11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Desafios da Ilha de Brownsea – 9º Acampilha

O Acampilha (nome dado ao acampamento de grupo do Ilha de Vitória) desse ano foi um grande evento para nossos jovens e escotistas. Envolvidos pela magia, todos adentraram o mundo de Harry Potter, desde a chegada até a ultima atividade deste inesquecível  fim de semana.  A escolha da temática (Desafios da Ilha de Brownsea)  foi feita de forma democrática, através de votação interna. A chefia preparou minuciosamente cada atividade e detalhe remetendo aos filmes e livros de J. K. Rowling e comprovando que não há limites para a criatividade!

[icon name=”flag” class=”” unprefixed_class=””] A chegada

Noite de sexta feira, 30 de novembro. Tão logo os jovens chegam ao Sítio Xodó, local de realização do acampamento, foram recebidos pela chefia que, já totalmente no clima de Hogwarts, estava caraterizada, com mantos e lampiões. Lobinhos, escoteiros e seniores receberam as boas vindas e seguiram para a área de alimentação, para degustar um delicioso lanche preparado especialmente para eles.

Em seguida, todos foram conduzidos ao salão principal, para a cerimônia de escolha das equipes, que de acordo com o primeiro livro da série, são as Casas (Grifinória, Corvinal, Sonserina ou Lufa-Lufa). O destino de cada jovem era definido pelo Chapéu Seletor, como no livro. Um a um, os jovens sentaram-se e aguardaram o veredicto do ilustre e mágico objeto. Este momento foi muito aguardado por eles, que vibravam a cada escolha!

Ao término da cerimonia de escolha das casas, os lobinhos partiram para o Jogo Noturno, enquanto os Ramos Escoteiro e Sênior iniciaram a montagem das barracas e também aproveitaram o encontro para a realização da Corte de Honra, momento fundamental para o bom andamento das atividades do Ramo.

[icon name=”moon” class=”” unprefixed_class=””] Jogo Noturno dos Lobinhos

O jogo noturno, realizado já na chegada, proporcionou aos lobinhos a noção de orientação e observação do ambiente ao seu redor. O objetivo era encontrar fotografias dos personagens do filme escondidos por entre a vegetação dos jardins do Sítio. Assim que concluíam essa atividade, os jovens seguiam para o alojamento, onde puderam descansar e renovar as energias para o dia seguinte.

[icon name=”sun-o” class=”” unprefixed_class=””] Primeiro dia

No sábado pela manhã, logo após o café, ocorreu o IBOA, com o encontro de todos os ramos e chefia. Momento importante que abriu, oficialmente, os trabalhos do 9º Acampamento do Grupo.

Após o debandar, todos os ramos seguiram para as suas atividades, organizados pelas chefes e assistentes de chefia.

Lobinhos

Esse ramo iniciou a manhã realizando atividades de base, todas criadas de maneira a adaptar jogos a magias ou competições narrados nos livros. Entre elas havia bases de “levitação”, onde o lobinho precisava equilibrar uma pena, sem deixar o vento atrapalhar… Ou então, reconstruir o escudo da sua Casa, que fora “partido por magia”. Todas as atividades, lúdicas e educativas, primavam por trazer experiencias práticas num contexto encantado pelas descrições do livro.

Na parte da tarde, além dos jogos de base, mais uma atividade emocionante: a chefia montou um trecho de rapel que foi a alegria dos nossos pequeninos.

Felizes, porém cansados, após um dia de atividades intensas, os lobinhos seguiram para o  jantar e o merecido descanso.


Escoteiros

Para os escoteiros, as atividades iniciaram com a construção de um portal em pioneiria para demarcar a área do acampamento e hastear a bandeira da tropa. Muito bambu, técnicas de nós e amarras e esforço e pronto! Eles conseguiram erguer! Prova de um trabalho de equipe bem planejado e executado! 

Na parte da tarde, os jovens fizeram atividades de base e aquáticas,  na piscina. A noite foi realizado o jogo noturno, onde as casas deveriam encontrar as “horcruxes” (feitiços, de acordo com os livros da saga) que estavam espalhadas pelo acampamento.


Seniores

A Tropa Sênior iniciou a manhã de sábado com a separação dos materiais para a atividade de pioneiria. Também realizaram a montagem de campo de quadribol e fizeram um torneio de polo aquático.

Após o almoço, as jangadas começaram a tomar forma: os bambus foram cortados e iniciou-se a amarração a fim de construir estruturas sólidas e resistentes, capazes de suportar a navegação no dia seguinte.  Além dessa atividade, a tropa conseguiu reservar um tempo para ensaiar as esquetes que apresentaram na noite do mesmo dia.

