11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Ilha na Procissão de São Pedro

[icon name=”anchor” class=”” unprefixed_class=””] O Protetor dos Pescadores

No fim de semana dos dias 30 de junho e 1º de julho na cidade de Vitória, mais precisamente na Enseada do Suá, ocorreu a tradicional comemoração católica do último dos Santos juninos: São Pedro, o protetor dos pescadores.

A celebração desse santo é marcada por Procissões marítimas, quadrilhas e shows que reúnem a comunidade local, membros da igreja, a marinha, e neste ano, pela primeiríssima vez, o 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória!

A nossa participação na procissão, coordenada pela Chefe Julia, foi significativa para nós e para a coordenação do evento. Os jovens do Ilha acompanharam o grupo de marinheiros durante todo o culto, realizado na Igreja de São Pedro no domingo de manhã.

[icon name=”bullhorn” class=”” unprefixed_class=””] O Culto

No culto, nossos lobinhos, escoteiros e seniores auxiliaram na entrada da imagem de São Pedro desde o início, acompanhando a troca e a guarda desta durante todo o culto. Na saída da Imagem da Igreja, que marcou o fim do culto e o início da Procissão, os membros do Ilha compuseram o corredor de proteção para passagem da imagem.

A participação do grupo serviu de aprendizado para os jovens em relação ao trabalho em equipe, religiosidade, espiritualidade e respeito a diversidade religiosa. Também foi fortalecida a presença do Ilha na comunidade local.

“Durante o culto, recebemos elogios de diversas pessoas em relação a nossa participação, que não tinham conhecimento de grupo escoteiro. Quanto foi gratificante ter os jovens participando! Muitos comentaram que nunca haviam visto o nosso grupo na procissão e que estavam encantados com a nossa presença”.

Chefe Julia Rezende

[icon name=”ship” class=”” unprefixed_class=””] A Procissão

Em seguida deu-se início a Procissão, que consistiu na marcha solene de religiosos celebrando e carregando a Imagem de São Pedro, sendo parte do percurso dentro de uma embarcação. Nossa querida chefe Lourdes representou o grupo na Procissão embarcada e nos contou com imensa alegria e detalhes o sentimento que a envolveu no percurso.

Primeiro ano de muita felicidade. A expectativa foi enorme junto aos representantes da igreja e da Marinha do Brasil, sendo eles Dom Geraldo Líryo Rocha, Bispo Emérito, o Capelão da Marinha do Brasil e os demais Padres.

Foi uma honra muito grande e um conhecimento valoroso pra todos nós que participamos, onde mais ou menos 80 lanchas e demais embarcações abrilhantaram esta festa maravilhosa de uma tradição antiquíssima no nosso Estado pela baía de Vitória.

É um percusso de mais ou menos 1h30, até chegar no centro da Capital. Ali o responsável maior abençoa o anzol junto aos pescadores e em seguida é lançado no mar. Logo aconteceu a belíssima chuva de fogos de artifício, recebendo assim a imagem de São Pedro, que é o Patrono dos pescadores. Me senti agradecida em poder levar e representar o 11º GEMAR Ilha de Vitória, que por várias vezes foi mencionado na embarcação. Meu muito obrigada por fazer parte deste Grupo. E Sempre Alerta!

Chefe Lourdes Ferreira de Souza

 

Bispo Dom Geraldo Líryo Rocha junto à Chefe Lourdes

 


Redação: Hugo Hemerly; Edição: Hugo Hemerly, Graziela Oliveira, Jodelson Sabino; Fotos: Maria Teresa Moreira.