11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Desfile Cívico 7 de Setembro

Na promessa escoteira, um dos compromissos dos escoteiros, entre outros, é o dever para com a pátria. O escotismo resgata o respeito e a valorização do espírito patriótico dos jovens. Conhecer os símbolos nacionais, sua representação e significados históricos permite caminharmos em uma mesma direção para construirmos uma nação forte, com senso de cidadania e observação ao objetivo comum estampado em nosso símbolo maior – nossa bandeira: Ordem e Progresso. Por isso grupos escoteiros tem o costume de participar do desfile cívico de 7 de setembro para firmar o acordo com a comunidade e a pátria, e o 11º GEMar Ilha de Vitória não poderia ficar de fora!

Este ano, o evento aconteceu na cidade de Guarapari, contando com cerca de 60 viaturas da policia militar e civil, do corpo de bombeiros, do exército brasileiro e algumas organizações como desbravadores, maçonaria e escoteiros. Cerca de 30 mil pessoas assistiram ao desfile, incluindo o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung.

[icon name=”flag” class=”” unprefixed_class=””] Escoteiros no Desfile

Estavam presentes os grupos 02º Grupo Escoteiro Loren Reno (Cariacica), 04º Grupo Escoteiro Gilberto Barros de Brito (Guarapari), 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e o 32º Grupo Escoteiro Marapés, de Atílho Vivácqua. Ao todo, cerca de 100 jovens escoteiros e adultos participaram do desfile representando a União dos Escoteiros do Brasil.

O grupo chegou às 8h30min ao local onde foi decidido o posicionamento no desfile, banners e bandeiras. Os escoteiros se posicionaram entre o pelotão da Loja Maçônica e os Desbravadores.

[icon name=”heart” class=”” unprefixed_class=””] Orgulho de ser Escoteiro!

Após estar tudo preparado, o desfile se iniciou na Beira Mar por volta das 10h. Os jovens percorreram a beira mar da Praia do Morro demonstrando o orgulho de serem escoteiros para os que estavam assistindo. Durante o trajeto, foi proclamado um de nossos famosos gritos: “Uma vez escoteiro, sempre escoteiro! Nossa pátria, o Brasil! nosso lema, Sempre Alerta!”.  A comunidade presente diversas vezes respondeu o “Sempre Alerta”, pois muitos já foram escoteiros ou simplesmente acreditam no movimento.

 

Ao fim do percurso foi feita a saudação em frente ao palanque em que estavam políticos, empresários e militares. Por fim, às 11h40min, o evento foi finalizado. Em seguida, os jovens retornaram para o transporte, chegando em Vitória às 13h.

Estamos imensamente agradecidos por toda a organização do evento! Agradecemos a calorosa recepção por parte do grupo de Guarapari, o Gilberto Barros, que nos recebeu com muita alegria. O desfile foi muito emocionante para todos os escoteiros participantes. Os jovens se sentiram orgulhosos de estarem representando o movimento escoteiro, pois mostraram para a população local e para os representantes do nosso estado a paixão que temos pelo movimento. Além disso, foi um bom momento para reunir amigos escoteiros.

 


Redação: Hugo Hemerly; Edição:Hugo Hemerly; Revisão: Graziela Oliveira; Foto: Lucilene Patrício