11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Beatriz Milani

Institucional

A transparência institucional, seja nos seus processos de governança, na gestão financeira e administrativa ou na aplicação do Método Escoteiro, é uma prioridade do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, como uma forma de garantir a credibilidade de suas ações para o seu corpo de associados, para a sociedade em geral e para os seus parceiros e patrocinadores.

Vários são os instrumentos de controle interno e externo que garantem a lisura da gestão do nosso Grupo Escoteiro, tais como a existência de uma Comissão Fiscal e a utilização de sistemas de gestão.

Certificado de Funcionamento

Certificado de que o Grupo se encontra devidamente regularizado junto à União dos Escoteiros do Brasil e, portanto, pratica o escotismo legal, conforme previsto pelo Decreto 5.497/1928, pelo Decreto-Lei 8.828/1946 e pelo Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil.

download do documento em formato .PDF Certificado válido até 31/12/2024

Certificado Grupo Padrão

O Grupo Padrão é uma certificação anual em que os Escoteiros do Brasil reconhecem os esforços das Unidades Escoteiras Locais para alcançar um padrão cada vez melhor de qualidade em diversas áreas, como crescimento do efetivo, aplicação do Método Escoteiro, participação na comunidade, etc.

A classificação da Categoria da Certificação segue a seguinte pontuação:

  • Padrão Bronze entre 1.400 e 2.699 pontos
  • Padrão Prata entre 2.700 e 3.999 pontos
  • Padrão Ouro acima de 4.000 pontos

Estatuto do Grupo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

download do documento em formato .PDF Estatuto do Grupo
download do diário oficial com o decreto 22.497 de 30 de junho de 2023

Alvará de Localização

Pelo Decreto Municipal 22.497 de 30 de Junho de 2023, torna a atividade do Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitoria isento de Alvará de Localização e Funcionamento. 

Utilidade Publica

O 11º ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitoria, é reconhecido com uma instituição de utilidade publica municipal e estadual devido aos inúmeros trabalhos feitos em prol da sociedade capixaba.

Declarado de Utilidade Pública pelo Governo do Estado do Espírito Santo, Brasil, através da lei estadual 10.957, publicada no Diário Oficial dos Poderes do Estado do Espírito Santo - Poder Executivo em 19/12/2018 (Protocolo 448996)
Declarado de Utilidade Pública pelo município de Vitória (ES), Brasil, através da lei municipal 9.213, publicada no Diário Oficial do Município de Vitória em 13/12/2017 (página 6)

Convocações para Assembleias de Grupo

Edital de convocação AGO 2024
Edital de convocação AGO 2023
Edital de convocação AGE 2022 (Alteração do Estatuto)
Edital de Convocação AGE 2022 (Aumento de mensalidade)
Edital de Convocação AGO 2022
Edital de Convocação AGO 2021
Edital de Convocação AGO 2018

Gestão Financeira

Desde 2017 a contabilidade do 11º ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitoria é feita pela empresa parceira Singular Contabilidade, o que garante que cumprimos todas as normas contábeis e dando uma maior transparência a gestão da instituição.

Balancete 2023
Balancete 2022
Balancete 2021
Balancete 2020

Estrutura Organizacional

As Equipes são compostas de dirigentes nomeados com a intenção de atuarem durante todo o mandato da diretoria vigente. Cada Equipe tem um ponto focal e uma lista de metas anuais bem definidas, as quais estão diretamente associadas à visão estabelecida no Plano de Grupo. O dirigente assina um Acordo de Trabalho Voluntário referente a cada Equipe da qual ele participa.

Diferentemente das equipes, que são permanentes e tem uma lista de atribuições que são realizadas continuamente, as comissões funcionam como pequenos projetos, com objetivo e prazo bem definidos. Cada comissão tem um nome, um ponto focal, um diretor responsável, ao qual a ponto focal da comissão se reporta e uma lista de voluntários alocados, não necessariamente todos eles sendo associados da União dos Escoteiros do Brasil.

[icon name="cloud-download" class="" unprefixed_class=""] download da Estrutura Organizacional do nosso Grupo Escoteiro

Cronograma de reuniões

As reuniões ordinárias de Grupo obedecem o cronograma abaixo:
 
ReuniãoFrequênciaParticipantes
DiretoriaMensalDiretoria e convidados especiais
ChefiaMensalEscotistas e DME
DirigentesSob demandaDirigentes e diretor respectivo
Equipes e ComissõesSob demandaPontos focais e demais membros das equipes e comissões
IndabaSemestralDiretores, escotistas e dirigentes
Pais e responsáveisSemestralChefes e assistentes de seção, pais e responsáveis pelos jovens da respectiva seção

Nota: Os diretores eleitos podem participar de qualquer reunião do Grupo, independentemente do assunto e da formalização do convite. Por exemplo, é frequente a participação do diretor-presidente e da diretora administrativa nas reuniões de chefia, apesar de suas participações não serem obrigatórias nestas reuniões.

Links para documentos da União dos Escoteiros do Brasil (UEB)

Os seguintes documentos são considerados como os mais importantes reguladores de nossas atividades pois contém os fundamentos, as orientações gerais, as regras e as normas definidas pela União dos Escoteiros do Brasil, à qual o nosso Grupo Escoteiro está vinculado.

Redação, edição: Jodelson Sabino; fotos: Jodelson Sabino, Estúdio JAMC, Glen Leão e Aldrey Gonçalves

Compartilhe isso:

Curtir isso: