11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

O Ilha em Singapura

Chefe Jodelson e os Chefes Anthony e Jason, da alcateia do Grupo Escoteiro Colugo
Circuito de rua de Formula 1 em Singapura
Circuito de rua de Formula 1 em Singapura. O primeiro circuito noturno do mundo.

Nosso Vice-presidente, Chefe Jodelson Sabino, esteve em viagem a trabalho à Singapura e aproveitou a oportunidade para interagir com jovens e adultos do Movimento Escoteiro, explorando o fato do Escotismo ser uma organização mundial.

Em Singapura, Chefe Jodelson teve a oportunidade de visitar a sede nacional dos Escoteiros daquele país, conhecer a loja escoteira deles, pois ambos abrem aos sábados e, no domingo, ainda pôde acompanhar e participar das atividades de uma Unidade Escoteira Local.

Além dos detalhes sobre as experiências do Chefe Jodelson com membros da Associação dos Escoteiros de Singapura, ao ler este artigo você vai conhecer algumas características peculiares e curiosas sobre este país e sobre como o escotismo é praticado lá.

A República de Singapura

Singapura, oficialmente República de Singapura, é uma Cidade-Estado insular localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático.

Constituído por 63 ilhas, Singapura é o país que apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países asiáticos, sendo o 9° melhor do mundo.

A área total de Singapura é de 699 km², o que a coloca na lista dos 10% menores países do mundo. Ao mesmo tempo, Singapura é o segundo país com mais alta densidade demográfica do mundo. A maioria de seus cinco milhões de habitantes é descendente de chineses, malaios e indianos e há quatro línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil. O Inglês é a língua mais comum e é a língua dos negócios, do governo e o meio de instrução nas escolas.

Maiores detalhes sobre este país podem ser obtidos na página sobre Singapura na wikipédia, de onde a maioria das informações acima foram extraídas.

A Sede nacional dos Escoteiros de Singapura

No sábado, dia 21/09/2019, Chefe Jodelson teve a oportunidade de interagir com vários adultos participantes do Movimento Escoteiro de Singapura, inclusive com o diretor executivo da Sede Nacional da Associação de Escoteiros de Singapura, Chefe Gary Lim, que gentilmente fez os contatos, solicitou a permissão e orientou o Chefe Jodelson para que este pudesse acompanhar um Grupo Escoteiro que faria atividade em uma localidade próxima à Sede Nacional, no dia seguinte (domingo) pela manhã.

Veja abaixo algumas curiosidades sobre a Associação de Escoteiros de Singapura

  • A Associação de Escoteiros de Singapura (The Singapore Scout Association – SSA) é um das associações nacionais filiadas à WOSM mais antigas que existe, tendo comemorado seu 100º aniversário no ano de 2010.
  • O Presidente da República de Singapura é o escoteiro-chefe, ou seja, o que detém a mais alta autoridade na SSA e concede mandados e prêmios a líderes adultos uniformizados e comissários que são recomendados pela sede da associação. O escoteiro-chefe também premia jovens merecedores e destacados que alcançaram os Padrões do Mais Alto Prêmio – o Prêmio Escoteiro do Presidente.
  • Em Singapura, os distintivos de especialidades (ou proficiency badges, como eles chamam) são triangulares para os lobinhos e quadrados para os escoteiros e não hexagonais, como no Brasil.
  • Singapura, apesar de ter 721 km2 (comparados aos 96 km2 da cidade de Vitória e aos 46.095 km2 do Estado do Espírito Santo) tem oito grupos escoteiros do mar.
  • Em Singapura, o nome ou apelido dos escotistas e jovens é bordado acima do bolso direito da camisa do vestuário escoteiro.

A Loja Escoteira Nacional de Singapura

A Loja Escoteira Nacional vende vestuários, distintivos, pequenos utensílios utilizado em acampamentos, enfim, praticamente os mesmos tipos de produtos comercializados na loja escoteira nacional da União dos Escoteiros do Brasil. Chefe Jodelson foi muito bem recebido como um visitante estrangeiro na Loja Nacional dos Escoteiros de Singapura e conheceu o amplo espaço da mesma que, a propósito, na época de sua visita, estava em processo de ampla renovação, expandido para atender melhor os associados do Movimento Escoteiro daquele país.

Manhã de atividades em uma Unidade Escoteira Local

Lenço do Grupo Escoteiro Colugo

Chefe Jodelson foi convidado para participar das atividades do Colugo Scout Group (Grupo Escoteiro Colugo), um grupo aberto com sede no Bishan Community Club (Centro Comunitário de Bishan), operando no distrito de Bishan, na região sul de Singapura. Fundado em fevereiro de 2010, o Grupo Escoteiro Colugo é composto por três Seções conforme abaixo:

  • Lobinhos (cub scouts), de 7 a 12 anos
  • Escoteiros (Scouts), de 12 a 16 anos e
  • Seniores (Rovers), de 18 a 26 anos

Em Singapura, além dos ramos acima existe ainda o ramoVenture Scout, para jovens de 16 a 18 anos de idade e, curiosamente, é possível haver uma seção de Seniors in Scouting com adultos de 50 anos de idade ou mais.

Naquele dia, às 9h30 da manhã o Chefe Hoo Chuan Yang estava aguardando o Chefe Jodelson em uma cafeteria localizada na entrada principal do Centro comunitário de Thomson e o conduziu ao segundo andar do edifício. Ali, o apresentou ao Chefe Eugene Sim (Warloque), da tropa escoteira, e aos dois chefes da alcateia que estavam em atividade naquele dia: Anthony Fulwood e Jason Buckalew. A Tropa Sênior não realizou atividade na sede do Grupo Escoteiro naquele dia.

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] SAIBA MAIS

Colugo. fonte: wikipedia

O colugo é um pequeno mamífero escalador, de hábitos noturnos, encontrado no sudoeste asiático que se alimenta de frutos, folhas e seiva. Tem patas longas, cauda curta e uma cabeça pequena, de orelhas arredondadas. Sua mais distinta característica é a membrana de pele que se estende entre seus membros e lhes dá a habilidade de saltar parcialmente planando longas distâncias entre árvores.

O escudo usado no lenço do Grupo Escoteiro Colugo tem no seu centro a imagem de um colugo saltando.

Para maiores detalhes sobre este curioso animal, que dá nome ao Grupo Escoteiro visitado pelo Chefe Jodelson, consulte o artigo sobre os colugos na wikipedia de onde a maioria das informações deste quadro foram obtidas.

O Centro Escoteiro de Sarimbun

As atividades dos escoteiros e lobinhos naquele dia foram realizadas em uma mesma sala de aula e estavam relacionadas ao Sarimbun Campsite, uma fantástica área de acampamento da Associação de Escoteiros de Singapura que os jovens daquele país podem utilizar para desenvolverem suas atividades ao ar livre.

Sarimbun Scout Camp
Fogo do Conselho no Sarimbun Scout Camp

 

O Sarimbun Campsite conta com várias estruturas já prontas e espaço aberto para construção de outras estruturas dando as jovens uma ampla variedade de possibilidades de realização de atividades escoteiras como Arvorismo, Comando Craw, Falsa Baiana, Escalada e Cozinha Mateira. Além disso, há uma área apropriada para realização de Fogo do Conselho. Adicionalmente o local conta com áreas de alojamento, primeiros socorros, refeitório e cozinha, podendo ser utilizado também para eventos e treinamento de adultos e de jovens líderes, daí porque é conhecido também pelo nome de Centro de Desenvolvimento de Liderança. Para maiores detalhes veja a planta abaixo ou visite a página do Sarimbun Campsite na web.

Escoteiros arquitetos

Jovem escoteira apresenta proposta de projeto de Tribal Village
Jovem escoteira apresenta detalhes da proposta do projeto da Tribal Village. Chefe Warloque acompanha e orienta.

Após uma rápida cerimônia de abertura das atividades, a tropa escoteira se dirigiu à sala de aula para uma manhã onde puderam desenvolver as suas habilidades de arquitetura e planejamento. Eles receberam autorização para desenvolver o projeto de uma área nova, denominada Tribal Village, a ser construída no Sarimbun Campsite. Cada patrulha chegou munida de papel e lápis para desenhar o primeiro rascunho de como seria esta área. Depois desta primeira fase, cada patrulha apresentou sua proposta, desenhando o rascunho no quadro branco e discutindo com os demais. O Chefe Warloque acompanhou todo o processo, esclarecendo as dúvidas, dando a sua opinião ou chamando a atenção para os detalhes, quando os escoteiros requisitavam ou quando ele percebia que os jovens estavam esquecendo de algo importante.

Lobinhos aprendem sobre fogo e comida mateira

Naquele domingo, a primeira atividade dos lobinhos foi assistir uma palestra de 20 minutos ministrada por uma lobinha do Grupo Escoteiro Colugo sobre a atividade que a Alcateia faria no próximo final de semana: uma atividade de um dia inteiro (9h às 16h), ao ar livre, a ser realizada no Sarimbun Campsite, que consistiria no acendimento de uma pequena fogueira e preparação de comida mateira.

A lobinha apresentou todos os detalhes teóricos e práticos sobre o fogo, tais como o triângulo do fogo, passo a passo sobre como preparar a fogueira e acender o fogo e segurança e riscos com o fogo, bem como as ações a serem tomadas nos casos mais frequentes de incidentes com fogo. A lobinha concluiu a sua apresentação com instruções sobre o que levar para a atividade, como os lobinhos deveriam ir trajados e abriu para uma sessão de perguntas e respostas onde respondeu perguntas de seus colegas da alcateia e dos pais, que foram convidados e também estavam presentes para a palestra.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Fiquei encantado com a desenvoltura e com o protagonismo da lobinha ao apresentar um conteúdo de alto nível e, especialmente, com a parte final da apresentação em que ela respondeu não só perguntas dos outros lobinhos da alcateia mas também dos pais dos lobinhos. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Jodelson Sabino, Vice-presidente do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória

No final de semana seguinte os lobinhos do Grupo Escoteiro Colugo fizeram o fogo e prepararam a comida mateira, praticando os ensinamentos que aprenderam na sala de aula.

Interação com os lobinhos sobre Escotismo no Brasil e em Singapura

A surpresa maior foi quando, depois da apresentação da lobinha, o Chefe Anthony comunicou que o Grupo Escoteiro Colugo estava recebendo, naquele dia, um visitante de outro país. Na sequencia, apresentou o Chefe Jodelson à Alcateia, solicitando que este fizesse uma apresentação, de improviso, sobre si e sobre o Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Após a apresentação, o Chefe Anthony abriu para uma seção de perguntas e respostas em que os lobinhos curiosos endereçaram várias perguntas ao nosso chefe.

Os lobinhos, curiosos endereçaram muitas perguntas ao Chefe Jodelson sobre diversos assuntos ligados ao Escotismo, tais como

  • Que função você exerce no seu Grupo Escoteiro?
  • Que tipo de atividades os jovens praticam no Brasil?
  • Como se escreve as palavras “lobinho” e “escoteiro” na sua língua? No plural e no feminino vocês usam a mesma palavra?
  • O que significa este número 11 na sua camisa?
  • Você já acampou na Floresta Amazônica?
  • Como são os ramos e as respectivas faixas etárias de um jovem do Movimento Escoteiro no Brasil?
  • Qual a comida típica da sua região?
  • Pode me mostrar uma foto de lobinhos de seu Grupo Escoteiro?

Para responder à última pergunta um pai emprestou um tablet e o Chefe Jodelson acessou o site do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Através dele pode mostrar algumas fotos de jovens de nosso Grupo Escoteiro.

A conversa encerrou com uma comparação entre os vestuários do Chefe Jodelson com o dos lobinhos e com o dos adultos do Grupo Escoteiro Colugo e com algumas perguntas endereçadas pelos pais de lobinhos presentes.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Foi um prazer absoluto conhecê-lo hoje. Obrigado por sua maravilhosa conversa com os lobinhos. Aproveite o resto de sua estadia em Singapura! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Chefe Anthony Fulwood, escotista do ramo lobinho do Grupo Escoteiro Colugo, Toa Payoh, Singapura

 


Redação e edição: Jodelson Sabino; Revisão: Aldrey Gonçalves; Fotos: As fotos dos Escoteiros do Mar são das páginas públicas,no facebook(r), dos Grupos Escoteiros de Singapura Seal Sea Scout Group e Southernwaves Sea Scout Group. A foto do Fogo do Conselho é de Husky e foi obtida no Flickr da WOSM. A foto do colugo foi obtida na wikipedia. As fotos dos jovens e adultos do Grupo Escoteiro Colugo foram obtidas com Chefes daquele Grupo. As demais fotos são de Jodelson Sabino.