11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Música para todos do Ilha

musica-n1

[icon name=”music” class=”” unprefixed_class=””] Noite de sábado do VIII Acampilha foi temperada com música … !

Habilidades e perseverança se convertem em especialidades no escotismo. Sabendo disto, os escoteiros Eric Sabino e Gabriel Paraguassú fizeram uma apresentação musical depois do jantar de sábado, 26 de Agosto de 2017, no VIII Acampilha.

Eric utilizou recursos audiovisuais para fazer uma apresentação sobre a vida do compositor de música clássica Beethoven e, no teclado, tocou um trecho de uma de suas obras mais conhecidas, a 9ª Sinfonia, cumprindo assim o item 4 da especialidade de música. Depois, Eric ainda tocou uma melodia original, de sua autoria, no teclado, para cumprir o item 7 desta mesma especialidade. Em seguida o Gabriel apresentou uma música, também de sua autoria, com tema de escotismo numa performance de voz e violão para esquentar a noite do acampamento e também cumprir o item 7 – um dos mais difíceis – da especialidade de música.

Eric fechou a apresentação tocando, no teclado, a tradicional Canção da Despedida, sempre executada em coro pelos participantes, no final dos grandes eventos escoteiros. Com efeito, esta mesma canção tocada pelo Eric na noite da sábado foi cantada em coro por todos os presentes no VIII Acampilha, na típica formação em círculos com os braços entrelaçados, como parte da despedida de todos do Acampamento.

E para provar que a música esteve presente de forma natural e constante, ainda no VIII Acampilha, na noite de sábado, enquanto as patrulhas se revesavam no banho, houve um sarau musical na área de acampamento da Tropa Escoteira Mista Épsilon, em que o o Chefe de Tropa Richardson Murta e o Escoteiro Marcos Celin, monitor da Patrulha Jacaré, executaram performances de voz e violão, tocando de impoviso, para a apreciação de todos.

[icon name=”calendar-check-o” class=”” unprefixed_class=””] Oportunidade para todos

Eric e Gabriel cumpriram, com estas atividades, itens para a conquista da especialidade de música. A avaliação final deles e dos demais jovens do nosso Grupo que pretendem conquistar esta especialidade, em qualquer nível, será realizada no dia 30/9, conforme informações no final deste artigo.

Esta oportunidade para nossos jovens será possível graças à parceria celebrada entre o nosso Grupo Escoteiro e o Curso Livre de Piano e Teclado (CLPT), tradicional escola de música que atua há décadas na cidade de Vitória, de propriedade da Professora Silvânia Saadi, a qual gentilmente cedeu o espaço, os instrumentos da Escola e o seu tempo para avaliar os nossos jovens interessados em demonstrar as suas habilidades musicais.

O interessados ou os respectivos responsáveis, no caso de lobinhos mais jovens, deverão preencher o formulário eletrônico até o dia 26/9 para realizar a inscrição no processo de avaliação. Maiores informações podem ser obtidas com os chefes de seção:

  • Chefe Sylvia Lessa
  • Chefe Richardson Murta
  • Chefe Thaís Miranda
Silvânia Saadi
Professora Silvânia Saadi

Logo CLPT

[icon name=”music” class=”” unprefixed_class=””] Avaliação da especialidade de música

 

[icon name=”calendar” class=”” unprefixed_class=””] Data: 30/9/2017

[icon name=”clock-o” class=”” unprefixed_class=””] Hora: A partir das 11h50

[icon name=”gavel” class=”” unprefixed_class=””] Avaliadora: Silvânia Saadi Barros

[icon name=”map-signs” class=”” unprefixed_class=””] Local: Curso Livre de Piano e Teclado (CLPT)

[icon name=”map-marker” class=”” unprefixed_class=””] Endereço: Rua Aleixo Neto, 322, sala 601, Santa Lúcia, Vitória, ES

[icon name=”phone-square” class=”” unprefixed_class=””] Telefone: (27) 3235-1225

 

 

 

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] SAIBA MAIS: Você sabia que para ter o direito de receber o certificado e distintivo da especialidade de música você não precisa saber tocar com maestria um instrumento musical e nem precisa ser um compositor famoso? Basta gostar de música, ter interesse em aprimorar os seus conhecimentos e cumprir pelo menos três itens para conquistar o nível um. Seis itens dá direito ao nível dois e a totalidade dos itens conferem ao jovem o nível três.

musica-n1
Distintivo Especidalidade Música – nível 1

Confira abaixo os nove itens desta especialidade

  1. Tocar algum instrumento musical.
  2. Ter noções básicas sobre a leitura de partituras.
  3. Possuir um cancioneiro com canções escoteiras.
  4. Apresentar um trabalho sobre música clássica, sendo o compositor de sua livre escolha; utilizar recursos audiovisuais e
    explanar sobre as características da obra apresentada.
  5. Citar os instrumentos musicais mais utilizados em quatro gêneros musicais de sua livre escolha, tais como: clássico, erudito,
    rock, pop, MPB, samba etc.
  6. Fazer um instrumento musical simples.
  7. Apresentar uma composição de sua autoria para uma platéia mínima de cinquenta pessoas.
  8. Descrever a estrutura e o funcionamento de uma orquestra e de um coral.
  9. Apresentar duas canções escoteiras de sua autoria em um Fogo de Conselho

Redação Jodelson Sabino e Graziela Oliveira, Edição: Jodelson Sabino