11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

27º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica

[icon name=”recycle” class=”” unprefixed_class=””] Escotismo e Sustentabilidade

Um dos objetivos do Movimento Escoteiro é promover aos jovens o respeito às próximas gerações. É por isso que o tema sustentabilidade é tão frequente em nossas atividades, visto que sustentabilidade é a capacidade de se viver sem comprometer com a vida das gerações futuras. É pensando na educação dos nossos jovens nesse assunto que a União dos Escoteiros do Brasil realiza o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – MUTECO.

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] SAIBA MAIS: O QUE É O MUTECO

O MUTECO é um evento de escala nacional promovido pela União dos Escoteiros do Brasil anualmente. É fornecido um boletim informativo divulgando o tema da atividade e uma data específica em que todos os grupos deverão realizar uma das atividades propostas, que tem como objetivo oferecer ao jovem a oportunidade de participar de um evento de ação ecológica, gerando aprendizado e empatia com o meio ambiente.

O evento é importante para a obtenção da Insígnia Mundial do Meio Ambiente, peça importante na progressão dos nossos jovens dos ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior.

No dia 09 de junho de 2018, o Ilha participou da 27ª edição desse importante evento na cidade de Domingos Martins – ES junto ao 41º/ES Grupo Escoteiro das Montanhas, que nos acolheram em sua cidade com uma imensa alegria. O objetivo foi visitar a Fábrica de Biscoitos Kebis, conhecer o seu programa de sustentabilidade, e levar mudas de Ipê Amarelo confeccionadas na fábrica para realizar o plantio em uma reserva local.

 

[icon name=”leaf” class=”” unprefixed_class=””] Primeira Parada: A Fábrica de Biscoitos Kebis

O primeiro ponto dessa viagem enriquecedora foi a Fábrica de Biscoitos Kebis, fundada em Domingos Martins em 1994 e hoje em dia muito bem conhecida na região. Fomos recebidos pelo Sr. Valter Braun, um dos donos da fábrica, e pelo Adivan Thomes, braço direito do Sr. Valter. O grande diferencial dessa fábrica é a importância que ela dá para questões naturais e ambientais. Além de utilizar ingredientes naturais na confecção dos biscoitos, a empresa realiza várias práticas sustentáveis.

Chegando lá, após encontrar com os escoteiros do 41º, fizemos o IBOA com direito a uma fala do Sr.Valter sobre a importância de recuperar a vegetação e contribuir para cuidarmos do meio ambiente. Após o IBOA, o Sr. Valter fez uma apresentação sobre a empresa, explicando todas as práticas realizadas nela para satisfazer os 4 pilares da sustentabilidade da ONU:

  1. Ser Culturalmente Diverso;
  2. Ser Economicamente Viável;
  3. Ser Ecologicamente Correto;
  4. Ser Socialmente Justo.

Dentre as práticas citadas, estava a redução de resíduos gerados no trabalho da empresa, como a não utilização de copos plásticos (o que acaba economizando 21120 copos descartáveis por ano), a utilização de papel frente e verso e a utilização de caixotes plásticos e duráveis na entrega de biscoitos. Outra prática importante foi a reutilização dos sacos plásticos de biscoito para a confecção de mudas nativas, que foi a base para a nossa ação no 27º MUTECO.

Sr. Valter segurando uma muda de Ipê Amarelo produzida na fábrica

Ainda na fala do Sr. Valter, o nosso anfitrião citou a fábula “O Beija Flor e o Incêndio”. Ele conta que certa vez houve um incêndio na floresta e todos os animais começaram a fugir. Preocupado, o beija-flor ia até a cachoeira e levava de gota em gota no seu bico água para apagar o fogo. Quando perguntado se ele achava que conseguiria apagar todo o incêndio ele respondeu: talvez não, mas eu estou fazendo a minha parte. Então, o Sr Valter finalizou dizendo que devemos ser como o beija-flor, fazendo o nosso melhor possível.

“Quero plantar a semente no coração e na alma de vocês, de que eu posso fazer algo pela natureza”.

Valter Braun, Sócio da Kebis

 

Ao final da palestra, os lobinhos foram ensinados a preparar mudas de Ipê, reutilizando copos descartáveis e  saquinhos de biscoito que retornaram para a fábrica. Em seguida, foi feita uma visita ao canteiro de mudas da fábrica e enfim feita a degustação dos deliciosos biscoitos.

