O Joti 2018 aconteceu das 00h do dia 20 de outubro (sábado) até às 18h de domingo do dia 21 de outubro. E o 11º/ES GEMar Ilha de Vitória estava presente, através da participação dos Ramos Escoteiro e Sênior. Esta é uma atividade que reúne escoteiros de todo mundo através da Internet (Joti) e pelas ondas do Rádio (Jota). Apenas no Brasil foram mais de 45 mil inscritos nesta atividade.
As tarefas estimulam a interação entre escoteiros de diferentes regiões do país. Tivemos ainda a participação de outras mil inscrições internacionais de países como: Angola, Paraguai e a Colômbia. Ao todo, nesta edição, participaram 1600 equipes – formadas por membros de todos os ramos do Escotismo.
Nossos jovens desenvolveram as atividades nas dependências da empresa Brutus Service, em Vitória. A princípio, eles seriam divididos por patrulha e em locais diferentes, para desenvolver e postar as tarefas. No entanto, o chefe Marcelo Batista, sócio-proprietário da empresa, cedeu gentilmente o espaço e a excelente estrutura do local, que foi fundamental para que os jovens pudessem desenvolver os trabalhos de forma unificada, tranquila e em segurança.
[icon name=”wifi” class=”” unprefixed_class=””] Conectados no Escotismo
No Joti, as tarefas são postadas em uma plataforma via Internet. Os adultos (chefes/dirigentes) as recebem, passam para os jovens executarem e após a conclusão da mesma, o arquivo é postado também pela Internet. As tarefas são corrigidas e pontuadas pela equipe da Scout Joti Challenge (SJC). Cada tarefa tem pontuação diferente, de acordo com o grau de dificuldade. Essa gincana é exclusiva para o jovens, por isso devem realizar sozinhos, os adultos ficam apenas de apoio e supervisão.
[icon name=”american-sign-language-interpreting” class=”” unprefixed_class=””] Patrulhas em Ação
As atividades começaram a ser postadas a partir das 00h do dia 20 e assim vão chegando, exigindo dedicação, persistência e muito trabalho dos jovens. Eles trabalham em revezamento, a fim de cumprir as tarefas propostas e “viram a noite”, se preciso for.
Para apoiar nossos guerreiros, a Patrulha Ratatouille, responsável pela alimentação de toda equipe, entrou em ação! Ela se reuniu, planejou o cardápio e montou a escala de serviço para que nossos jovens pudessem ficar bem alimentados e executar da melhor possível as atividades.
[icon name=”diamond” class=”” unprefixed_class=””] Nossos jovens são diamantes
E para orgulho do 11º/ES GEMar Ilha de Vitória, nossos jovens mais uma vez conquistaram a pontuação máxima: Diamante! E eles mereceram, trabalharam em equipe e foram incansáveis na busca da perfeição em cumprir todos os requisitos propostos.
O grupo demostrou o verdadeiro espírito do escotismo! Mesmo com vários jovens novatos, os escoteiros mais experientes os acolheram, auxiliaram e incentivaram. Assim todos concluíram as tarefas, fazendo o melhor possível. Bravo!Bravo!Bravo!
[icon name=”thumbs-up” class=”” unprefixed_class=””] Nossos agradecimentos:
Aos chefes, dirigentes e pais voluntários: Richardson Murta, Júlia Resende, Frank Komati, Renata Leite, Marcelo Batista, Thaís Miranda, Roger Trancoso, Glen Leão e Lourdes.
Patrulha Ratatouille: Eliane Rigo, Gorete Salvatici, Graziela Oliveira, Larissa Gastman, Maria Tereza Campos, Monica Milani e Damy.
Redação: Graziela Oliveira Revisão: Aldrey Gonçalves Fotos: Maria Tereza Campos, Frank Komati; Renata Leite; Jodelson Sabino
Grande evento!!!!! Orgulho de fazer parte desse grupo, que proporciona atividades excepcionais para nossos jovens…..foi merecido esse prêmio! Parabéns para todos .