11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Feijoada do Ilha

O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades. Portanto, nada como uma bela feijoada para alegrar esse grupo escoteiro! No dia 02 de setembro, o 11º GEMar Ilha de Vitória preparou um almoço para os seus associados e agregados. O objetivo era arrecadar fundos para uma viagem a Curitiba que será realizada por nossa Alcateia. A feijoada aconteceu na associação dos moradores de Manoel Plaza na Serra.

[icon name=”cogs” class=”” unprefixed_class=””] Equipe de Voluntários

As preparações começaram no sábado dia 01. A talentosa patrulha Ratatouille (equipe de cozinha) chegou um dia antes para preparar as carnes e arrumar o local. Enquanto isso, estavam sendo preparados sobremesas na casa da Chefe Sylvia. A arrumação e decoração ficou por conta de Claudia Valadão, Jacqueline Sabino e Marcia Shigetomi.

Contamos com o apoio de profissionais que doaram seu trabalho e talento. Rita Carvalho, Rosana Reny e Felipe Lessa foram os chefs de cozinha que proporcionaram um almoço delicioso para todos. Também citamos a ajuda de membros e apoiadores do nosso grupo (Larissa, Graziela, Andressa, Chefe Lourdes, Franco, Larissa, Luciano e Francine) compondo a equipe Ratatouille. Chefe Eliana e Teresa ocuparam a recepção e caixa do evento enquanto jovens da Tropa Escoteira serviram bebidas aos convidados.

A feijoada teve início ao meio dia. Enquanto todos estavam se deliciando com a comida, foram entregues algumas cartas de elogio para adultos do nosso Grupo Escoteiro. Essas cartas foram entregues aos que se destacaram em seus trabalhos voluntários realizados no primeiro semestre do ano de 2018.

Ainda na cerimônia, os Chefes Adrissom Peris e Taiana Dietrich foram nomeados assistentes de chefia da Alcateia Lobos do Mar. O Chefe Marcelo Borges foi nomeado Diretor Financeiro Adjunto do nosso Grupo Escoteiro.

[icon name=”trophy” class=”” unprefixed_class=””] Méritos para uma escoteira bilíngue

Uma das conquistas mais emocionantes da tarde foi o nível 3 da especialidade de Línguas entregue à escoteira Letícia Selvatici. A jovem demonstrou admirável fluência na língua inglesa, inclusive com domínio do vocabulário específico do escotismo.

A entrega do certificado da especialidade e do distintivo INGLÊS foi feita após uma esquete, da qual a Escoteira Letícia foi convidada, de surpresa, a participar traduzindo bidirecionalmente um diálogo entre os personagens interpretados pela Chefe Christianne Carvalho, falando inglês e o Chefe Richardson Murta, falando português.

Na esquete, Chefe Christianne fez o papel de uma mãe inglesa que queria obter informações sobre o nosso Grupo Escoteiro, enquanto o chefe Richardson fez o papel dele mesmo, respondendo às perguntas endereçadas pela curiosa mãe. Ao participar da esquete, a Escoteira Letícia concluiu a segunda parte do item 4 da especialidade, pois anteriormente, em outra ocasião, já havia traduzido o diálogo real entre um senhor de nacionalidade australiana e o Chefe Richardson, na presença de um avaliador, porém com menos de 10 minutos de duração.

Letícia trabalhou durante seis meses para conquistar diretamente o nível três desta especialidade. Para comprovar os seus conhecimentos, foi avaliada por quatro adultos falantes da língua inglesa que homologaram, por unanimidade, sua habilidade. Em seguida, além dos dois merecidos distintivos e dos dois certificados, a jovem Letícia recebeu calorosas palmas de todos os presentes.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””]Parabéns Letícia! Acompanhei o seu empenho e dedicação ao cumprir com capricho cada item da especialidade de Línguas – Inglês, nível 3 desde o primeiro momento e posso testemunhar que a sua conquista foi mais que merecida. O 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória agradece e se orgulha por ter uma escoteira como você! Te aconselho a não parar por aí … então … qual será a segunda língua?[icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Jodelson Sabino, diretor-presidente

Além disso foram realizados sorteios de camisa e lenços comemorativos dos 21 anos do nosso Grupo Escoteiro e squeezers. Durante o almoço, Sergio Martins, pai do lobinho Caio Martins, e seu irmão Claudio Martins fizeram uma apresentação musical de voz e violão, por vezes acompanhados pela percursão dos Chefes Richardson Murta ou Marcelo Borges no cajon.

[icon name=”smile-o” class=”” unprefixed_class=””] Tudo Termina em Feijoada

Os convidados puderam saborear uma tradicional feijoada com diversos complementos (arroz, farofa, laranja, vinagrete…). Enquanto isso, jovens da Tropa Escoteira serviam as bebidas e as Chefes Sylvia e Márcia serviam deliciosas sobremesas.

Além dos convidados, cerca de 200 pessoas, também os moradores da comunidade compareceram para comprar feijoada, que foi vendida em potes descartáveis.

Por fim, o evento se encerrou as 16h. Foi um momento de descontração em que as famílias puderam confraternizar juntas e reforçar o espírito do escotismo. Além disso, o evento aproximou o grupo escoteiro da comunidade local e fortaleceu o empreendedorismo nos jovens escoteiros. A equipe de voluntários responsável pelo planejamento, preparação e realização do evento está de parabéns pela dedicação e pelo espírito de união demonstrado. Afinal, a comida estava deliciosa!


Redação: Hugo Hemerly; Edição:Hugo Hemerly; Revisão: Jodelson Sabino; Foto: Jacqueline Sabino e Trícia Abreu.