 

[icon name=”bullhorn” class=”” unprefixed_class=””] Segunda Parada: A sede dos Escoteiros das Montanhas

Nos despedimos do Sr. Valter e seguimos para a sede do 41º Grupo Escoteiro das Montanhas. Lá, fizemos uma grande roda de canções e almoçamos.

Ao término do almoço, tivemos a entrega do distintivo Chefe Escoteiro do Mar para o nosso querido  Chefe Richardson Murta, chefe de seção da Tropa Escoteira Mista Épsilon.

Para conquistar o distintivo de Chefe Escoteiro do Mar é necessário atender os seguintes requisitos:

  1. Ter sido aprovado no CTMAR (Curso Técnico do Mar);
  2. Possuir o Nível Básico em qualquer das linhas de formação da União dos Escoteiros do Brasil, devidamente homologado;
  3. Ser membro de um Grupo Escoteiro da Modalidade do Mar, Seção Autônoma da Modalidade do Mar ou estar lotado em função regional ou nacional relativa à prática da modalidade do mar;
  4. Possuir anotado em seu histórico escoteiro o mínimo de 50 (cinquenta) horas embarcadas;
  5. Ser indicado pelo Coremar (Coordenador Regional da Modalidade do Mar) , ou em sua ausência, pelo Conamar (Coordenador Nacional da Modalidade do Mar).

No período da tarde foi feita uma bela caminhada pela cidade de Domingos Martins, passando pela loja Delícias Caseiras para quem quisesse comprar os biscoitos Kebis. Então, prosseguimos em direção a Reserva Kautsky, onde seria feito o plantio de mudas doados pela Fábrica de Biscoitos Kebis.

[icon name=”leaf” class=”” unprefixed_class=””] Terceira Parada: A Reserva Kautsky

A reserva Kautsky é uma área de mata atlântica com aproximadamente 325.000 m², localizada na sede de Domingos Martins. A reserva foi enriquecida com mais de 100.000 plantas recolhidas por Roberto Kautsky em desmatamentos ocorridos na região serrana do Espírito Santo nos últimos 30 anos. A Reserva é dotada de uma Estrada Principal com 16 trilhas interpretativas que são utilizadas como ferramenta para a Educação Ambiental e recebem desde alunos de escolas do Espírito Santo até pesquisadores de outros países. Em todas pode-se perceber o trabalho de dedicação do Sr. Roberto, podendo encontrar espécies curiosas ou ameaçadas de extinção.

Na reserva fomos acompanhados pela bióloga Alessandra Pope por algumas das trilhas até chegarmos no ponto reservado para o plantio das mudas. Cada escoteiro, dos lobinhos aos chefes, carregou por todo o percurso das trilhas uma muda de Ipê Amarelo, que ao final foram plantadas com a intenção de fortalecer a fauna e flora locais, criar sombra e preservar as nascentes do local.

E por fim, após o plantio, retornamos a Vitória. De toda essa experiência, garantimos que todos os jovens ali presentes colheram grandes frutos em relação ao aprendizado sobre a sustentabilidade e a empatia com o meio ambiente, além de ter sido criado um grande laço entre o 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e o 41º Grupo Escoteiro das Montanhas, de Domingos Martins. Terminamos essa publicação com um depoimento do Chefe Roger Trancozo que, junto à Chefe Sylvia Lessa, coordenou a atividade.

No escotismo é praticamente impossível desvincular a imagem da instituição e seus/suas jovens integrados(as) ao meio ambiente. O MUTECO é mais uma oportunidade de exercitamos nossa atenção para esse assunto. O evento em Domingos Martins-ES, a convite do Sr. Valter Braun, sócio da Kebis Biscoitos Caseiros, para apresentação de seu projeto de criação de mudas de ipês, foi de grande instrução para os/as jovens do 11º e 41º Grupos Escoteiros, do Mar e das Montanhas respectivamente. A vivência de plantio das mudas na Reserva Kautsky, no mesmo município, consolidou as expectativas da Kebis em busca de um mundo mais arborizado através de jovens e crianças preocupadas com a sustentabilidade.

Roger Trancozo – Coordenador do Evento