11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Exemplo que educa

tropa escoteira

No final de semana de 23 de junho, o 11º/ES Grupo de Escoteiros do Mar Ilha de Vitória precisou de dividir para realizar suas atividades. É isso mesmo, lobinhos e escoteiros tiveram atividades em locais diferentes. Os lobinhos deram o exemplo, realizando ação comunitária no bairro Manoel Plaza, no município de Serra. Já os escoteiros tiveram atividades na guarderia, na Praia de Santa Helena e ainda, alguns escoteiros, seniores e chefes foram para Aracruz participar de uma reunião com outros grupos escoteiros que irão para o Jamboree 2018 em Barretos – SP.

[icon name=”paw” class=”” unprefixed_class=””] Lobinhos dão o exemplo

A atividade dos lobinhos teve caráter sócio-educativo para os moradores do bairro. A intenção era conscientizar a população local: moradores, carroceiros e pequenas empresas quanto ao descarte inadequado de lixo em locais viciados. E eles conseguiram adesão, alguns moradores se prontificaram, recolheram pneus usados, furaram para que os lobinhos pudessem usar na atividade. A Alcateia contou com o apoio de alguns pais do grupo e três alunos de Ciências Biológicas.

[icon name=”recycle” class=”” unprefixed_class=””] Reciclando atitudes X Conquistando Especialidades

A tarefa era pintar os pneus para deixar o local bem colorido e bonito para receber as mudas e fazer do lugar um lindo jardim. Para isso os lobinhos trouxeram mudas maiores de casa, que conseguiram com vizinhos e familiares. Mas eles também fizeram suas próprias mudas com sementes de hortaliças que foram doadas pelo grupo. Os lobinhos esperam que com esse exemplo possam incentivar os moradores os moradores a continuar com esse projeto e evitar o acúmulo de lixo nesse local. A atividade contará também como um dos itens para a especialidade de jardinagem.

Para essa atividade foram dezoito lobinhos, os chefes Sylvia e Adrisson, três pais de apoio que ajudaram a pintar os pneus e manusear a terra e tivemos a colaboração dos universitários da Faesa. Com essa ação os lobinhos deram um exemplo de cuidado com o meio ambiente e a preocupação de contribuir de forma positiva nas comunidades. Parabéns a Alcateia Lobos do Mar!

 

[wp-svg-icons icon=”newspaper” wrap=”i”] Escoteiros em: Combate de Carta Prego!

Os escoteiros tiveram um combate de Carta Prego. A tropa foi dividida em duas equipes, cada uma com um líder. Os jogadores de cada equipe sorteavam um número que representava um nível: O Escolhido, Aprendiz, Espadachim, Arqueiro, Ladrão, Escudeiro, Monge, Mago, Paladino e Líder. O combate foi um Jogo de Tabuleiro em que a equipe vencedora é a que consegue vencer o duelo com o Líder da equipe oponente. Ao final a equipe vencedora foi a Verde. Nesta atividade participaram treze escoteiros sob as orientações do Pioneiro Hugo e o chefe Marcelo Batista.

 

[icon name=”users” class=”” unprefixed_clas=””] Contingente Capixaba se reúne em Aracruz

Os demais escoteiros e seniores foram para um almoço de confraternização dos grupos escoteiros capixabas que irão participar do 7º Jamboree Nacional Escoteiro que acontecerá entre os dias 14 a 21 de julho em Barretos – São Paulo. Nesse encontro, além de proporcionar a integração do contingente capixaba, foram fornecidas mais informações sobre o evento para que cada grupo possa organizar suas patrulhas que aguardam ansiosamente por este grande evento escoteiro de 2018.

Meus irmãos escoteiros do Contingente Capixaba. Estamos muito felizes com este feito histórico para o Escotismo Capixaba. Esta reunião de alinhamento é muito importante para que vocês façam a diferença. OJamboree agrega valores importantes para a nossa Fraternidade. Mostrem o que o Escotismo Capixaba faz de diferencial. E meu bravo, bravo, bravíssimo!

Chefe Luciano Rodrigues, Diretor-presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Regional Espírito Santo

Fico feliz em ver esta foto. Fez-me lembrar de uma fala do chefe Teixeira em um Curso Técnico da Modalidade do Mar: Os Escoteiros do Mar são um pontinho branco no meio das outras modalidades. E complemento: ao ver a Batman (Thamirys Francez), guia do mar no meio de tantos de azul, posso dizer que é um pinguinho de leite no “café”. Sei que teremos o crescimento dos Escoteiros do Mar e também do Ar futuramente.

Chefe Júnior Almeid, Coordenador do Contingente Capixaba do Jamboree 2018


Redação: Graziela Oliveira; Edição: Graziela Oliveira, Aldrey Gonçalves Foto: Chefe Sylvia Lessa – Lobinhos, Chefe Marcelo Batista – Escoteiros