11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

IX ARCA – Acampamento Regional Capixaba

O escotismo é como uma segunda família. Nesse movimento se criam laços únicos, que caso não fossemos escoteiros, nunca imaginaríamos como seriam. É pensando em reunir essa família que são realizados acampamentos regionais, que trazem os grupos das cidades mais distantes do estado para uma confraternização espetacular.

Na incrível foto acima, observamos uma flor de lis, símbolo do escotismo, formada por escoteiros. São 650 pessoas, todas organizadas para uma foto aérea, a oficial do evento. Nela é possível observar alguns trajes brancos: Alguns são os Bandeirantes, que também participaram do evento. Os outros, somos nós!

Nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2018, o Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória participou do IX Acampamento Regional Capixaba, e estamos aqui para contar os fatos mais importantes!

 

[icon name=”map-pin” class=”” unprefixed_class=””]A Caminho do evento

Muito animados, os nossos jovens e chefia partiram da Praça da Ciência, próximo a nossa sede, do dia 12 de outubro as 6 da manhã. Ao todo foram 51 participante entre lobinhos, escoteiros, seniores e adultos, formando uma das maiores delegações do estado.

O acampamento aconteceu no Betel Acampamento Presbiteriano, na Barra do Sahy, no município de Aracruz- ES. Para alguns, este foi o primeiro acampamento regional. Tanto jovens quanto novos chefes do grupo puderam ter um gostinho do quanto o movimento escoteiro é grande e enriquecedor.

Além de terem a vivência em um acampamento, os participantes do ARCA puderam desbravar o SESC de Aracruz, que possui belas trilhas temáticas e um parque aquático incrível, que todos puderam se integrar e se divertir.

O tema do acampamento foi “Os 4 Elementos”. Este tema serviu de fundo para discutir sobre a importância de cada elemento na natureza: Água, Terra, Ar e Fogo. Da mesma forma funcionam os ramos do movimento escoteiro: Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro. Cada ramo é fundamental para que o escotismo funcione. Sendo assim, cada ramo foi associado a um desses elementos.

[wp-svg-icons icon=”droplet” wrap=”i”] Água: Atividades do Ramo Lobinho

No primeiro dia de atividades, as nossas crianças entre 6,5 e 10 anos contaram com jogos de base relacionados ao tema do ramo: Água. Dentro das 17 bases, algumas atividades envolviam água, competição entre matilhas e inclusive uma base reservada para o lanche. No fim do dia, aconteceu a Flor Vermelha, evento tradicional específico do ramo lobinho análogo ao fogo de conselho. Neste evento, cada grupo escoteiro preparou uma esquete para apresentar aos outros lobinhos. Cada grupo havia escolhido um animal marinho para incluir nessa esquete, além dos personagens da Jângal.

Casando muito bem com o dia ensolarado, no segundo de de acampamento, os lobinhos tiveram um ótimo dia no SESC. Pela manhã aproveitaram o parque aquático, e pela tarde, fizeram jogos em outras áreas do parque. Para fechar o dia com chave de ouro, participaram de um jogo noturno. Dentro de uma das histórias da Jângal, a Trégua das Águas, as matilhas estavam seguindo cartas-prego a procura de peças para montar um quebra-cabeças.

Ainda no clima da água, no último dia do acampamento os lobinhos puderam se divertir na praia próxima ao local do acampamento. Lá, aconteceu o jogo da Batalha dos 7 Mares, uma disputa entre subcampos que envolveu muitas cores e alegria. O objetivo do jogo era acertar sacolinhas de chup-chup com água e anilina no território da equipe adversária.

[icon name=”leaf” class=”” unprefixed_class=””]Terra: O Ramo Escoteiro em Ação!

 

Assim como os lobinhos, os escoteiros tiveram jogos de base no primeiro dia do ARCA, logo após a montagem do campo. A noite, participaram de um jogo noturno empolgante. Tinham como objetivo resgatar os 4 elementos que estavam escondidos na escuridão do campo enquanto fugiam de monstros.

