11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Mãe – de lobinho – de 1ª viagem

Esse texto não é um artigo sobre os desafios da maternidade.

Se bem que é um um pouco…

É sobre a 1ª viagem de avião do meu filho mais velho – sozinho! Está indo para outro
Estado, outra Região do país , há mais de 1300 quilômetros de distância da cidade onde moramos, Vitória. Ele não está sozinho, pelo contrário! Está muito bem acompanhado por parte da sua matilha e os melhores chefes. Mas eu não estou lá junto a ele (algumas lágrimas caem nesse momento!!!).

Os lobinhos do nosso Grupo Escoteiro embarcaram para Curitiba para participar de um encontro com outra matilha, o Interlobos do Mar, sediado no 16º/PR Grupo Escoteiro do Mar Amigo Velho. Participam da atividade 8 jovens, 3 chefes e alguns pais apoiadores.

 

[icon name=”address-book” class=”” unprefixed_class=””] A trajetória do meu lobinho

Mateus tem 9 anos e começou a frequentar as atividades escoteiras em fevereiro desse ano
como lobinho na Alcateia Lobos do Mar. Houve muitas atividades na Sede e outras até em locais distantes,
como Guarapari, Domingos Martins, e no mês passado, em Aracruz, onde ele participou do seu 1º acampamento
durante o ARCA. Neste último, foram 3 dias de muitas atividades, acampado em barraca, em um evento estadual com uma enorme quantidade de participantes. Retornou cansado, mas muito feliz!

Nesse momento eu me dei conta do quanto ele havia amadurecido. Desenvolveu autonomia e responsabilidade. Ficou atento as atividades e não perdeu nenhum de seus itens pessoais.  Relatou que tomou banho, escovou os dentes e dormiu bem todas as noites. Então, pra mim, o saldo foi extremamente positivo!

Mas desta vez é uma viagem longa… Saíram daqui às 16 horas da última quinta, fizeram conexão e chegaram ao destino às 23 horas do mesmo dia! Que jornada! Ainda mais para nossos chefes, que zelam por toda essa matilha!

[icon name=”heart” class=”” unprefixed_class=””] Eles nos ensinam

Essas experiências servem para mostrar à nós, pais, o quanto eles são capazes de se virar, de fazerem por si. Nós, dia-a-dia, os tolhemos de suas responsabilidades, por zelo e proteção, quando na verdade não estamos deixando-os se desenvolverem plenamente.  E a presença do Movimento Escoteiro em nossas vidas, especialmente do nosso grupo, com uma Akelá envolvida e experiente quanto nossa querida chefe Sylvia, consegue proporcionar aos nossos lobinhos e à nós essa vivência única.

Cada vez mais nossos lobinhos seguem aprendendo, realizando sua jornada até a Cidade dos Homens, onde mais aventuras e novas experiências os aguardam.

Esse depoimento é para encorajar os pais a incluir o Escotismo em suas vidas e oferecer a seus filhos atividades que os desafiem. Afinal, nós os educamos para cresçam, sejam independentes, responsáveis e cidadãos conscientes.

Termino este artigo já o recebendo no aeroporto! A imensa alegria em tê-lo novamente no seio familiar só não é maior que a admiração que sentimos por mais esse desafio cumprido. E também com a certeza de que ele, com a experiência e carinho dos chefes e o nosso apoio, está pronto para navegar águas cada vez mais distantes!

Eles nos superam, são melhores que nós!!!
Melhor possível!!!!

 


Redação: Trícia Abreu, Fotos: pais apoiadores e chefes  Edição: Aldrey Gonçalves.

Um comentário

  1. Andrea Brandão

    Que maravilha… Sou mãe de um jovem que acaba de ingressar no Escoteiro e estou maravilhada com esse projeto. Parabéns a todos os envolvidos e gratidão a cada um pela dedicação.

Comentários estão fechados.