementos essenciais para produzir uma grade de atividades estruturada, interessante e motivadora e para o desenvolvimento dos jovens e do nosso Grupo de uma forma geral.

[wp-svg-icons icon=”plus” wrap=”i”] Diversidades que nos unem

Cabo de guerra - Diversidades que nos unemNo 011/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, as atividades visam o desenvolvimento de nossos jovens e valorizam o respeito às diferenças de etnias, crenças, ambientes de residência, culturas, gênero, constituição física, orientação afetiva e muitas outras.

A imprensa local valorizou o nosso respeito as diversidades e divulgou duas reportagens na mídia impressa e on line , citando o nosso grupo como referência da forma recomendada por psicólogos e pedagogos de educar nossos jovens.

A cobertura completa da nossa aparição na mídia local consta no artigo do nosso blog sobre Diversidades que nos unem.

[wp-svg-icons icon=”coin” wrap=”i”] Mais doações para a Campanha CONCHA DO MAR

Sábado 18/6 foi o penúltimo dia da Campanha CONCHA DO MAR. Em 25/6, que é o último dia da campanha, ao final as atividades, a caixa será aberta e será feita a apuração do valor arrecadado.

As doações devem ser depositadas diretamente na caixa de coleta, que estará sempre disponível em local visível em nosso local de encontro, desde a abertura até o encerramento das atividades, ou seja, de 9:00 às 11:30.

No final das atividades, antes do I.B.O.A. de encerramento, alguns pais organizaram uma venda simbólica de chocolate em três minutos. Houve uma adesão de adultos e jovens que estavam por perto e o lucro arrecadado com a brincadeira reverteu-se em uma doação extra depositada diretamente na caixa de arrecadação da campanha.

Com o valor arrecadado nessa campanha esperamos pretendemos criar um local mais agradável, interessante, atraente e confortável para o funcionamento da nossa secretaria, que é montada nas imediações do local de nossas atividades.

Alexsanda depositando os lucros da venda relâmpago de chocolates
Alexsandra depositando os lucros da venda simbólica de chocolates

Para ver mais fotos das atividades de 18/6, clique na foto abaixo ou escolha o álbum apropriado em nossa página no flickr [wp-svg-icons icon=”flickr-2″ wrap=”i”].

Atividades de 18/06/2016