Ao chegar no SESC de Aracruz o segundo dia de atividades, os escoteiros receberam cartas prego que os guiaram pelas belíssimas paisagens e construções temáticas do parque. Em cada carta, haviam charadas a serem desvendadas, que os mandava para a próxima localização. O último destino deles foi a área das piscinas, em que passaram o resto do dia aproveitando o sol. A noite participaram do Fogo de Conselho, onde todas as tropas apresentaram esquetes temáticas, cada tropa sobre um dos continentes do planeta.

No último dia de atividades aconteceu o tão esperador rala: um percurso radical e desafiador que envolveu muita lama. Entretanto, a sujeira não foi um problema diante do espírito de aventura dos escoteiros. Logo em seguida tomaram banho de mar.

[icon name=”compass” class=”” unprefixed_class=””]Ar: Os Desafios do Ramo Sênior

Os jogos de base do ramo sênior, assim como a proposta do ramo, envolviam desafio. Na sexta-feira, os jovens de 15 a 17 anos praticaram escalada, tirolesa, jogaram vôlei com uma bola gigante e muitas outras coisas.
No sábado, seguiram cartas prego pelo parque,  tendo que tirar fotos ou gravar vídeos em cada uma das estações temáticas do SESC. A noite, no fogo de conselho, cada tropa estava responsável por fazer uma esquete sobre a história do nome de um furacão, apresentar uma palma escoteira e cantar uma canção.
No ultimo dia de acampamento, os jovens da tropa sênior tiveram atividades na praia, com jogos ativos e de revezamento.

[icon name=”fire” class=”” unprefixed_class=””] Fogo: A Transformação do Ramo Pioneiro

O último dos ramos antes que o membro do movimento escoteiro se torne chefe é o ramo pioneiro. Este ramo é marcado pela transição que temos quando deixamos de ser jovens e nos tornamos adultos. Enquanto os outros ramos estavam participando de jogos e aventuras, o ramo pioneiro estava realizando projetos malucos, que no final, impressionaram a todos.

O primeiro projeto foi forno de caixa de papelão. É isso mesmo que você leu: Um forno feito com caixa de papelão! Simples, leve, barato e fácil de fazer. O forno não funciona com fogo, pois este queimaria a caixa, e sim com carvão em brasa. Basicamente o forno é aquecido enquanto uma entrada de ar impede que a brasa se apague. Em seguida, em cima de um suporte de bambu, é posicionado o alimento que se deseja assar. Nesse caso, os pioneiros prepararam deliciosas pizzas.

O segundo projeto foi a flor de lis da foto oficial do evento. Os pioneiros, seguindo o projeto do chefe Leonardo Vilar, desenharam no chão, sob medidas exatas, o contorno da flor de lis, que ao final do acampamento foi ocupada pelos participantes.

[icon name=”heart” class=”” unprefixed_class=””] O Quinto Elemento

Por último, de forma não oficial, foi associado um último elemento, o coração, a uma outra equipe que foi fundamental no ARCA. O elemento que dá cordas para o movimento escoteiro é a nossa querida equipe de voluntários! Afinal, o evento não teria acontecido sem a dedicação e esforço desses voluntários.

Os membros adultos do movimento atuaram de diversas formas no ARCA, seja acompanhando equipes, aplicando o método educativo e as atividades, promovendo a limpeza e a alimentação, ou até mesmo participando da cobertura fotográfica do evento.

Os chefes do nosso grupo adoraram participar do evento! A chefe Júlia, que acompanhou a nossa Tropa Escoteira, nos deu um ótimo relato sobre sua participação no ARCA:

Aventuras, travessuras e estórias! Aconteceu de tudo nesses 3 dias!Muitos aprendizados, não somente para os jovens mas também para cada chefe, para cada apoiador do movimento. Nestes dias, estamos vivendo “DPA” (Depressão Pós Arca), pois bate a saudade e a vontade de viver novamente cada momento, cada minuto que ali passamos.

Chefe Julia, assistente de chefia do Ramo Escoteiro

Para ter acesso a mais fotos do evento, visite o álbum do F64 no Facebook!


Redação: Hugo Hemerly, Fotos: Estêvão Salles, Julia Rezende; Márcia Shigetomi. Edição: Aldrey Gonçalves.