11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Pernoite no Iemanjá e um I.B.O.A. para encerrar!

Thamirys e Thais em destaque
Antes do embarque
Pose para a foto oficial do evento na companhia do Chefe Edigard. Todos prontos para o embarque!

[icon name=”ship” class=”” unprefixed_class=””] Embarque na hora certa

Às 21 horas do dia 7 de abril, nove tripulantes do nosso Grupo Escoteiro do Mar embarcaram no nosso veleiro Iemanjá! Foram 6 seniores acompanhados dos chefes Luciano, André e Thais.

No começo da atividade a turma se encontrou, fortuitamente, com o Chefe Edgard Battisti Guimarães que, no passado, já atuou no nosso Grupo como Chefe na Tropa Escoteira Épsilon. Chefe Edigard relembrou com saudades os velhos tempos, conheceu os jovens e chefes atuais ali presentes, participou da cerimônia de abertura da atividade e ainda nos honrou com a sua presença na foto oficial de abertura do evento.

[icon name=”bed” class=”” unprefixed_class=””] Dormir… pra que?

O objetivo era pernoitar na embarcação. Embora alguns tenham dormido na parte interior do barco e outros no convés, no saco de dormir, na verdade todos apenas cochilaram, já que a música, o papo e o churrasco rolaram soltos quase durante a noite toda!

[icon name=”comments-o” class=”” unprefixed_class=””] [icon name=”moon-o” class=”” unprefixed_class=””] Papo sob a luz do luar

Noite no Iemanjá
Seniores embarcados

Sob a luz do luar, o assunto que rolou até altas horas foi o Tropilha 2017, que se realizou neste mesmo mês de abril, nos dias 21, 22 e 23 em Marechal Floriano, já preparando os jovens para fazer os seus projetos de pioneirismo, objetivando a progressões de alguns deles. O papo escoteiro foi regado a comes e bebes: churrasco e refrigerante à bordo!

Pernoitar em um barco com o balanço do mar, para aqueles que não estão acostumados, é sempre diferente, mesmo com o barco ancorado. Foi uma aventura só para os fortes, porém muito segura: todos estavam com colete salva-vidas o tempo todo e havia um bote inflável na embarcação, para qualquer emergência.

[icon name=”battery-empty” class=”” unprefixed_class=””] Bateria fraca

Segurança não quer dizer moleza e, de qualquer forma, essa aventura não é para qualquer um. Segundo a maioria dos nossos bravos seniores “Quando se pisa em terra firme é que se sente ainda mais o cansaço.”

A atividade terminou na manhã de sábado quando os seniores participaram do I.B.O.A. de abertura do encontro do nosso Grupo, no qual houve 5 promessas de adultos e, depois, se despediram para ir dormir … desta vez, de verdade!

[icon name=”paw” class=”” unprefixed_class=””] Mas e a Chefe Thais … mudou de ramo?

Vocês podem estar estranhando que a Chefe Thais tenha participado dessa noite no barco, já que ela não é do Ramo Sênior. Nessa atividade era necessário que uma chefe mulher estivesse presente para acompanhar as meninas do grupo, e como o a Chefe Francine não estava em condições de participar, a Chefe Thais se voluntariou para embarcar com os seniores nessa jornada … aliás … nessa noitada [icon name=”moon-o” class=”” unprefixed_class=””], e assim pode passar pela sua primeira experiência de virar uma noite embarcada em um veleiro escoteiro.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Foi uma atividade inesquecível e enriquecedora! Foi muito bom ver os jovens da tropa sênior em ação. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Thais Miranda César, Assistente de Chefia no Ramos Lobinho do 11º/ES Grupo Escoteiro do mar Ilha de Vitória

Thais e João Gabriel
Chefe Thais e o nosso Diretor de Métodos Educativos João Gabriel: Confirmação de promessa

 

Na manhã de sábado a Chefe Thais ainda teve disposição para comparecer ao I.B.O.A. de abertura, já de traje completo de Escoteira do Mar, e realizar a sua confirmação de promessa escoteira, que ela proferiu emocionada mas pronunciando as palavras de cor. O Chefe João Gabriel, nosso Diretor de Métodos Educativos, coordenou a cerimônia e teve a honra de entregar à Chefe Thais o lenço do nosso Grupo.

Bem-vinda Chefe Thaís! Este artigo merece fechar com uma segunda citação sua, capturada de sua página do facebook [icon name=”facebook-square” class=”” unprefixed_class=””]:

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Hoje eu renovei a promessa e recebi o lenço do meu novo grupo!
Uma nova etapa começa na minha caminhada escoteira! Não vejo isso como uma troca de grupo mas sim como um presente de uma nova família! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Thais Miranda César, Assistente de Chefia no Ramos Lobinho do 11º/ES Grupo Escoteiro do mar Ilha de Vitória

 

 


Redação: Larissa Gastmann, edição: Jodelson Sabino, fotos: Frank Komati e Luciano Raposo