11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Domingo Azul para os escoteiros do Ilha

#juntossomosAMAES

juntossomosAMAESDomingo quente de muito sol marcou a atividade do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Neste dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nossos jovens, escotistas, dirigentes e pais apoiadores se juntaram à AMAES (Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo) em uma caminhada pela orla da Praia de Camburi – Vitória (ES), com o objetivo de levar à população informações sobre o mundo dos autistas.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] A AMAES é uma associação privada, de utilidade pública municipal e estadual e sem fins lucrativos. Nossa renda é através do Bazar Solidário. Iniciamos 2016 com 50 autistas sendo atendidos, hoje estamos com cerca de 100 e uma fila de espera de 400 autistas. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Pollyana Paraguassú – Presidente da AMAES

O encontro foi às 8h em frente ao Píer de Iemanjá, que foi definido como o ponto de partida da caminhada . Aos poucos, lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros foram chegando e se juntando aos demais participantes e apoiadores do movimento. Com a disposição e alegria característica do escotismo os jovens logo se dispuseram a entregar panfletos que traziam informações sobre o autismo e sobre a AMAES.

[icon name=”cloud” class=”” unprefixed_class=””][icon name=”sun-o” class=”” unprefixed_class=””] Azul é a cor do céu

Antes de iniciar a caminhada teve aquecimento com um carro de som que animou a galera. Foram distribuídos aos participantes balões azuis, cor símbolo do autismo. Reunidos em torno de uma mesma causa, crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade faziam parte de uma onda azul que mesmo debaixo de um sol quente se mantiveram firmes no propósito do evento.

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] Saiba mais: O DIA MUNDIAL DO AUTISMO

Autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina, daí porque o azul foi definida como a cor símbolo do autismo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day em inglês). Este foi o nono ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo).

No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área. Somente com o diagnóstico precoce e conseqüente inicio prematuro de intervenção podemos oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo.

Para reforçar a importância do evento e sensibilizar a população em torno da causa, nessa  data, além das caminhadas, cartazes e matérias publicadas na imprensa e na Internet, vários prédios e monumentos importantes foram iluminados de azul nesse dia. Entre eles, no Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada, em São Paulo, os prédios do Senado e do Ministério da Saúde, em Brasília. Nos Estados Unidos, o prédio Empire State, em Nova York e a Casa Branca, em Washington e no Canadá, a CN Tower, em Toronto.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] A informação abre as portas para a inclusão e ilumina a ignorância que gera o preconceito. A participação de todos os segmentos da sociedade é sempre muito bem-vinda e a presença colaborativa e organizada dos escoteiros engrandece o movimento. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Maria Regina Amorim – Amiga de um autista

[icon name=”handshake-o” class=”” unprefixed_class=””] #Juntos somos AMAES

Escoteiros do Ilha e do Barão
Escoteiros do Ilha e do Barão: #juntossomosAMAES

A caminhada foi um sucesso! Contou com aproximadamente 500 participantes, entre crianças atendidas pela AMAES, pais, amigos de autistas, escoteiros e pessoas da comunidade que vieram buscar mais informações sobre o autismo e prestigiar a causa. Estiveram presentes também o deputado estadual Doutor Hércules além de representantes da secretaria de Assistência Social, da secretária de saúde Cátia Cristina Lisboa e do secretário de esportes Wallace Valente, todos representante da Prefeitura de Vitória.

O 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e o 16º/ES Grupo Escoteiro Barão de Teffé juntos participaram ativamente do evento e assim fortaleceram e demonstraram o trabalho relevante do Movimento Escoteiro mundial, que tem entre outros objetivos a participação e envolvimento dos jovens em atividades de ações sociais e comunitárias, que visam o crescimento e desenvolvimento de toda a sociedade.

O trabalho em equipe dos Escoteiros do Ilha e do Barão contou com a alegria dos lobinhos, a disposição dos escoteiros e a proatividade dos seniores e pioneiros. à moda escoteira, rapidamente eles se organizaram e com muito empenho e descontração foram para a areia da praia, quiosques, calçadão e fizeram uma verdadeira varredura na orla da Praia de Camburi.

Parabéns a todos, o objetivo foi alcançado. Bravo! Bravo! Bravo!

[icon name=”paw” class=”” unprefixed_class=””] Investidura de lobinho

Investidura do Vinicius Leal
Investidura do Vinicius Leal

Lobo, lobo, lobo!

No encerramento do evento, após serem soltos os balões azuis, ainda aconteceu a investidura de mais um lobinho do nosso Grupo Escoteiro. Na presença dos pais Márcio Leal e Adriana Ferreira Gomes, Vinícius Gomes Leal recebeu das mãos de sua Akelá Sylvia Lessa, o tão almejado lenço e a partir de agora ele foi aceito e integrado como membro do nosso Grupo Escoteiro e passa a fazer parte da Alcateia. A cerimônia ocorreu no calçadão da Praia de Camburi e contou com a presença dos lobinhos ali presentes e dos Assistentes de Chefia da Alcateia Lobos do Mar Roger, Thaís, Josimar e César.

A Alcateia Lobos do Mar deu boas-vindas com uma palma escoteira para o jovem Vinícius, desejando-lhe muitas aventuras na Jângal e muitas realizações pessoais em nosso convívio.

[icon name=”bullhorn” class=”” unprefixed_class=””] Você precisa saber e divulgar

  • Há mais de 70 milhões de autistas no mundo;
  • No Brasil, segundo pesquisa são mais de 2 milhões de autistas;
  • Há mais crianças com espectro autista do que crianças com câncer, síndrome de down, HIV/AIDS, paralisia e diabetes juntas;
  • 90% dos autistas no Brasil ainda não foram diagnosticados.
Autismo

[icon name=”picture-o” class=”” unprefixed_class=””] Mais fotos

Veja mais fotos do evento de ontem visitando o álbum correspondente em nossa página no flickr [icon name=”flickr” class=”” unprefixed_class=””]


Redação: Gaziela Oliveira, edição: Jodelson Sabino, fotos; Josimar Thomy e Jodelson Sabino. A foto dos monumentos brasileiros são do site sembarreira.jor.br e a foto da Casa Branca iluminada de azul é do