11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Férias – chegou em grande estilo!

Roger e Bia_quadrada

lobinhos com certificadoSábado, 1º de julho de 2017 marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre para o 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Os Chefes de seção e seus assistentes  não pouparam imaginação e capricharam na elaboração das atividades. Um presente de férias para os jovens! Teve atividade em conjunto de escoteiros e seniores, promessa de chefe, entrega de certificados, progressões e a última participação de quatro lobinhos na Alcateia. Quanta emoção!

[icon name=”paper-plane” class=”” unprefixed_class=””] Um dia como Escoteiros do Ar

O I.B.O.A. desse sábado foi diferente. Os escoteiros e seniores não o fizeram junto aos lobinhos. Eles se reuniram na entrada da Ilha do Boi, em frente a pedra onde é praticado Rapel. A atividades deles foi O grande jogo aéreo. Os jovens puderam realizar atividades típicas da modalidade do ar. Construíram vários instrumentos aéreos e tiveram uma experiência bem diferente da que eles estão acostumados. A empolgação tomou conta da tropa escoteira e da tropa sênior.

Mas os detalhes do que eles fizeram, o que eles aprenderam e as emoções que eles viveram serão contados pelo escoteiro Gabriel Paraguassú como parte de uma iniciativa na qual os Escoteiros do Ilha estão elaborando textos para descrever suas atividades. Depois da fase de redação, eles ainda farão a edição e publicação dos textos em nosso blog, assistidos por um membro da Equipe de Comunicação. Esses são requisitos para a conquista da especialidade de Jornalismo pelos jovens e, ao mesmo tempo, são do projeto da Comissão Navegando por Curtidas, coordenada pela Chefe Larissa Gastmann, que visa o envolvimento dos jovens na produção e consumo de mídias em nosso site e nas nossas redes sociais.

Então aguardem! Vem muito artigo empolgante dessa galera jovem por aí!

[icon name=”binoculars” class=”” unprefixed_class=””] Descobrindo a Jângal!

O objetivo é apresentar para os lobinhos que chegaram à Alcateia o livro da Jângal que conta a história de Mowgli, o menino lobo, que serve de fundo motivador que se oferece aos jovens do Ramo Lobinho. O Livro da Jângal é uma fábula, uma composição literária que, por meio da ficção e da personificação dos animais, apresenta a história do Povo Livre, rica em valores e modelos a imitar ou a rejeitar.

Aos poucos os lobinhos e lobinhas vão se ambientando aos personagens e às suas histórias e desenvolvendo, desde cedo, o respeito e o cuidado com a natureza. Os lobinhos foram separados por matilhas para dar início aos desafios propostos.

[icon name=”paw” class=”” unprefixed_class=””] Lobinhos em ação!

  1.  Fazendo reserva de água: O personagem foi o elefante Hati. Ele é responsável por cuidar e controlar para que não falte água aos animais da floresta. Os lobinhos, em fila, tinham que encher uma seringa com água e correr para acertar dentro de um recipiente. Fazia ponto a matilha que conseguisse colocar maior quantidade de água dentro da garrafa. Nesta atividade os lobinhos tinham que trabalhar em equipe, se socializarem, pois não dependia apenas de um lobinho, mas de toda a matilha.
  2.  Marcando território: O personagem foi o tigre Shere khan. Na história, Shere khan invade a Alcateia para pegar o Mowgli, então foram feito três círculos e Shere Khan ficava no centro. Cada círculo tinha uma pontuação, de dentro para fora era 50, 30 e 10 pontos. Os lobinhos em fila tinham que jogar bolinhas de gude que representavam obstáculos para que Shere khan não atacasse a alcateia. As matilhas iam jogando as bolinhas e cada um dizia quantos pontos fez. O caráter, o físico e o social eram desenvolvidos nesta atividade.
  3.  Bandarlogs: Os Bandarlogs, os macacos, aproveitaram que os lobinhos estavam reunidos na Roca de Conselho e foram pegar as frutas que eles guardavam para o inverno. Na atividade os primos seguraram um saco de lixo e os lobinhos, por matilhas, tinham que encher bolas de soprar e correr para colocar no saco. O tempo era contado com uma ampulheta, e eles iam um por um até a ampulheta parar. Eles precisaram trabalhar em equipe, pois alguns lobinhos menores ainda não sabiam encher bolas de soprar, um oportunidade de ensino e aprendizagem.

[icon name=”sign-language” class=”” unprefixed_class=””] Despedida na Alcateia

Os lobinhos mais velhos puderam compartilhar suas experiências e aprendizados com os lobinhos que estão chegando. E assim, ensinaram, apoiaram e se despediram da Alcateia. Em agosto eles voltam fazendo uma visita a terra dos homens, na Tropa Escoteira, e iniciam uma nova jornada. Parabéns aos lobinhos e muitas aventuras aguardam por vocês: Conrad Gastman, Gabriela Gratival, Laís Komati e Sophia Oliveira.

E para fechar este primeiro ciclo, chefe Sylvia entregou ainda alguns distintivos, progressões e certificados. Os lobinhos eram só alegria! Que venham as férias!.. e que passem logo para podemos começar a viver as aventuras do segundo semestre.

[icon name=”user-plus” class=”” unprefixed_class=””] Promessa de escotista da alcateia

No encerramento das atividades desse primeiro semestre ainda tivemos a Promessa do assistente de chefia do Ramo Lobinho, Roger Trancozo. Perante a Alcateia e a Akelá Sylvia Lessa e diante do Diretor Presidente Jodelson Sabino ele fez sua promessa e recebeu seu distintivo das mãos da lobinha e filha Beatriz Trancozo e o seu diploma das mãos da Diretora Administrativa Jacqueline Sabino.

 

[icon name=”bullhorn” class=”” unprefixed_class=””] Alerta! Fiquem atentos às novidades do próximo semestre! Estamos de férias e retornaremos no dia 12 de agosto.

 


Redação: Graziela Oliveira; Edição: Bernardo Vasconcellos e Jodelson Sabino; Fotos: Simone Medeiros