11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

CCN - Curso de Capacitação Náutica 2023

Entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2023, um grupo de 5 chefes do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória viajou para São Gonçalo/RJ e  se juntou a chefes do 21º/RJ Grupo Escoteiro do Mar Guardiões da Honra, 90º Grupo Escoteiro do Mar Suboficial Amélio Azevedo Marques, 104º/RJ Grupo Escoteiro do Mar Velhos Gaviões, 115º/RJ Grupo Escoteiro do Mar Macahé e o 123º/RJ Almirante Saldanha para o curso CCN – Curso de Capacitação Náutica oferecido pelo 90º GEMAR Suboficial Amélio Azevedo Marques. 

 

O Curso foi ministrado na sede do 90º GEMAR Suboficial Amélio Azevedo Marques, que fica  na Área Recreativa Esportiva e Social de São Gonçalo, ARES-SG, ao lado da Base de Fuzileiros Navais Ilha das Flores.

 

O CCN foi ministrado por Chefes escoteiros do Mar de vários grupos. Durante 4 dias os chefes passaram o seu conhecimento e experiência em atividades náuticas,  para serem aplicadas aos jovens escoteiros. 

O Curso contou com o apoio da Marinha do Brasil, através do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha – CIAGA que cedeu 3 embarcações tipo Escaler para atividades práticas, além da piscina da Base de 110Fuzileiros.


As embarcações utilizadas foram Escaler: Capela-14, SOL-16  e REGULUS-17 cedidos pelo Ciaga, Escaler Imperial Marinheiro e IOLE e o  Empisa, como  embarcação de apoio (90°Gemar)…

Foram 4 dias de teoria e atividades práticas intensas, onde os chefes vivenciaram as atividades na perspectiva dos jovens.

 

Para os chefes do 11º/ES GEMAR Ilha de Vitória, esse curso foi o primeiro de muitas ações (cursos e intercâmbios) que o Grupo está planejando para que os jovens do Ilha possam ter cada vez mais atividades da modalidade do Mar com qualidade e segurança.

 

Obrigado a todos os chefes que participaram e se doaram de corpo e alma (literalmente) no aproveitamento deste curso.

E um agradecimento especial ao Coordenador Chefe Dantas (Peixe Roncador) 90 GEMAR e aos Instrutores Chefe Elves (Peixe Bonito) 90 GEMAR, Chefe Karina (Enguia) 90 GEMAR, Chefe Patrícia (Perola) 90 GEMAR, Chefe Veloso (Orca) 21 GEMAR, Chefe Luiz Henrique (Goiamum) 104 GEMAR e Chefe Aderlei (Roxo) 104 GEMAR, que se dedicaram a passar muito mais do que o conhecimento e experiências! GRATO! GRATO! GRATO!

O primeiro passo da nossa maratona foi dado!

Bravo Zulu!

Imperial Marinheiro

Após 20 anos parado, sendo os últimos 3 anos sendo reformado, voltou a navegar o Escaler Imperial Marinheiro, do 90 GEMAR, e fez a sua viagem inaugural no CCN 2023 na baia de Guanabara. Que tenha sempre bons ventos!

Fotos

Compartilhe isso:

Curtir isso: