11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Fatos e fotos das atividades de 12/03/2016

Bandeiras e mastros do Ilha O dia de ontem foi ensolarado e repleto de aventuras, novidades e emoções para os jovens, escotistas e pais do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória.

Na parte da manhã contamos com a presença maciça dos jovens e adultos e tivemos promessas, investiduras, progressões, inscrições e várias atividades de muita ação para todos os ramos. Depois disso, os dirigentes e chefes prosseguiram com atividades técnicas e administrativas que se estenderam pelo período da tarde, da noite e para o dia seguinte…!

As novidades foram tantas que renderiam vários artigos para o nosso blog, então, para simplificar, segue abaixo um resumo consolidando os fatos e fotos do nosso final de semana escoteiro. No final, há o link para uma dose adicional de fotos com a coletânea dos múltiplos eventos interessantes que marcaram esse final de semana.

 

Promessas escoteiras

A nossa mais nova Chefe Francine Gratival, que está atuando no ramo sênior como assistente de chefia e também a nossa Guia Daniela Nogueira fizeram suas promessas escoteiras e receberam o lenço do grupo, para usarem durante as suas atividades e o certificado de promessa para guardarem como marco número 1 de suas carreiras no Movimento Escoteiro.

Investiduras

O lobinho Thiago Oliveira e a lobinha Maria Eduarda Oliveira fizerem as suas investiduras e agora já podem usar o lenço do grupo e participar das atividades externas. Agora eles vão passar por uma fase introdutória até que se sintam preparados para fazer as suas promessas de lobinhos e ingressar de vez no programa do Ramo Lobinho, onde receberão os primeiros ensinamentos da Akelá e seus assistentes preparando-os para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança.

Veja no rápido clip abaixo, disponível também em nosso canal no youtube, a palma escoteira dada pela alcateia em homenagem à investidura do Thiago e da Maria Eduarda

 

Certificações de progressão

No Ramos Sênior as guias Raissa Barreira, Daniela Nogueira e Vitória Moreira receberam seus distintivos e certificados de progressão da etapa Escalada, cumprindo assim o primeiro passo de suas jornadas para a conquista do distintivo de Escoteiro da Pátria.

Atividades de base com os lobinhos e seniores

Os seniores tiveram uma oportunidade de interagir mais de perto com os jovens do Ramo Lobinho, o que lhes permitiu exercitar e aprimorar um dos quesitos fundamentais do método escoteiro, que é a vida em equipe, onde os jovens experimentam a descoberta e a aceitação progressiva da responsabilidade, da disciplina assumida voluntariamente e da capacidade de cooperação e de liderança.

Gincana do Avedalma

No IBOA de encerramento das atividades do dia houve Lançamento da Gincana do Avedalma 2016 [wp-svg-icons icon=”heart” wrap=”i”], que já foi assunto de outro artigo do nosso blog.
doação

Cadastramento de novos associados

A equipe de apoio administrativo, composta por dirigentes e pais de apoio do Clube Patrulha Polvo, em sua base montada nas imediações do nosso campo de atividades, continuaram o processo de atualização das fichas médicas e do cadastro dos jovens, reviram as informações com os pais e responsáveis presentes, receberam os valores da mensalidade e orientaram os pais que realizaram a primeira fase do cadastramento dos jovens que concluíram seus períodos de experiência.

A Chefe Eliana realizou o registro de frequência dos lobinhos e escoteiros que estão em período de experiência. O Chefe João Gabriel respondeu dúvidas e orientou pessoas que compareceram ao local de nossas atividades interessadas em obter maiores informações sobre o Movimento Escoteiro e sobre as atividades do grupo. A Doroteia levou um lanche delicioso que foi consumido rapidamente pelos jovens no intervalo de suas atividades. A Chefe Francine, auxiliada por outras mães que levaram água potável, cuidou da distribuição de água adicional para os jovens.

 

Manhã começou com canto e dança

A primeira atividade dos jovens do Ramo Escoteiro na manhã de ontem foi cantarem e dançarem juntos algumas canções escoteiras numa aula muito divertida dada pelo Chefe Richardson. Veja no vídeo abaixo, disponível também em nosso canal no youtube, o vídeo de um pequeno trecho da performance de música e dança dos Escoteiros do Ilha.

Preocupação com a segurança dos jovens

Os jovens do ramo escoteiro realizaram atividades físicas intensas, envolvendo corridas e natação em alta velocidade. Essas atividades foram realizadas em uma área da praia onde os jovens, chefes e assistentes puderam contar com o suporte e supervisão atenta do Serviço de Salvamento da Prefeitura de Vitória, que é supervisionado pelo Corpo de Bombeiros e que foram representados, no dia de ontem, pelos salva-vidas Felipe Wetler e Danilo Soares.

Além disso, os escoteiros que se sentiram indispostos ou desconfortáveis durante a realização das atividades intensas contaram com o atendimento especializado e com o carinho de uma profissional da área de enfermagem, que é a nossa Chefe Francine Gratival!

Reunião de Chefia

Muitos não sabem mas teve segundo turno no dia de ontem para os chefes e dirigentes do nosso grupo: Ivonete, Maria Teresa, Eliana, Enilene, Richardson, Sylvia, João Gabriel, Aline, Juliana e Francine se reuniram na casa da Chefe Ivonete de 13:00 às 17:00 para discutir sobre assuntos administrativos e sobre o planejamento das atividades do Grupo.

 

Site atualizado, ativo e evoluindo sempre …

A equipe de administração do nosso site também trabalhou bastante neste final de semana. Os fotógrafos amadores Jodelson e Maria Teresa produziram mais de 500 fotos com registro das atividades de ontem e depois de coletar algumas de outros fotógrafos do dia, fizeram uma seleção das melhores e as publicaram em nossas páginas no facebook, no flickr e aqui no blog do nosso site.

webmaster em ação

Além disso o nosso webmaster Jodelson  realizou várias atualizações e melhorias no nosso site durante o dia de ontem, sábado,estendendo-se pela noite e depois pela manhã de hoje, domingo:

  • Disponibilização de novas versões dos calendários dos ramos lobinho, escoteiro e sênior
  • Revisão das páginas dos ramos, melhorando a qualidade das informações e a apresentação visual
  • Inclusão de informações sobre previsão do tempo na página sobre onde nos encontrar
  • Alteração da capa de nossa página de grupo do facebook
  • Elaboração dos artigos sobre a Gincana Avedalma 2016 e esse artigo aqui com fatos e fotos das atividade de ontem

Seleção de fotos disponível no flickr

Se você quiser ver mais fotos do dia de ontem, visite o nosso álbum de fotografias das atividades de 12/03/2016 em nossa página no flickr ou clique na imagem abaixo.

Atividades de 12/03/2016