11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Confraternização Regional 2018

É praia, sol e muita amizade! No final de semana seguinte ao 9º Acampilha, deu-se espaço à confraternização com os demais grupos do estado. A Região Escoteira do Espírito Santo esteve reunida nos dias 8 e 9 de dezembro para fechar com chave de ouro o ano de 2018. Além dos membros do movimento escoteiro, também estiveram presentes seus familiares, que são peças importantes para o funcionamento do Movimento Escoteiro.

O evento aconteceu na Casa Marista, na Barra do Jucu, sendo sediado pelo 16º Grupo Escoteiro Barão de Teffé. Durante a confraternização ainda aconteceram três eventos importantes: A reunião do Conselho Consultivo, o Módulo de Espiritualidade e o 11º Festival de Artes Cênicas Escoteiro (Faces). Enquanto aconteciam os eventos no sábado, os jovens ainda realizaram atividades escoteiras.

O Ilha esteve bem representado nesse evento, contando com a participação dos jovens Caio, Bárbara, Beatriz, Raissa, Eric Sabino, Erick, Kenzo, Laís, e Leticia, e os adultos Jacqueline, Jodelson, Frank, Marcia, Sylvia, César e Lourdes.

[icon name=”calendar-check-o” class=”” unprefixed_class=””] Reunião do Conselho Consultivo

No Sábado dia 8 o nosso Diretor-presidente, Chefe Jodelson Sabino, representou o Ilha na reunião do Conselho Consultivo.

O Conselho Consultivo Regional é composto pelos Diretores-presidentes dos Grupos Escoteiros Capixabas e os diretores regionais. Ele tem como objetivo desenvolver o Movimento Escoteiro no Estado e as reuniões do conselho representam uma oportunidade de apresentar e avaliar ações da Diretoria Regional e dos Grupos Escoteiros, trocar informações e traçar estratégias.

Um dos itens da pauta foi um diagnóstico feito de cada Grupo Escoteiro Capixaba. Foi reforçada a importância de atividades Distritais entre os Grupos Escoteiros geograficamente próximos uns dos outros. Também foi realizado o pré-lançamento do Acampalobos 2019 para o Conselho Consultivo, antes do projeto ser apresentado na Confraternização Regional. Por último, discutiu-se acerca da eleição da nova Diretoria Regional para o triênio 2019-2022 que ocorrerá na próxima reunião da Assembléia Regional, a realizar-se no dia 24 de Março de 2019, em Guarapari.

Participaram da reunião do Conselho Consultivo Regional os Diretores-presidentes (ou seus representantes) de sete outros grupos escoteiros além do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e de membros da Diretoria Regional e do Escritório Regional.

[icon name=”heart” class=”” unprefixed_class=””] Módulo de Espiritualidade

Ainda no sábado aconteceu o Módulo Regional de Espiritualidade. O evento teve como objetivo desenvolver uma formação na área de espiritualidade para escotistas e dirigentes. A ideia foi incentivar a realização de atividades focadas em espiritualidade dentro dos grupos escoteiros.

Durante o módulo, os alunos tiveram um bate-papo com pessoas de diversas religiões, como a Espírita, a Rosacruz e a Zen Budista. Também foram apresentadas as diretrizes para o desenvolvimento espiritual e religioso do Movimento Escoteiro. Por fim foram aplicadas dinâmicas para promover a prática espiritual nos Ramos.

Entre os participantes do módulo estava a nossa Chefe Lourdes do 11º GEMar Ilha de Vitória, que afirma que o curso teve um conteúdo muito enriquecedor.

[icon name=”microphone” class=”” unprefixed_class=””] Festival de Artes Cênicas Escoteiras

No sábado à noite foi realizado o Faces (Festival de Artes Cênicas Escoteiras). O Faces é o espaço em que os jovens escoteiros da região demonstram seu talento pelo prêmio de melhor esquete. As apresentações sempre são bem elaboradas, cômicas e divertidas, desenvolvendo tanto habilidades teatrais como sociais. O festival foi apresentado pela chefe Sandra do 25º Grupo Escoteiro Jequitibá e o nosso querido Chefe Richardson, carinhosamente tratado como Chefe Panda.

O Ilha representou no festival com a peça “Direito do Consumidor”, apresentada pelas escoteiras Bárbara Campos e Letícia Selvatici e a Guia Beatriz Melo.

Por fim aconteceu o Show de Talentos, apresentados por jovens e chefes. Todos os participantes foram surpreendido pela apresentação da Chefe Lourdes, juntamente com as chefes do 32/ES GE Marapé, cantando a música do He-man.

 

[icon name=”sun-o” class=”” unprefixed_class=””] Domingo de Confraternização

Para aproveitar o sol e a empolgação dos escoteiros, o domingo foi dia de praia. Amigos de lenço que já compartilharam de muitas histórias puderam se aventurar mais uma vez nesse encontro entre grupos.

Ao final do evento, ocorreu a tão esperada a entrega dos prêmios do FACES. O 25º Grupo Escoteiro Jequitibá, de Aracruz, garantiu o primeiríssimo lugar. Em seguida ficaram os grupos 16º Grupo Escoteiro Barão de Teffé e o 7º Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé. Dessa vez, infelizmente, não ganhamos premiação, mas saímos orgulhosos com o desempenho dos jovens.



É importante que os jovens vejam que suas conquistas estão sendo reconhecidas. Portanto, no escotismo, todos são constantemente premiados pelos seus méritos. Sendo assim, ainda na confraternização, houve a cerimônia de entrega oficial de uma carta de elogio à escoteira Letícia Selvatici Tolentino. A carta foi em reconhecimento à sua destacada demonstração de liderança e desempenho em todas as atividades da Tropa Escoteira Mista Épsilon no semestre 2018/2. 

Por fim, assim foi encerrada a Confraternização Regional. O sentimento de união, amizade e o espírito escoteiro foram renovados, abrindo espaço para mais um ano cheio de atividades. Que venha 2019!


Para observar mais fotos desse maravilhoso evento, não deixe de acessar o álbum correspondente em nossa página no flickr clicando neste link. Você também pode conferir mais fotos na página do Facebook da Região Escoteira do Espírito Santo.


Redação: Hugo Hemerly e Jodelson Sabino; Fotos: Estêvão Salles.