[icon name=”gift” class=”” unprefixed_class=””] Concurso de Fantasias

Após o jantar, o momento esperado há semanas pelos jovens: a hora do desfile de fantasias!! Cada jovem deveria desfilar e mostrar a fantasia (capa, varinha e vassoura) preparados por eles especialmente para esse acampamento! Havia capas confeccionadas em diversos materiais, de TNT à veludo; varinhas mágicas construídas com simples gravetos ou até luminosas; e vassouras que só faltavam voar, de tão perfeitas para esse uso singular.

A empolgação tomou conta do ambiente! Os jurados, chefes João Gabriel, Eliana, Jacqueline, Jodelson e Julia avaliaram a criatividade, capricho e desenvoltura com que cada jovem preparou e apresentou sua fantasia.

Foram os ganhadores:

  1. João Pedro D’Emery (lobinho)
  2. Anabelle Leite (escoteira)
  3. Malu Mariani (lobinha)

Após a premiação, a diretoria entregou cartas de elogio aos escoteiros Gabriel Paraguassu, Clara Gonçalves e Kaylanne Rodrigues e diploma de mérito de grupo à chefe Aldrey Gonçalves, Diretora de Comunicação, que por questões particulares, teriam que deixar o acampamento na manhã seguinte. 

Terminada a entrega, os lobinhos se recolheram aos dormitórios, mas a noite ainda seguiria animada para os Ramos Escoteiro e Senior, pois era chegada a hora do…

[icon name=”fire” class=”” unprefixed_class=””] Fogo de Conselho

 O Fogo de Conselho é uma cerimonia imprescindível nos acampamentos e envolve uma mística própria, que torna o momento ainda mais aguardado! Nesta noite, esta atividade reuniu os jovens e chefes das Tropas Escoteira e Sênior. No momento apropriado, os jovens apresentaram as esquetes que haviam preparado antecipadamente, o que trouxe ainda mais diversão e rendeu boas risadas a todos os presentes.

[icon name=”sun-o” class=”” unprefixed_class=””] Segundo dia

Manhã do segundo dia! Logo cedo, após o café, é chegada a hora de iniciar a organização dos espaços. Enquanto a Tropa Escoteira desarmava as barracas, a Alcateia desocupava o alojamento onde ficou hospedada. As áreas utilizadas foram cuidadosamente vistoriadas, a fim de devolver o Sitio, limpo e organizado.

Já a Tropa Sênior ainda tinha uma tarefa: pôr a jangada na água! Terminados os últimos ajustes,  lá foram testar!

Então agora é hora de relaxar! Todos os jovens tiveram um momento de descontração, aproveitando o  lazer do local, onde puderam se divertir e interagir com os demais ramos. A chefia atenta e cuidadosa, não descuidou um momento sequer e permaneceu acompanhando de perto as brincadeiras à beira da piscina.

Aos poucos, os pais foram chegando e ouvindo as estórias que seus filhos contavam sobre esses dias mágicos (literalmente). E puderam também assistir ao encerramento do Acampilha, que foi marcado por muita emoção! Jovens, chefes e pais apoiadores receberam cartas de elogio e Diploma de Mérito, pelo reconhecimento de sua atuação destacada e engajamento com o nosso grupo. Foram eles: 

1 – DIPLOMA DE MÉRITO DE GRUPO
  • Albert Anthony Sholl
 
2 – CARTAS DE ELOGIO
2.1- JOVENS
  • Eric Fundão Sabino
  • Laís Yumi Komati
 
2.2- ADULTOS
  • Marcelo Batista da Silva
  • Renata Leite Gonçalves
  • Julia Rezende Dias
  • Pollyana Paraguassú
  • Mônica Regina Delgado
  • Heloisa Helena de Almeida Gomes
  • Ana Luzia Fregonazzi Bottécchia Senn
  • Trícia Abreu
  • Adrissom Custódio Peris

E aproveitando o momento de celebração, comemorou-se a conquista do nível básico pelo chefe Luciano Raposo! Bravo! Bravo!

O nosso acampamento foi um sucesso! E não teria sido sem o empenho dos nossos chefes, assim como da nossa querida equipe de apoio. Nossa alimentação deliciosa foi feita com todo o carinho pela famosa Patrulha Ratatouille, que merece todo nosso aplauso. Palmas também para as equipes de voluntários responsáveis pela segurança, limpeza, enfermaria e fotografia do evento! Nossos sinceros agradecimentos! 

Encerramos 2018 com chave de ouro! Agora é tempo de planejar muitas atividades para 2019! Aguardamos você para partilhar mais um ano de aventuras conosco! Sempre Alerta!!

Quer ver mais fotos dessa atividade? Visite o álbum desta atividade no FLICKR!


Redação: Aldrey Gonçalves; Edição: Aldrey Gonçalves; Fotos: Aldrey Gonçalves, Trícia Abreu, Lucilene Patricio, Renata Leite;  Revisão: Jodelson Sabino