11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Nosso Grupo é destaque no Curso Preliminar

Chefe Cléber em destaque
Foto oficial do CP
Foto oficial do CP

Participação do Ilha no Curso Preliminar

Nesse último Sábado, dia 13 de Agosto de 2016, aconteceu um Curso Preliminar, dirigido pela Chefe Sylvia Lessa, Akelá e Diretora do Programa Educativo do nosso Grupo.

O curso foi um dos maiores já realizado na Região Escoteira do Espírito Santo, contando com 34 alunos, dentre os quais, a grande maioria eram pais e voluntários do nosso Grupo.

Além da presença massiva de cursantes e do curso ser dirigido pela Chefe Sylvia, também a equipe de Staff, responsável pelo planejamento operacional, logística e suporte ao curso foi constituída integralmente por adultos voluntários do Ilha: Chefe Eliana coordenou o Staff, os chefes Lourdes, Márcia, Carla, Francine e Richardson compuseram a equipe de cozinheiros e ainda tivemos o apoio do Chefe André e da Chefe Silvana.

Os Chefes Júnior, do Loren Renzo e Luiz Severino, do Barão de Teffé, completaram a equipe de instrutores do curso, juntamente com o Chefe João Gabriel, que também é do nosso Grupo.

[wp-svg-icons icon=”images” wrap=”i”] Veja a seleção de fotos do Curso Preliminar no álbum correspondente em nossa página no flickr

Staff do CP
Eliana, Sylvia, Lourdes, Márcia, Carla, Richardson e Francine

O que é o Curso Preliminar?

O Curso Preliminar é a primeira etapa na formação do adulto voluntário no Movimento Escoteiro, e busca desenvolver no adulto os conhecimentos e habilidades iniciais para sua atuação como escotista (i.e. chefe) ou dirigente institucional junto ao seu Grupo Escoteiro.

Importância do Curso Preliminar para o nosso Grupo

O curso foi muito importante para o crescimento em qualidade do nosso grupo e representou um aporte importante de conhecimento, tendo como objetivo específico:

  • Para os pais: Ajudá-los a definir a melhor forma deles próprios contribuírem e de seus filhos desfrutarem dos benefícios de participar do Movimento Escoteiro.
  • Para os voluntários adultos: Desenvolvimento das competências necessárias para que eles possam contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento do nosso Grupo e do Movimento Escoteiro de uma forma geral.

Comentários sobre o Curso Preliminar

A participação da Chefe Sylvia nesse evento é digna de citação em destaque. Além de diretora do curso, ela apoiou o Staff e orientou e esclareceu dúvida de todos os cursantes, principalmente o grande contingente do Ilha, pois ela é a Assessora Pessoal de Formação (APF) de todos eles.

Seguem comentários de personagens importantes e uma declaração da Diretoria Executiva Nacional sobre o Curso Preliminar

Aqui vai o meu Parabéns e muiiiiito obrigada a todos os participantes no Curso Preliminar AGO/2016, sejam Chefes, sejam pais, sejam apoiadores, seja a equipe de cozinha, sejam preletores ou instrutores e um muiiiiito obrigada Especial ao nosso querido Pai e Chefe Roger Trancozo que nos disponibilizou um local tão apropriado para que pudéssemos realizar este evento com eficiência e eficácia. O Sucesso foi total Chefia!!! Uma Palma Escoteira a todos os envolvidos neste CP!

Silvana Roncetti, Diretora-Presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

 

Fiquei muito feliz com esta turma toda. Parabéns à todos, com carinho para a equipe de formação. SAPS

Luciano Rodrigues, Diretor-Presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Espírito Santo

O nosso trabalho voluntário rende mais e melhores frutos na medida em que nos capacitamos adequadamente para a tarefa. Portanto, investir na formação significa valorizar o próprio tempo que dedicamos voluntariamente ao escotismo.

Diretoria Executiva Nacional

E Sábado que vem … o que tem?

A próxima data de atividade no nosso local de encontro é 20/8/2016, sábado próximo, quando estaremos todos juntos, adultos e jovens de todos os ramos, realizando atividades educativas e visando a construção de um mundo melhor!

Em paralelo, em Colatina, ES, no Sábado e no Domingo próximos, estará ocorrendo o Encontro Regional de Escotistas e Dirigentes, o Indaba 2016, que tem por objetivo promover o intercâmbio de ideias, compartilhar boas práticas do escotismo, consolidar a fraternidade escoteira e nortear ações do Escotismo Capixaba. Uma comitiva formada pelos Chefes Sylvia, Eliana, Jacqueline e Jodelson estará presente e representará o nosso Grupo no Indaba 🙂 . Por isso eles não estarão com os demais no Sábado 😐 .

Especula-se que a Diretoria Regional da União dos Escoteiros do Brasil – Espírito Santo está preparando uma novidade que será apresentada no Indaba 2016.

Quem for ao Indaba vai ficar sabendo em primeira mão. Quem não for, fique atento nas mídias sociais nesse final de semana.

 

Teaser do Indaba Regional ES de 2016
Tem novidade saindo quentinha do forno! O que será?

 

Um comentário

  1. Roger Trancozo

    O CP, foi muito bacana e esclarecedor. As atividades EaD acrescentaram agilidade ao curso. Recomendo aos demais pais do grupo

Comentários estão fechados.