11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Pioneiros do Ilha em campanha pela doação de sangue

cesto-doar-sangue-em-destaque

forquilha-do-cla-pioneiroDesde sua concepção inicial, até os dias de hoje, o objetivo do Escotismo é contribuir, por meio de suas atividades, com o desenvolvimento da educação dos jovens.

Um dos símbolos mais populares no Ramo Pioneiro é a forquilha, que indica os caminhos que se bifurcam e as decisões que o pioneiro tem que tomar em sua vida. A forquilha tem uma relação significativa com o lema “servir”, dos pioneiros, pois sempre supõem uma eleição que considera o interesse e as  necessidades dos outros além das suas próprias.

No contexto do desenvolvimento das habilidades sociais e da participação como elementos úteis em suas comunidades, os pioneiros do Ilha realizaram uma atividade de incentivo da população à doação de sangue, contribuindo para a conquista de suas progressões e cultivando atitudes e valores que os tornam pessoas melhores a cada dia.

Vejam um resumo da atividade desenvolvida pelos “Pios”:

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Para fazer essa campanha, fizemos uma profunda pesquisa sobre os mais necessitados tipos de doação.
Na lista constava a doação de órgãos, doação de medula óssea e a doação de sangue.
Pensamos em começar pelo mais simples de ser realizado, mais solicitado e menos recebido: A doação de sangue.
Então logo fomos à um hospital, mais especificamente ao UNIHEMO, um posto de coleta bem conhecido em Vitória.
Solicitei alguns panfletos e distribuímos nos quiosques da Praia da Curva da Jurema e algumas lojas próximas da nossa sede.
Assim, conseguimos cumprir alguns itens do sistema de progressão do Guia Pioneiro e espalhar uma mensagem super importante nos dias de hoje. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Ana Steer, pioneira do 11º G.E. do Mar Ilha de Vitória

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] Doadores de sangue tem benefícios instituídos por lei

Você sabia que doadores de sangue têm direito a meia entrada em locais públicos de cultura, esporte, lazer em todos os municípios do nosso estado?

Esse direito, tão pouco conhecido, foi assegurado aos doadores de sangue em todo o Estado do Espírito Santo, por meio da Lei Estadual 7.737/2004, de 5/4/2004, aprovada pela Assembléia Legislativa e que depois teve sua redação alterada pelo Governo do Estado através da Lei Estadual nº 9.988, de 11/3/2013.

São considerados locais públicos estaduais, para efeitos desta Lei, os teatros, os museus, os cinemas, os circos, as feiras, as exposições zoológicas, os parques, os pontos turísticos, as casas de shows, os estádios e congêneres

Além disso, todo doador tem garantido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) o direito de se ausentar do trabalho, sem desconto no salário, por 1 (um) dia, em cada 12 (doze) meses, para realizar doação voluntária de sangue.

[icon name=”heartbeat” class=”” unprefixed_class=””] Informações para a doação de sangue

Não é preciso um motivo especial para doar sangue. Esse é um ato que beneficia o receptor sem trazer prejuízos ao doador. 

Caso queira doar sangue, clique no link abaixo para ter acesso à página do UNIHEMO com os locais, horários e os procedimentos para doação ou ligue para o HEMOES nos telefones (27) 3137-2435 ou (27) 3137-2458.

botao-quero-doar-sangue

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Cada vez que alguém decide ser doador é mais uma vida que se salva [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Trecho do panfleto do UNIHEMO, distríbuido pelos Pios do nosso Grupo Escoteiro

doacao-de-sangue-unihemo
Doacao de sangue. Foto: UNIHEMO