11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Beach Camp – do sonho à realidade

[icon name=”thumb-tack” class=”” unprefixed_class=””] Coluna do Chefe

 Por Richardson Murta

Durante o jogo democrático, os jovens da Tropa Escoteira, solicitaram a chefia a realização de um acampamento de Praia. O tema até estava definido: AcampaBeach! No entanto, sempre haviam empecilhos que o inviabilizavam, e que acabavam por adiar a realização dessa atividade.

Mas o desejo de proporcionar essa experiência aos jovens continuava latente na nossa chefia…

[icon name=”life-ring” class=”” unprefixed_class=””] O sonho realizado

E assim, nos dias 03 e 04 de novembro desse ano foi concretizado o tão sonhado acampamento de Praia. O local escolhido foi Enseada das Garças, no município de Fundão. Com  temática um pouco diferente – agora sendo Beach Camp – todas as atividades foram planejadas em situações comuns que as pessoas vivenciam na praia.

No primeiro dia de acampamento ocorreram dois módulos.  O primeiro deles tinha como fundo de cena o naufrágio de um velejador que, alcançando uma ilha, teve que por em prática sua experiência como escoteiro para garantir sua sobrevivência. Os jovens tiveram que construir uma cabana natural e praticar os conhecimentos de nós e amarras, entre outras atividades.

O segundo módulo previa atividades na praia, onde os jovens jogaram o tão famoso futebol de areia. Também pegaram “jacaré” no mar e participaram do jogo da serpente na água.

A noite iniciou-se o tão esperado Jogo Noturno! Neste jogo, os jovens foram divididos em duas equipes que construíram  suas “embarcações” (castelinhos de areia), onde posicionavam suas bandeiras com cores especificas. Os jovens, pintados com as cores das suas equipes tentavam proteger a sua e atacar a da equipe oposta. Os jovens que realizam a defesa tinham lanternas e caso visualizem o oponente aproximando-se da sua embarcação, o iluminavam, excluindo-o da atividade. O jogo foi bem dinâmico e divertido para
os jovens.

[icon name=”fire” class=”” unprefixed_class=””]Fogo de Conselho

Para finalizar o dia de atividades, nada mais que o famoso Fogo de Conselho, onde os jovens
apresentaram as esquetes que haviam preparado previamente ( tema Preservação da Praia e/ou Mar).

Tivemos alguns momentos marcantes nesse Fogo de Conselho. Para alguns, recém ingressos no Movimento, foi a primeira experiencia desse tipo de cerimonia. Já para Eduardo Castilho marcou reafirmação de sua promessa e para as escoteiras Letícia Selvatici e Kaylanne Rodrigues a entrega do IMMA (Insígnia Mundial do Meio Ambiente).

No do dia seguinte foi realizado o Caça ao Tesouro (outra atividade de praia), em formato de Carta Prego, com alguns desafios a serem realizados. No final, cada patrulha achava um medalhão com o nome da patrulha e o nome do acampamento.

Depois de tantas atividades, os jovens desfrutaram de um momento livre para se divertirem o momento com seus amigos de lenço.

Mas o descanso dura pouco… Como diz BP ” Devemos deixar o lugar melhor do que achamos”. Então os jovens iniciaram a limpeza do local, juntamente com a chefia

O BeachCamp ficará marcado no coração de todos que participaram. Ainda mais no da escoteira Amanda Nobre, pois realizou a sua promessa e primeira progressão (pista).

Aproveitando esse momento marcante na vida de todos, as escoteiras Letícia Selvatici e Cecília Oliveira, promoveram o momento de espiritualidade do evento, assim concluindo parte de sua progressão.  E como de costume, o acampamento foi encerrado ao som da Canção da Despedida, marcando para sempre esses momentos de alegria, aprendizado e amizade compartilhados pelos jovens e chefes.


Redação: Richardson Murta, Fotos: pais apoiadores e chefes  Edição: Aldrey Gonçalves.