11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Trabalhando diversidades e espiritualidade

sustentacao em vários

 

 

Diversidades que nos unem-12

Atividades na praia que nos levaram a refletir sobre um mundo que receba de braços abertos as diversidades que tanto nos unem e nos fazem crescer e uma celebração ecumênica dos 100 anos do Ramo Lobinho.

Assim foi a programação desse último fim de semana para o 11º Grupo Escoteiro do mar Ilha de Vitória.

[icon name=”comments-o” class=”” unprefixed_class=””] Somos melhores porque somos diferentes

No dia 8 de Outubro, os escoteiros começaram suas atividades conversando e tirando dúvidas sobre as regras básicas do escotismo, tais como  o uso correto do uniforme, como se portar na saudação à bandeira, quem pode hastear a bandeira e outras questões sobre as quais os novatos ainda têm dúvidas ou que são importantes para todos relembrarem. Essas questões foram esclarecidas e revistas em uma conversa descontraída da Chefe Lourdes com os jovens.

Chefe Richardson coordenou também brincadeiras que ajudaram a integrar todos do grupo, tanto os que estão chegando agora quanto aqueles que já fazem parte do grupo, mas ainda não conhecem alguns jogos clássicos do escotismo.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Foi um momento muito especial em que os mais antigos puderam receber, ensinar, compartilhar e aprender com os demais. Respeitar os limites, as dificuldades e as diferenças de cada um foi a grande lição do dia. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Graziela Oliveira, mãe da lobinha Sophia e da escoteira Cecília

Na descontração das brincadeiras, os jovens puderam vivenciar a necessidade de poder e ter que confiar no outro e de saber a responsabilidade que cada um tem com seu próximo, atitude cada dia mais rara no cotidiano em que vivemos. O escoteiro é leal, justo e se preocupa com os outros, porque sabe que superar os obstáculos e dificuldades juntos é a verdadeira vitória, é a conquista almejada!

Chefe Richardson conversou com eles também sobre o JOTI 2016 que acontecerá no próximo final de semana. O tema desse ano é: “Diversidades que nos unem”, e o jogo começou com a relação de material necessária para o evento, que foi passada através de enigmas a serem decifrados pelos jovens. Muita agitação, e a promessa de grandes emoções. Uma demonstração do que os espera!

[icon name=”question-circle” class=”” unprefixed_class=””] Saiba mais: SJC, JOTA e JOTI

Anualmente, cerca de um milhão de escoteiros de mais de 160 países do mundo todo participam do Jamboree no Ar (JOTA) e do Jamboree na Internet (JOTI). Trata-se do maior evento da fraternidade escoteira, realizado por meio de estações de radioamador e também pela grande rede mundial de computadores.

Realizada por meio da nossa nova rede social escoteira – SCREP, o 20º Jamboree na Internet (JOTI) conectará escoteiros de todos os ramos e de todas as nações nos dias 15 a 16 de outubro deste ano. A grande gincana virtual, conhecida com Scout Joti Challenge (SJC), irá, novamente, reunir lobinhos, escoteiros, seniores, guias e pioneiros de todo o mundo para o desafio de 48 horas de tarefas e muita produção audiovisual.

O JOTI tem como objetivo propor aos jovens novas amizades e troca de experiências no meio online, e com as atividades lançados pela equipe organizadora do SJC tudo fica mais divertido. Baseadas no conceito de “pensar global e agir local” as tarefas estão ligadas aos temas de meio ambiente, cultura, educação, esporte e lazer.

distintivo_jota_joti_2016

[icon name=”angellist” class=”” unprefixed_class=””] Celebração do centenário do Ramo Lobinho

O encontro da alcateia foi no domingo, dia 09 de outubro para o Culto Ecumênico de Celebração do centenário do Ramo Lobinho, no Convento da Penha.

O Culto foi conduzido pelo Frei Paulo Roberto que recebeu carinhosamente, no Portão de Acesso do Convento da Penha, com o aperto de mão escoteiro, os lobinhos do G.E. 16º/ES Barão de Teffé e 35º/ES Linhares, além do nosso 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória.

