11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

O Ilha na Indonésia

Nosso Vice-presidente, Chefe Jodelson Sabino, esteve em viagem a trabalho à Indonésia e aproveitou a oportunidade para realizar uma atividade típica de um Escoteiro do Mar em um dos lagos mais profundos do mundo.

Neste artigo você vai ficar sabendo os detalhes desta aventura escoteira internacional.

A Indonésia e o Escotismo

Indonésia no mundo
Fonte: wikipedia

A indonésia oficialmente denominada República da Indonésia é um país do sudeste da Ásia, localizado entre os oceanos indiano e do Pacífico. É o maior país insular do mundo, com mais de dezessete mil ilhas e 1.904.569 quilômetros quadrados, o 14º maior por área terrestre e o 7º na área combinada de mar e terra. Com mais de 261 milhões de habitantes, é o quarto país mais populoso do mundo, sendo que Java, uma de suas ilhas, é a ilha mais populosa do mundo e abriga mais da metade da população do país.

O Movimento Escoteiro Indonésio ou Gerakan Pramuka Indonesia, como é conhecido pelos seus associados, na língua nativa, foi fundado pela Companhia das Índias Orientais Holandesas em 1912 e a Indonésia tornou-se membro da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) em 1953.

Com o Currículo de Educação da Indonésia que entrou em vigor em 2013, passou a ser obrigatório que todos os estudantes indonésios participem do Movimento Escoteiro, já que o escotismo é oficialmente uma das unidades de estudo do currículo. Isso contribui para o reconhecimento da Organização nacional deste país como a maior do mundo em quantidade de associados, totalizando  21.599.748 membros! (fonte: List of World Organization of the Scout Movement members – Wikipédia em inglês).

O logo do Movimento Escoteiro Indonésio tem em seu centro o broto de uma semente de coco.

 

Remando em águas profundas

Em um domingo do mês de Setembro de 2019, com tempo bom, com poucas nuvens brancas no céu, Chefe Jodelson, acompanhado de seu amigo e colega de trabalho Edson Antônio, tiveram a oportunidade de praticar uma atividade desportiva bem típica de um Escoteiro do Mar: A canoagem.

Lago Matano
Lago Matano

A atividade foi realizada no Lago Matano, em Sorowako, uma pequena cidade do nordeste da província de Sulawesi do Sul, na Indonésia. O lago Matano é um lago natural com profundidade de 590 m (equivalente a um prédio de 196 andares!), sendo, portanto, o décimo lago mais profundo do mundo e o lago mais profundo localizado em ilha.

Lago Matano
Dupla de caiaque na imensidão do Lago Matano

Como atividade de preparação a dupla realizou a inspeção do caiaque, dos remos e dos coletes e avaliou as condições meteorológicas momentâneas e previstas. Durante a realização da atividade a dupla contou com um terceiro colega em terra que os acompanhou durante todo o tempo e se manteve a uma distância segura da costa. A empresa que alugou a embarcação e os equipamentos contava com uma frota com outras embarcações que poderiam ser utilizadas para resgate em caso de qualquer infortúnio. Afinal, planejamento e segurança são dois itens relevantes quando se trata de uma atividade escoteira, seja ela realizada por jovens ou por adultos.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Foi uma experiência inesquecível navegar de caiaque nas águas claras do Lago Matano. Graças aos procedimentos de planejamento e preparação, que aprendi em minha experiência no nosso Grupo Escoteiro do Mar, pude realizar a atividade com tranquilidade e segurança, mesmo estando em um dos lagos mais profundos do mundo [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Chefe Jodelson Sabino, vice-presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Jodelson e Edson de caiaque no Lago Matano

Chefe Jodelson e seu amigo Edson realizaram um percurso de cerca de 90 minutos de atividade de esforço moderado de remo em um caiaque duplo, com uma parada de 10 minutos na costa para hidratação e inspeção das condições da embarcação e algumas paradas intercaladas na rota de navegação para contemplar a deslumbrante beleza do lago a das praias próximas.

Relembrando atividades de nossos jovens

Regata de caiaque - Preparação para a largada
Regata de caiaque – Preparação para a largada

Como somos um Grupo Escoteiro do Mar, a atividade realizada pela dupla de remadores em terras indonésias nos remete a tarefas que fazem parte da rotina dos nossos jovens, as quais são válidas para a conquista de itens da especialidade canoagem. Vamos relembrar então algumas atividades náuticas realizadas pelos nossos escoteiros e seniores? Clique nos links abaixo para ter acesso aos artigos publicados no nosso blog:

 


Redação e Edição: Jodelson Sabino; Revisão: Aldrey Gonçalves; Fotografia:  Ali Fahlefi e Jodelson Sabino