11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

O Ilha no CTA-2019

Escotistas, dirigentes e equipe de formação juntos no Café Mateiro do CTA 2019

Nos dias 20 e 21 de Julho de 2019, em Aracruz (ES), ocorreu o Curso Técnico de Atividades ao Ar Livre (CTA-2019), ofertado pela União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo.

O CTA oferece uma formação para membros adultos do Movimento Escoteiro em complemento ao conteúdo oferecido no Curso Intermediário, de modo que os mesmos se tornam aptos a planejar, executar e avaliar atividades ao ar livre para membros juvenis de todos os ramos. Adicionalmente, o CTA propicia a troca de conhecimento e experiências entre os alunos, os quais, normalmente, vem de Grupos Escoteiros dos diversos distritos do estado.

Quem faz o CTA na linha escotista tem a oportunidade de vivenciar as experiências dos jovens quando nos acampamentos escoteiros. A importância deste curso se  torna ainda maior no caso dos adultos que não tiveram a oportunidade de vivenciar o escotismo enquanto jovens.

Já os alunos do CTA-dirigente tem a chance de aperfeiçoar suas técnicas de gestão voltadas para o contexto de acampamentos escoteiros, o que compreende uma das atividades mais complexas do programa educativo. Tudo isto é apresentado aos alunos de uma forma lúdica e levando-os a vivenciar os potenciais reflexos de suas ações de gestão na operacionalização do evento.

O CTA-2019

Este curso teve três linhas de aprendizado:

  1. Lobinho
  2. Escoteiro e Sênior e
  3. Dirigente

O diretor do curso foi o DCIM Chefe Luiz Severino Neto e os coordenadores foram

LINHACOORDENADOR
LobinhoLuciana Kismit
Escoteiro e SêniorDalmar Laceda
DirigenteJodelson Sabino

O curso teve um total de 59 participantes como alunos e uma equipe de 16 formadores que contribuíram para a elaboração ou para a aplicação dos módulos.

Chefes Sanger, Louise, Júlia e Renata: As escotistas do Ilha no CTA-2019.

Participação do Ilha

O 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, ao todo, mobilizou 10 adultos e uma jovem para compor sua delegação do CTA-2019.

Chefes Jodelson, Aldrey, Pablo e Pollyana compuseram a lista de participantes do Ilha na equipe de preparação e aplicação do conteúdo do Curso CTA-Dirigente, inédito na Região Escoteira do Espírito Santo até então.

Chefes Louise, Sanger e Adrissom representaram o Ilha no quadro de alunos da Linha Lobinho e Chefes Júlia, Marcelo Batista, Renata e Roger fecharam o quadro de participação de adultos do Ilha, na condição de alunos da linha escoteira e sênior.

Fechando com chave de ouro a comitiva do Ilha, contamos com a participação da escoteira Anabelle Batista na Equipe de Apoio.

Veja abaixo o depoimento de alguns participantes do Ilha e do diretor do CTA-2019 sobre o curso.

"Foi superação e aprender que posso fazer melhor todos os dias"
Chefe Julia Rezende
Júlia Rezende
Assistente de Chefia da da Tropa Escoteira Mista Épsilon
"Foi um momento único onde pude ampliar meus conhecimentos técnicos, rever amigos e fazer novas amizades. Vivi nesses dias emoções e desafios que só o movimento escoteiro pode proporcionar"
Chefe Adrissom
Adrissom Custódio
Assistente de Chefia da Alcateia Lobos do Mar
"Para mim o CTA foi uma atividade de empatia pois os escotistas protagonizam e vivenciam a rotina de um acampamento do qual (noss)os jovens participam quando vão para um"
Roger Trancozo
Assistente de Chefia da da Tropa Escoteira Mista Épsilon
Coordenador e alunos CTA-dirigente
Coordenador e alunos do CTA-dirigente
Anabelle Batista, escoteira do Ilha na equipe de apoio

Depoimentos da diretoria e coordenação

O CTA 2019 teve grande importância na formação dos adultos voluntários dos Escoteiros do Brasil Região do Espírito Santo, pois conseguimos alinhar gestão, técnicas de campo e o lúdico no programa que atendeu 59 inscritos divididos em três turmas. O GEMAR Ilha de Vitória esteve envolvido em todas as áreas do curso com membros nas três turmas e na equipe gestora do evento, tendo participação ativa e com alto nível de envolvimento, seja na aplicação das unidades para Dirigentes, seja na construção das Pioneirias ou no aprofundamento das atividades do Ramo Lobinho. Parabéns a todos os envolvidos do 11º/ES GEMar Ilha Vitória. O Curso ficou marcado em nossas memóorias e vocês fizeram parte dessa história, dando uma grande contribuição para o Escotismo Capixaba.
Luiz Severino Neto
Diretor do CTA-2019
Meus agradecimentos aos Chefes Leonardo, Luiz Severino, Lelo, Jader, Keilla, Luciana Kismit, Claudia Assis, Samara, Aldrey, Pollyana e Pablo pelo apoio dado na preparação e execução das unidades do CTA-dirigente. Parabéns aos Chefes Sanger, Louise, Júlia, Renata, Adrissom, Roger e Marcelo Batista por enfrentarem este desafio e investirem um final de semana de suas vidas no aprofundamento de técnicas ao ar livre, contribuindo assim para o aumento da qualidade do programa educativo oferecido aos jovens do 11º/ES GEMar Ilha de Vitória. Agradeço em especial ao Chefe Luiz Severino pela confiança e pela oportunidade que a mim foi dada de coordenar o primeiro CTA-dirigente da Região Escoteira do Espírito Santo. Tanto a preparação quanto a execução foram tarefas muito intensas, mas eu pude contar com uma equipe eficientíssima e, no final, fiquei muito feliz pela oportunidade de aprender e de compartilhar conhecimentos com os demais formadores e com os alunos do curso.
jodelson
Jodelson Sabino
Coordenador do CTA-dirigente-2019

Nossa estória no curso contada através de fotos

Reunimos 86 fotos que contam a estória da participação do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória neste inesquecível CTA-2019 em um álbum de fotografias  disponível em nosso banco de dados do Google Fotos. Para acessar este álbum clique neste link ou clique na foto abaixo.

Jodelson-Sanger-Louise
Chefes Jodelson, Sanger e Louise

Redação, edição e revisão: Jodelson Sabino