A subida até o campinho, local de realização do culto, foi feita pela Ladeira da Penitência em uma caminhada de quase 500 metros. A Ladeira da Penitência é uma das vias de acesso ao Convento, exclusiva de pedestre, também conhecida como a “Ladeira das Sete voltas” ou ainda “Ladeira das Sete Alegrias de Nossa Senhora”. O nome “Ladeira da Penitência” é devido à sua declividade acentuada e do calçamento feito de pé-de-moleque, o que exige esforço para subi-la.

O Frei Paulo Roberto seguiu a frente do grupo, cercado de lobinhos curiosos e atentos às suas explicações. A cada curva, uma grande oportunidade de meditação, oração e agradecimento. Cheio de encantos, cercado pelo verde de árvores seculares, pelas sete voltas, a subida pelo caminho fantástico, segundo o Frei Paulo Roberto, era o início da celebração, momento de agradecer a vida, a grandeza das pequenas coisas e as nossas conquistas.

Chegando ao campinho, Chefe Enilene, responsável pela coordenação do evento, leu a mensagem inicial. Frei Paulo Roberto, falou da caminhada e da importância de estarmos ali, agradecendo a Deus e celebrando o aniversário de 100 anos do Ramo Lobinho.

Foi um momento de grande integração com a natureza, criação divina que os lobinhos tanto gostam e aprendem desde cedo a respeitar, preservar e amar.

Frei Paulo Roberto exaltou o papel relevante do movimento escoteiro, que se preocupa em manter vivo e perpetuar os valores que nos torna seres humanos melhores, que se importam com os outros, com a natureza, que respeitam as diversidades e sabem da importância de cultivar esses hábitos para a formação do caráter e do crescimento dos nossos jovens.

A oração do Lobinho, do velho Lobo e a Oração de São Francisco foram lidas e foi rezado o Pai Nosso. A benção final, dada pelo Frei Paulo Roberto foi recheada de abraços, alegria e animação. Fechando a celebração, Frei Paulo Roberto recebeu uma palma escoteira em agradecimento. Finalizando, os lobinhos visitaram, a convite do Frei, a exposição Pássaros do Convento, que é uma mostra da diversidade de aves da fauna da região que acontece durante esse mês, no Convento da Penha. Tudo a ver com o que foi visto.

Nós ensinamos nossa saudação (REGRA 156 DO P.O.R.) e nosso aperto de mão (REGRA 157 DO P.O.R.) e aprendemos, com o nosso querido anfitrião, Frei Paulo Roberto, a saudação da ordem de São Francisco. Aprendemos também que São Francisco de Assis, criador da Ordem Franciscana, já se preocupava, lá atrás, com o egoísmo: Uma chaga que isola as pessoas nelas mesmas como se não precisássemos do outro para nos ajudar a crescer e seguir o caminho. Então …

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] sejamos Sempre Alerta para fazer o Melhor Possível e para conquistar a Paz e o Bem! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Paz e bem é a forma de cumprimento da Ordem Franciscana

Clique na foto abaixo para ver o álbum com 25 fotos do Culto Ecumênico do centenário do Ramo Lobinho em nossa página no flickr [icon name=”flickr” class=”” unprefixed_class=””]

Missa Celebração 100 anos dos Lobinhos no Convento da Penha - 09-10-2016


Texto: Graziela Oliveira e Enilene Lovatti, fotos: Frank Komati, Jacqueline Sabino e Graziela Oliveira, Edição: Jodelson Sabino

Um comentário

  1. Graziela Souza Oliveira

    Parabéns a todos que participaram dessa publicação. Ficaram muito boas as fotos e a edição dos textos dessa semana de atividades. Estamos aperfeiçoando a cada dia. Palmas escoteiras para todos os colaboradores!

    1. Jodelson Sabino

      Isso mesmo Grazi! Estamos aperfeiçoando a cada dia. Nesse artigo já fomos cinco colaboradores. Breve teremos mais um colaborador na equipe de comunicação.

Comentários estão fechados.