11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Um final de semana inteiro de escotismo

Lenço do ilha em destaque

Sábado de manhã – Guarderia

As atividades do sábado dia 20/08/2016 e domingo, dia 21/08/2016 do 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória foram uma mistura de jogos para os jovens, visita a um navio da Marinha do Brasil para jovens e adultos e reuniões de jovens líderes e adultos em um Congresso Regional Escoteiro. Depois, no domingo teve um complemento que fez desse um final de semana inteiro de escotismo, para jovens e adultos!

Na programação da manhã de sábado tinha gincana olímpica e em comemoração ao dia do jornalista os jovens foram incentivados a realizarem ensaios fotográficos visando a conquista da especialidade de jornalismo. Teve também comemoração dos aniversariantes do grupo e muitos jovens e adultos visitantes vieram conhecer de perto as nossas atividades e esclarecer dúvidas sobre como funciona o Movimento que conta com mais de quarenta milhões de adultos e jovens envolvidos, em todo o mundo.

Logo após o I.B.O.A., os Lobinhos foram separados por matilhas para participar da gincana olímpica. Antes porém, chefe Enilene fez um aquecimento com tiro na lata (basquete). Eles se sentiram verdadeiros atletas se preparando para as provas.

Foram montadas diversas bases com tarefas diferentes a cumprir. As atividades exigiam que os Lobinhos demonstrassem suas habilidades de coordenação motora, trabalho em equipe, liderança, estratégia, equilíbrio e agilidade. A pontuação era para toda a equipe, o que fazia com que os mais habilidosos em um prova ajudassem os outros a superarem suas dificuldades.

Entre as provas tinha tiro ao alvo, revezamento, salto triplo, arremesso de disco, basquetebol e triátlon. Eles correram, pularam, saltaram, lançaram, e fizeram muitos pontos completando as provas.

Para realizar estas olimpíadas, os Lobinhos contaram com a participação dos Pioneiros e com pais colaboradores que se prontificaram com muito entusiasmo a ajudar nas bases.

Paulinha: Bem no alvo!
Paulinha: Bem no alvo!

O ramo escoteiro reuniu-se em patrulhas para realizar o “Conselho de Patrulha”, que é a reunião de todos os integrantes da patrulha, para discutir e tomar decisões sobre aqueles temas que são do interesse de todos, inclusive sobre as atividades que a patrulha vai realizar durante um ciclo de programa e as atividades que vai propor na Assembléia de Tropa para que seja realizada por toda a tropa Escoteira.

Outra atividade realizada foi fotografia. Chefe Richardson designou um escoteiro de cada patrulha para fazer fotos com o objetivo de iniciar o treinamento para cumprir os primeiros itens da especialidade de jornalismo. Como sempre os escoteiros se mostraram muito interessados e se empenharam bastante em realizar essa empreitada jornalísticas.

Tivemos também a visita de crianças com seus pais interessados em conhecer o Grupo e o Movimento Escoteiro.

No final da nossa manhã, depois do encerramento das atividades, tivemos bolo, refrigerante, salgados e um “parabéns para você” cantado por todos com muita animação para comemorar o aniversariante da semana que foi o Chefe Richardson.

 

Sábado e Domingo à tarde – Visita a um navio da Marinha do Brasil

Escoteiro do mar não pode ver um barco dando sopa que pula dentro e já sai remando ou velejando … imagina então um navio da marinha dando sopa …?!

Depois das atividades de sábado de manhã, alguns Escoteiros do Ilha não resistiram e partiram direto da Guarderia para visitar o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia (G25). A visita não foi planejada, então eles não tiveram o privilégio da visita exclusiva, como foi o caso da visita ao Veleiro Cisne Branco em Setembro de 2015, mas como estavam devidamente uniformizados, tiveram prioridade na fila para o embarque.

O NDCC Almirante Sabóia participou da Guerra das Malvinas e da Guerra do Golfo e foi aberto à visitação no porto de Vitória no sábado (20) e no domingo (21) das 14 às 17 horas.

Para saber mais sobre essa embarcação que foi incorporada à Marinha do Brasil em 21 de maio de 2009, siga o link da página com os detalhes no site naval.com.br.

No domingo, o Chefe Richardson voltou ao navio para a segunda visita com duas pioneiras do Grupo  e assim fechou o final de semana dos jovens.

Veja abaixo os representantes do nosso Grupo na visita ao Navio no sábado e no domingo.

Sábado (20/08/16) Domingo (21/08/16)
Jovens Escoteiros: Thamirys Francez,  Maria Eduarda Niemeyer,  Artur Laurett

Lobinho: Caio Francez

Escoteiros: Aitana Eler,  Arthur Silva

Pioneiras: Ana Luiza Steer,  Julia Rabello

Escotistas e dirigentes Richardson Murta,  Maria de Lourdes Richardson Murta

 

Sábado e domingo o dia todo – Indaba

Eliana, Jacqueline, Jodelson e Sylvia no Indaba2016
Eliana, Jacqueline, Jodelson e Sylvia no Indaba2016. Foto: Estêvão Salles (f64)

Enquanto as atividades rolavam soltas em Vitória, os dirigentes Eliana, Jacqueline e Jodelson, junto da a Diretora do Programa Educativo e Akelá Sylvia, do nosso Grupo, partiram de trem sábado bem cedo para Colatina (ES), onde participaram, durante todo o final de semana, do Indaba Regional Escoteira 2016, que foi uma reunião de Jovens Líderes, Escotistas e Dirigentes vinculados aos Grupos Escoteiros da Região Escoteira do Espírito Santo com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias, compartilhar boas práticas do escotismo, consolidar a fraternidade escoteira e nortear ações do Escotismo Capixaba.

Na tarde de sábado o webmaster do nosso Grupo, Jodelson Sabino, que é também o webmaster da Região Escoteira do Espírito Santo, apresentou para os presentes o novo site da Região já no novo padrão da União dos Escoteiros do Brasil e na noite do mesmo dia houve um jantar comemorativo dos 50 anos do Grupo Escoteiro Marista, de Colatina (ES), que foi o grupo que organizou e recebu os participantes do Indaba.

No mais, o Indaba foi uma sequência agradável e dinâmica de experiências que alternava oportunidades de estreitar o relacionamento entre os participantes, aprofundar o conhecimento sobre o Movimento Escoteiro e planejar as atividades e eventos da região para os próximos semestres.

Mais fotos

Para ver outras fotos tiradas por jovens e adultos nos dias 20 e 21/8 visite o álbum de fotos desse final de semana em nossa página no Flickr.

Indaba Regional 2016 - Foto Oficial
Foto Oficial do Indaba Regional 2016 – Foto: Estêvão Salles (f64)

Agradecimentos a Graziela Oliveira, Richardson Murta, Estêvão Salles, Larissa GastMann, Glen Leão, Francine Gratival e Ana Steer pelo envio de conteúdo para compor essa matéria.