11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

O que é

O projeto ReTampILHA foi concebido para conscientizar moradores da grande Vitoria sobre a reciclagem. 

Atualmente muitas famílias não têm essa prática, e iniciamos o projeto mobilizando as pessoas do nosso grupo para começarem pelas tampinhas de garrafa PET. 

Arrecadamos tampinhas e damos um destino correto a elas!

Sabemos que hoje, infelizmente, o destino deste material acaba sendo os oceanos, bueiros, rios, lagos e as próprias ruas da nossa comunidade. Por isso, vamos mostrar que podemos fazer a diferença com base na conscientização ambiental.

ESTUDO DA REALIDADE

JUSTIFICATIVA

Guimbas de cigarros, tampinhas e canudos são os lixos mais encontrados em praias do Brasil.

As tampas plásticas causam um impacto negativo imenso no meio ambiente. 

 

O plástico pode demorar mais de 400 anos para se decompor e, além disso, muitas vezes acaba nos oceanos prejudicando o ecossistema marinho.

Atualmente prover um destino correto aos plásticos é mais do que necessário. Quando é realizado o processo de reciclagem e destinação correta, obviamente estamos contribuindo para o meio ambiente e diminuindo os materiais lançados na natureza que causam a poluição. 

O foco é trabalhar na coleta de tampas de plástico, especificamente de garrafas PET e produtos alimentícios pois é considerado plástico puro com melhor aproveitamento no processo de reciclagem. 

Você sabia?

1 Kg

O Brasil produz 1 Kg de lixo plástico por habitante a cada semana!

1 Kg

O Brasil produz 1 Kg de lixo plástico por habitante a cada semana!

4º Colocado

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas

1,28%

No Brasil apenas 145 mil toneladas (1,28%) de plástico são efetivamente recicladas!

400 anos

O plástico pode demorar mais de 400 anos para se decompor!

9 em 10

O levantamento da ONU Meio Ambiente revela os dez itens mais encontrados durante a Semana Mares Limpos de 2017 – nove deles são plásticos!

1 t

Retirar 1 tonelada de tampinhas por semestre do meio ambiente é a nossa meta!

Meio Ambiente

Impacto Interno

Impacto Externo

Identificamos resultados a partir do recebimento do material. Membros do grupo escoteiro e colaboradores se beneficiaram. A campanha contagiou a todos, a coleta e separação de material era momento de alegria. 

Conseguimos agregar novos valores e conhecimentos aos mesmos, despertando uma preocupação em ajudar com a arrecadação e separação do material e literalmente sendo agentes da transformação ao incentivarem nossos jovens a abraçar a ideia, além de espalharem a campanha em suas redes sociais para juntos criarmos essa corrente de preservação do meio ambiente. 

A mobilização junto aos jovens e colaboradores foi muito rápida e a aceitação a campanha foi ótima. 

Esperamos replicar e ampliar esse engajamento nas comunidades da grande Vitória a importância em preservar o meio ambiente, além de despertar multiplicadores na ideia de arrecadação, assim se espalhando e continuando independentemente do projeto.

O que já foi feito

Durante o nosso projeto-piloto, iniciamos com uma grande gincana entre os jovens com o objetivo de fazer a troca do que iríamos arrecadar por ração para animais abandonados de uma ONG, conscientizar os nossos jovens e familiares e toda a sociedade. Com o total de tampinhas aproximadamente 200 kg arrecadadas conseguimos comprar 50 kg de ração e doar para o Projeto Rolê dos Dogs JC.

Resolvemos então, dar continuidade na campanha, mas ainda sem muito apoio externo e mesmo assim, em 6 meses arrecadamos mais 318,90 kg de tampinhas, dessa vez o valor arrecadado com a venda foi para trazer 46 crianças em situação de risco da Casa André Luiz, para um dia de atividades escoteiras na EAMES

O Próximo passo

Após o sucesso na nossa campanha interna, decidimos que deveríamos levar para a sociedade os benefícios dessa ação e conversando com várias pessoas percebemos que muita gente tem a vontade de reciclar, é comum as pessoas separarem tampinhas plásticas, pilhas, etc. e no final não terem o local para entregar esse material e por isso acaba sendo descartado junto do lixo comum. 

Por isso pensamos no ReTamILHA Reciclagem de Tampinhas do Grupo Escoteiro Ilha de Vitória. 

RetampILHA

RetampILHA foi pensado para ampliar o volume de tampinhas recicladas e o impacto na sociedade espalhando pontos de coletas pela cidade e com isso permitindo ao cidadão  uma opção para o descarte de tampinhas plásticas.

 Utilizaremos garrafões de água de 10L e 20L (com validade vencida) em pontos de coletas pré-selecionados, (bares, loterias, condomínios, escolas, etc.) como “pote” de coleta do projeto.

 A Logística será feita pelos jovens do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar ILHA de Vitória que ficarão responsáveis por substituir os “potes” cheios por outro vazio.

 Quando for instalado a primeira vez o “pote”, sempre que possível o 11º/ES GEMAR ILHA de Vitória fará uma atividade de divulgação no local, colocando um cartaz avisando que aquele local é um ponto de coleta do projeto RetampILHA, panfletagem sobre o projeto e conscientização sobre os benefícios de reciclagem.

 

Com o projeto RetampILHA, além dos benefícios diretos a sociedade local, ensinaremos aos jovens responsabilidade, trabalho em equipe e comprometimento, uma vez que eles serão os responsáveis pela execução.

Uma corrente do bem

A verba arrecadada com as vendas de tampinhas no projeto RetampILHA será revertida para ampliar:

acompanhe em nosso site e redes sociais os resultados

Como participar ?

Tipos de tampas plásticas para descarte

É simples:

  1. Basta juntar tampinhas plásticas e depositar em um dos nossos pontos de coletas!

  2. Divulgue a campanha para amigos e familiares!

  3. Organize pontos de coleta no seu condomínio ou bairro!

  4. Nos siga nas redes sociais e compartilhe as nossas campanhas

  • Higiene: shampoo, condicionador, pasta de dente, enxaguante bucal, máscara de cabelos, entre outros);

  • Condimentos: ketchup, mostarda, maionese, molhos, etc);

  • Bebidas: água, suco, refrigerantes, isotônicos, mate, energéticos, entre outros;

  • Material de limpeza: sabão líquido, amaciante, detergentes, desinfetantes, entre outros;

  • Outros: tampas de caneta sem partes de metal, por exemplo.

Pontos de Coletas

Placar do ReTampILHA

Quantidade de Plástico já retirados do meio ambiente em 2023

Arrecadação por Matilhas e Patrulhas

Apoio

Patrocinio

9

Fontes de dados:

Compartilhe isso:

Curtir isso: