11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Palmas escoteiras: 11 de Junho – Dia do Escoteiro do Mar!

11 de junho – Dia do Escoteiro do Mar! E por que foi escolhida esta data? 11 de junho é a “Data Magna” da Marinha do Brasil. Em 1865 a esquadra brasileira comandada pelo Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva enfrenta a Força Naval Paraguaia, na Batalha do Riachuelo e vence. Um dia de glória para marinha brasileira.

Escoteiros do Mar é uma das modalidades do Escotismo. O que difere os escoteiros do mar dos demais escoteiros é que suas atividades são realizadas preferencialmente na água. Não necessariamente no mar, mas em qualquer ambiente onde exista água suficiente para que uma embarcação possa navegar. Então podemos encontrar estes destemidos escoteiros realizando atividades no mar, no rio, no lago, lagoa ou pantanal. O que importa é o amor pela água, pela vida marinha – aquática  e pela conservação e equilíbrio desse ecossistema. Os Escoteiros do Mar tem suas atividades voltadas principalmente para desenvolver nos jovens as artes e técnicas da marinharia, da navegação, dos esportes náuticos, do estudo da oceonografia,  o cultivo das tradições marinheiras, entre outros.

 

[icon name=”ship” class=”” unprefixed_class=””] Ilha de Vitória na defesa de Mares Limpos

Desafio Menos 1 Lixo / Mares limpos: foi um dos exemplos de atividade feita pelos Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. O desafio foi lançado pela Diretoria Executiva Nacional e aceita prontamente por todos os ramos do grupo.

O objetivo da atividade era de incentivar os jovens a reduzirem o consumo de plástico por um período de 10 semanas. Mas sabendo das implicações ao meio ambiente marinho e conscientes do estrago feito por vários tipos de plásticos aos animais marinhos – aquáticos, os jovens do Ilha de Vitória assumiram esta postura para suas vidas, não apenas no período estipulado.

 

Eu vi uma reportagem na televisão que mostrava um canudinho sendo retirado do nariz de uma tartaruga. Dava para ver a dor que ela estava sentido, é muito triste e nós podemos acabar com isso não utilizando canudos nem jogando lixo na praia!

Sophia Oliveira – Escoteira do Ilha de Vitória

 

 

[icon name=”power-off” class=”” unprefixed_class=””] Saindo na frente!

O projeto Mares Limpos teve o apoio e a supervisão do Ramo Pioneiro do grupo. Junto ao Ramo Sênior eles orientaram também Lobinhos e Escoteiros na limpeza da praia e do entorno onde são realizadas as atividades do grupo. Colocaram placas demarcando a área de restinga, para que as pessoas não pisem, respeitem e protejam a vegetação. Trabalharam também na conscientização da população local sobre a importância para o ecossistema em manter a praia e a restinga livre do lixo.

 

O respeito ao meio ambiente começa desde cedo. A alegria dos Lobinhos demostra que esta lição eles já aprenderam. São os valores do Escotismo fazendo a diferença, a transformação e contribuindo para um mundo mais consciente, responsável e melhor para todos!

 


Redação: Graziela Oliveira; Edição: Bernardo Vasconcellos; Fotos: Francine Gratival, Richardson Murta, Luciano Raposo