11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Promessa, especialidades e Arraiá da Jungle

Rosa em destaque
Escoteiros em ação no início das atividades
Escoteiros em ação no início das atividades de 25/6/2016

Uma promessa escoteira carregada de emoção, atividades relacionadas a itens para a conquista de especialidades e muitas brincadeiras nas bases do Arraiá da Jungle. Veja o resumo e as fotos das nossas atividade de sábado, 25/6/2016.

No final do artigo, há um link para o álbum de fotografias onde você poderá ver mais fotos e um clip do Grito de Guera da Tropa Sênior.

Seniores: Teoria e prática de navegação

Em nossa penúltima reunião do semestre, os jovens do Ramo Sênior (15 a 17 anos) trabalharam a maior parte da manhã em atividades para conquistar as especialidades ARTE DE MARINHARIA e VELA.  Primeiro receberam orientações sobre como preparar um veleiro para a navegação no mar, as principais manobras realizadas e os procedimentos de preparo do barco para ser guardado (i.e. “Adoçar o barco”).

As explicações foram dadas pelo Chefe João Gabriel, pelo Sr. Jadilson, pai do sênior Vitor, e pelo próprio Vitor, que compartilhou com os colegas iniciantes os conhecimentos que já domina sobre prática de navegação.

Depois das instruções teóricas em terra, chegou a hora da prática: Após o lançamento ao mar do nosso veleiro Ceará, todos os seniores e guias [wp-svg-icons icon=”info” wrap=”i”], acompanhados dos chefes, navegaram até o nosso outro veleiro Iemanjá, onde os jovens puderam colocar em prática parte das instruções recebidas em terra, cumprindo assim, entre outros, os seguintes itens das especialidades citadas acima:

  • Identificar 8 tipos de embarcações
  • Lançar um cabo de reboque, de uma embarcação saber dar e receber reboque
  • Atirar cabo com boia de salvamento a um nadador 10 metros
  • Reconhecer lugar seguro e perigoso para banhistas
  • Técnica de saída rápida de uma embarcação

Apesar da pouca frequência de dias chuvosos nesse mês, comparado com a média do ano passado e dos últimos 8 anos, ontem tivemos uma manhã de chuvas esparsas, o que colocou em prova o espírito aventureiro e corajoso dos bravos seniores e guias de nosso grupo, que se lançaram ao mar, mesmo com chuva e frio, e a frase do Chefe Estêvão Salles virou o lema do dia: “Nós somos escoteiros do mar. Os outros é que são os bonzinhos…”

[wp-svg-icons icon=”info” wrap=”i”] Você sabia? No Ramo Sênior, para jovens de 15 a 17 anos de idade, os rapazes são chamados de Seniores e as moças são chamadas de Guias.

Promessa da Guia Rosa Elis

Promessa de Rosa Elis
Promessa de Rosa Elis, Foto: Isabel Barreira, Arte Gráfica: Glen Leão

Antes dos seniores partirem para a teoria e prática de navegação, houve uma pausa para a realização do que foi, sem dúvida, a cerimônia mais emocionante do dia: A promessa da Guia Rosa Elis Galletta.

Na presença de seus pais, bem como dos chefes, assistentes, seniores e guias da Tropa Sênior do 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, Rosa Elis se comprometeu, voluntariamente, a se conduzir de acordo com a orientação moral e com os princípios do Movimento Escoteiro, reconhecendo a existência da lei escoteira, composta dos dez artigos seguintes, conforme REGRA 085 do POR, a qual ela deverá seguir:

1º – O escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais que sua própria vida;
2º – O escoteiro é leal;
3º – O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação;
4º – O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros;
5º – O escoteiro é cortês;
6º – O escoteiro é bom para os animais e as plantas;
7º – O escoteiro é obediente e disciplinado;
8º – O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades;
9º – O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio;
10º – O escoteiro é limpo de corpo e alma.

Após proferir solenemente as palavras da promessa, Rosa Elis recebeu o lenço do Grupo e em seguida o certificado e o distintivo de promessa.

Veja abaixo o depoimento de Rosa Elis sobre sua promessa e a mensagem especialmente dirigida e ela pelo Diretor-Presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Região Espírito Santo, com referência à sua adesão ao Movimento Escoteiro.

[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”]Com o coração quase explodindo e as palavras saindo trêmulas da minha boca, fiz minha promessa! Eu sabia que ficaria emocionada e ansiosa, mas foi mais do que isso: me senti completa por fazer parte de algo tão grandioso e bonito que é o Escotismo!

Guia Rosa Elis Galletta, do 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, sobre a sua cerimônia de integração e promessa

[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”] Olá Guia Escoteira Rosa Elis, seja bem vinda à grande fraternidade escoteira. O universo escoteiro te conduzirá à grandes desafios que serão transfigurados para o seu cotidiano de vida. Sempre Alerta!

Luciano Rodrigues, Diretor-Presidente da UEB-ES

Lobinhos: O Arraiá da Jungle

Os jovens do Ramo Lobinho (6,5 a 10 anos) realizaram, naquela manhã, atividades em seis bases com o tema “Arraiá da Jungle“, onde tiveram a oportunidade de participar de várias brincadeiras típicas de festas juninas:

  • ovo na colher
  • pescaria
  • jogo de argolas
  • cama de gato adaptada, onde tinham que pegar o ShereKhan sem tocar no trançado de cordas
  • colocar o rabo na Bagheera, com os olhos vendados
  • boca do lobo

As seis bases foram visitadas pelas quatro matilhas presentes nesse dia.

A Chefe Sylvia deu “caça livre” (i.e. liberou os lobinhos) mais cedo porque tinha que viajar para Cachoeiro do Itapemirim (ES) para participar da cerimônia em que ela receberia a Comenda Chefe Aroldo 2016 em reconhecimento e homenagem ao seu destaque no Movimento Escoteiro. Os lobinhos se despediram da Akelá que ia ser homenageada com um abraço apertado e carinhoso [wp-svg-icons icon=”heart-2″ wrap=”i”].

Escoteiros: Preparação para o Acampamento de Sobrevivência

Os jovens do Ramo Escoteiro (11 a 14 anos) fizeram a segunda parte das atividades que visam a conquista da especialidade ARTE DE MARINHARIA, a qual será um requisito necessário para o acampamento de sobrevivência dos escoteiros, que será realizado nos dias 15, 16 e 17/7/2016 em Carapebus, na Serra, ES. No início das atividades, o escoteiro Eric Sabino foi avaliado quanto ao pré-requisito e requisitos para conquista da especialidade CUBO MÁGICO, nível 1.

Encerramento da Campanha CONCHA DO MAR

Conforme divulgado, após o encerramento das atividades, em uma cerimônia em que estiveram presentes jovens, pais, escotistas e dirigentes do nosso grupo, foi realizada a abertura do lacre e apuração do valor arrecadado na Campanha CONCHA DO MAR.

O valor arrecadado será utilizado pela comissão de compras e contratações do nosso grupo, que providenciará a coleta de preços e aquisição de material que vai aparelhar a nossa secretaria para as atividades do segundo semestre desse ano.

Último depósito feito na caixa de coleta da campanha
Último depósito feito na caixa de coleta da campanha e …

Caixa da campanha aberta
… e abertura da caixa.

Mais fotos e um vídeo clip

Para ver outras fotos das atividades do dia 25/6/2016 visite o álbum correspondente em nossa página do flickr. Ao visitar o álbum, de bônus você verá um vídeo clip do Grito de Guerra da Tropa Sênior.