11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Promessa em grande estilo

Carla e Ana

No artigo anterior compartilhamos fatos e fotos (e clipes) das atividades de 12/03/2016, mas ainda não apresentamos todas as atividades importantes desse dia …

É que uma parte do grupo esteve em uma atividade do movimento escoteiro fora do nosso local de encontro, mas integrada com outros grupos.

Nos dias 12 e 13/03/2016 ocorreu, no Sítio Jaqueira, em Aracruz (ES), um Acampaníver do Clã Pioneiro Mar e Ferro do 25º/ES Grupo Escoteiro Jequitibá, em comemoração aos 18 anos do clã.

Foram convidados os clãs do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória (o nosso! 🙂 ) e do 35º/ES Grupo Escoteiro Linhares, de Linhares (ES) para essa confraternização de clãs.

O ponto alto do evento foi uma atividade bem característica do Ramo Pioneiro, que é a vigília, que foi concluída com uma jornada, de madrugada, até o Monte Serrat, em Aracruz, onde os pioneiros e mestres assistiram o nascer do Sol.

O que é a vigília?

A Vigília é um momento que ocorre normalmente a noite ou de madrugada, em um local acolhedor e seguro. Na Vigília, o pioneiro tem a oportunidade de refletir sobre sua vida e criar opções para o seu futuro, através das seguintes reflexões:

  • a auto-análise, reconhecendo qualidades, limites pessoais e potencialidades;
  • a identificação das exigências que se espera de uma vivência adulta da Lei e Promessa Escoteiras;
  • a projeção de metas e ações que possam ajudar a construir seu futuro;
  • concluir detalhes da redação do seu Plano de Desenvolvimento Pessoal (Projeto de Vida).

A promessa escoteira da Ana Luisa

Durante a vigília a pioneira Ana Luisa Duarte Steer viveu momentos emocionantes de reflexão e entrosamento entre os jovens e participou do planejamento de suas etapas de progressão, apoiada pelos demais jovens e pelas mestras do nosso e dos demais clãs ali presentes.

Depois de ter vivido esses momentos de confraternização, bem típicos de um clã pioneiro, as mestras de clã presentes e a própria Ana Luisa sentiram que ela estava preparada para fazer a sua promessa escoteira e a Mestra Sandra, do clã do Grupo Anfitrião, abriu essa oportunidade no IBOA de encerramento das atividades.

[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”]Foi um momento muito importante pra mim, pude conhecer outros jovens, fazer amizades. Eu me envolvi totalmente na vigília, me reconstruí fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Soube abrir mais a mente para os desafios que estão por vir e mudar meus erros para acertos. A subida para o Monte Serrat foi um grande desafio, foram mais de 2 horas de caminhada só de subida, mas enfrentei os obstáculos e quando cheguei lá em cima e vi a vista maravilhosa, senti que valeu a pena!
Na volta, quando fizemos a ferradura para encerrar a atividade, fui chamada. A mestra Carla perguntou se eu estava preparada para fazer minha promessa, e depois daquela noite maravilhosa não tive dúvidas que estava! Foi um momento único. Fiquei muito feliz!

Pioneira Ana Luisa Steer

[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”]Foi um momento especial e muito emocionante para a Ana Luisa e para mim também!…

Mestra Carla Fucci

[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”] A vigília foi toda baseada em uma auto-reflexão dos jovens onde eles avaliaram o que cada um foi, é e o que cada um pretende ser e definiram o que vão fazer para chegar onde querem. Foi muito gratificante participar de uma virgília com duas mestras de outro clã, que foram as Mestras Carla e Virgínia e a participação da Ana nessa nossa atividade foi muito emocionante e interessante pois, além de fazer promessa, durante a vigília ela interagiu com os outros jovens e contribuiu para o processo como um todo, onde o mais importante não foi a quantidade e sim a qualidade !… Uma evidência da alegria que sentimos naquele momento da promessa está na foto da Mestra Carla, com uma gargalhada estampada no rosto!

Mestra Sandra Fiorio

[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”] A oportunidade de participar da promessa da Ana Luisa foi um momento ímpar, tanto na vida dela, como das nossas vidas como mestras !…

Mestra Rosa Altoé

Clique na imagem abaixo para ver a seleção de fotos do nascer do sol e da promessa de Ana Steer, também disponíveis em nossa página no flickr [wp-svg-icons icon=”flickr-2″ wrap=”i”].
Promessa de Ana Luisa Steer - 13/03/2016


Créditos das fotos e referências desse artigo:

As fotos do nascer do sol e das Mestras do Clã são de Carla Fucci. As fotos da promessa de Ana Steer são de Estêvão Salles (f64). Todas as fotos tem seus direitos reservados e foram cedidas para publicação nesse blog com autorização por escrito dos fotógrafos em 14/03/2016.

Texto sobre a vigília: Clã Pioneiro em Ação – Documento Oficial da UEB, Nov/2014, disponível em http://escoteiros.org.br/arquivos/programa/cla_pioneiro_em_acao.pdf, capturado em 15/03/2016.

 

Um comentário

  1. Sylvia Helena Lessa Dias

    Jodelson, adorei este post em que você inclui até a fala da pioneira e da mestra.Muito bom !

    Parabéns!!

Comentários estão fechados.