11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Notas musicais escoteiras

Conrad tocando violino

Especialidade música

 

No dia 30 de setembro de 2017 as atividades do nosso Grupo Escoteiro se estenderam pela tarde afora com muita música.

Vejam neste artigo o que alguns jovens e adultos voluntários do Grupo fizeram na parte da tarde, depois do I.B.O.A. de encerramento.

[icon name=”heart” class=”” unprefixed_class=””] Trabalho de muitos voluntários

Lanche na recepção
Lanche na recepção

Doze jovens de nosso Grupo partiram diretamente do nosso local de encontro para serem avaliados quanto ao cumprimento de itens da Especialidade Música, de acordo com os critérios definidos pela União dos Escoteiros do Brasil (U.E.B.).

O local da avaliação foi a Escola de Música CLPT e as examinadoras foram as professoras Sônia e Silvânia Saadi Barros, detentoras de conhecimento e experiência de décadas ensinando crianças, jovens e adultos, que criaram um ambiente descontraído e agradável na Escola para avaliarem os nossos jovens com interesse em demonstrar as suas habilidades musicais.

Sabendo que “Saco vazio não para em pé” e que escoteiro faminto não consegue se concentrar para sua avaliação, logo de início, os jovens e seus acompanhantes foram recebidos com um delicioso lanche preparado pelas Chefes Eliana e Jacqueline e servidos em uma mesa montada na recepção da Escola.

Apoiaram na organização e na execução do evento os chefes Richardson, Sylvia, Ligia, Renata, Marcelo Borges e Jodelson.

Esteve presente também, acompanhando todo o evento, o jornalista Pedro Permuy, da Rede Gazeta, que também é um exímio pianista que aproveitou a oportunidade do evento para conhecer de perto o Movimento Escoteiro. Pena que ninguém se lembrou de pedir a ele para demonstrar as suas habilidades musicais 🙄 .

[icon name=”gavel” class=”” unprefixed_class=””] A hora da verdade

Depois do lanche, todos os presentes curtiram uma tarde literalmente musical! Enquanto alguns jovens se divertiam em uma sala de concentração com isolamento acústico, preparada com vários instrumentos musicais, as professoras Silvânia e Sônia, na sala de avaliação ao lado, começaram recebendo nossos pequenos flautistas, violinistas, pianistas e violonistas para cumprirem o item 1- tocar um instrumento musical. Cada um fez o melhor possível no instrumento que sabia tocar e, a partir daí, seguiram-se apresentações sobre compositores clássicos, descrição do funcionamento de um coral e de uma orquestra, fabricação de instrumentos musicais, leitura de partitura e cifras, citação dos instrumentos utilizados em diversos gêneros musicais e assim por diante … até chegar aos itens mais difíceis, como a apresentações de composições de autoria dos próprios jovens.

Depois que todos foram avaliados, uma pose para a foto de lembrança do evento e uma despedida com nossos agradecimentos às professoras Silvânia e Sônia que se dispuseram a receber os nossos jovens para essa tarde musical e por reservarem horas de suas agendas para o trabalho voluntário de avaliação de nossos jovens.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””]Fiquei surpresa e emocionada com o nível de conhecimento em música demonstrado por estas crianças do Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Professora Sônia Saadi, da Escola de Música CLPT

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””]Este sábado foi marcado em nossas vidas por uma experiência única e grandiosa. Ficamos admiradas com a educação que o Escotismo proporciona às crianças, tornando-as humanas, disciplinadas, cultas, educadas e sensíveis. Parabéns!!!! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Professora Silvânia Saadi, da Escola de Música CLPT

[icon name=”clock-o” class=”” unprefixed_class=””] E ainda teve mais atividades na tarde de sábado

O cronômetro do trabalho voluntário ainda não parou por aí. Concluídas as sessões de avaliação, os Chefes João Gabriel Tristão, nosso Diretor de Métodos Educativos, e a Chefe Sylvia Lessa, a Akelá da Alcateia Lobos do Mar, ainda fizeram uma visita, no final da tarde, ao Parque Botânico da Vale em Vitória para avaliação do local das atividades do próximo sábado (7/10/2017).

Banda com escudo 21 anos