11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

10º Acampilha – Marco importante para jovens e adultos

As aventuras e emoções deste décimo Acampilha (Acampamento de Grupo do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória) vão ficar para sempre marcadas na memória de seus mais de setenta participantes.

Foram dois dias e uma noite de programação intensa, temática, organizada, motivadora, educativa, segura e muito divertida. Tudo isso em um ambiente bucólico e ao mesmo tempo com a excelente infraestrutura física. Méritos dos organizadores do evento: Chefes Márcia Naomi e Tiago Horta.

Tem muita notícia boa para contar deste 10º Acampilha mas, neste artigo, nos limitaremos às etapas importantes concluídas por três jovens e um adulto do nosso Grupo em suas carreiras no Movimento Escoteiro. Estas conquistas são motivo de alegria, não só para os que receberam os certificados, mas para todos os membros do nosso Grupo Escoteiro, pois elas são evidências claras da curva de crescimento contínuo em quantidade e qualidade que o temos experimentado nos últimos anos.

Lis de Ouro para dois jovens quase homônimos

Foi assim que se referiu o Chefe Leonardo Vilar, membro do Conselho de Administração Nacional da União dos Escoteiro do Brasil ao se referir aos dois distintivos Lis de Ouro entregues aos jovens Eric Sabino e Erick Kenzo. Na parte final da cerimônia de abertura do 10º Acampilha, o Chefe Leonardo Vilar conduziu um pequeno jogo de orientação com os olhos vendados entre os jovens ali presentes. Primeiro os lobinhos, depois os  escoteiros e, por último, os seniores. O jogo culminou com o Sabino e o Kenzo sendo colocados de frente para o seus certificados de conquista do Lis de Ouro, diante dos quais tiraram as vendas dos olhos.

Ambos receberam, no passado, quando eram lobinhos da Alcateia Lobos do Mar, o distintivo de mais alto grau que pode ser conquistado por um lobinho, o Cruzeiro do Sul, e agora confirmaram as suas carreiras meritórias recebendo o distintivo de grau máximo do ramo escoteiro.

Dava para sentir a felicidade nos olhos “dos dois Eric(k)s” e de seus pais e mães por esta importante conquista.

Eric Sabino, Erick Kenzo, seus pais e os chefes atual e anterior da Tropa Escoteira Mista Épsilon

Conclusão de nível de formação, linha dirigente

Na noite de sábado, depois do jantar, um grupo composto por quatro dirigentes encenaram uma pequena  esquete para os presentes. O que a Chefe Aldrey Gonçalves, nossa Diretora-presidente e uma das pessoas que estavam apresentando a esquete, não sabia é que no final da apresentação ela receberia o Certificado de conclusão do nível intermediário e o respectivo Anel de Gilwell das mãos do seu APF, o Chefe Jodelson Sabino, vice-presidente do nosso Grupo Escoteiro.

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] Saiba mais

Ao receber o certificado de conclusão do nível intermediário (antigamente chamado de nível básico) o adulto do Movimento Escoteiro passa a ter direito a usar o Anel de Gilwell de acordo com a Regra 132 do POR (Princípios, Organização e Regras – um dos documentos regulatórios mais importantes da União dos Escoteiros do Brasil).

Chefe Aldrey Gonçalves recebe, emocionada, o Anel de Gilwell de seu APF Chefe Jodelson Sabino

Chefe Aldrey está no Movimento Escoteiro há um tempo relativamente curto, mas já veio com uma bagagem de conhecimento em gestão muito diferenciada, devido ao seu histórico profissional pregresso. Além disso, ela absorveu rapidamente os conhecimentos específicos do contexto do Movimento Escoteiro e cumpriu com todos os requisitos necessários, tendo demonstrado  conhecimento, habilidades e atitudes que a fazem merecedora do nível intermediário.

Jodelson Sabino, vice-presidente do 11º/ES GEMar Ilha de Vitória e APF da Chefe Aldrey

Promessa à luz do Fogo de Conselho

A noite ainda contou com mais uma surpresa: a promessa do jovem sênior Lucas Gonçalves. Numa noite especial, junto ao fogo, ele comprometeu-se a fazer sempre o melhor possível, para cumprir seus deveres para com Deus e ao Brasil, ajudar o próximo em todas as ocasiões e obedecer a Lei Escoteira.

Promessa de Lucas GOnçalves
Da esquerda para a direita, Chefe Renata, Lucas e Chefe Richardson

Redação e edição: Jodelson Sabino e Aldrey Conçalves, Revisão: Aldrey Gonçalves.