[wp-svg-icons icon=”support” wrap=”i”] O CTMAR
Mentalidade marítima
Essa foi a primeira expressão que o Chefe Lobo Marinho Marcelo Teixeira escreveu no quadro branco ao iniciar a primeira aula teórica do Curso Técnico do Mar (CTMAR).
Chefe Marcelo Teixeira tem mais de 43 anos no Movimento Escoteiro, é o Coordenador Adjunto da Equipe Nacional da Modalidade do Mar (CONAMAR) da União dos Escoteiros do Brasil e foi o diretor do CTMAR que foi ministrado nos dias 27 e 28/8/2016 nas dependências da Escola de Aprendizes- Marinheiros do Espirito Santo (EAMES), em Vila Velha (ES). O outro instrutor do CTMAR foi Chefe Marlon Sherdien, Coordenador Regional da Modalidade do Mar (COREMAR) da Região Escoteira do Rio Grande do Sul e Chefe do Ramo Sênior do 123/RS Grupo Escoteiro do Mar Almirante Abreu, de Rio Grande (RS).
Podem participar do CTMAR jovens e adultos a partir do Ramo Sênior, sendo que aos seniores e guias são destinadas à habilitação de Veleiro Amador e, aos maiores de 18 anos, à habilitação de Arrais Amador, conforme a Norman-03.
O curso foi ministrado em regime fechado, exigindo-se o pernoite e a realização das refeições no local do curso, sendo que a programação de sábado teve o jantar às 21:00 e às 22:00 iniciou-se a aula sobre Tradições dos Escoteiros do Mar e o Programa dos Escoteiros do Mar.
Pauleira! … como disseram alguns dos alunos.
Nosso Grupo teve uma participação expressiva no curso: fomos metade do número total de alunos, entre seniores, chefes escoteiros, dirigentes e pais interessados. Além disso, a Diretora Administrativa e Mestra do Clã Pioneiro Carla Fucci e a Pioneira Ana Steer do nosso Grupo compuseram o staff do curso, juntamente com Luiz Severino do Escritório Regional.
A parte teórica do curso envolve segurança da navegação, atracação, desatracação, fundeio, amarração em boia, comunicação e instrumentos de navegação. A parte prática inclui situações de navegação à vela, a remo e a motor.
Teoria e prática do curso envolvem também disciplinas específicas de navegação voltadas para o contexto do escotismo do mar, como, por exemplo:
- Análise do conjunto das etapas de progressão específicas para a Modalidade do Mar e as especialidades boas para as seções de Escoteiros do Mar;
- Tradições do Escotismo do Mar: história, cerimoniais, símbolos, uniformes, utilidades e necessidade do caxangá, etc;
- Simbologia no Escotismo do Mar: bastões com croques, animais e ambientes marinhos, nomes do mar, personagens náuticos, temáticas náuticas para atividades de modalidade etc;
- Segurança para Escoteiros do Mar: exposição ao sol em acampamentos, primeiros socorros voltados para atividades náuticas, incêndio a bordo e regras de seguranças para atividades embarcadas e o conjunto de Salvatagem;
- Sistema de Patrulhas do Mar embarcadas;
A cerimônia de encerramento teve uma cadeia da fraternidade com a participação do Capitão de Fragata Fábio Casaes Passos, Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, que abriu as portas da EAMES e forneceu o melhor apoio possível para a realização desse CTMAR.
A maioria dos jovens do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória não teve atividade nesse final de semana porque muitos pais, chefes e escotistas estavam envolvidos com o CTMAR, mas além da Vitória Tavares e do Vitor Denadai, que fizeram o curso, outros jovens do Grupo estiveram em Colatina (ES), realizando atividade escoteira. Quer saber mais? Veja o artigo no site do Ilha sobre a Ação de Saúde – Trote Solidário [wp-svg-icons icon=”leaf” wrap=”i”] [wp-svg-icons icon=”aid” wrap=”i”].
[wp-svg-icons icon=”bubble” wrap=”i”] Depoimentos
O CTMAR foi uma experiência extraordinária! … Novos amigos, novos conhecimentos. Aprendemos sobre as tradições escoteiras e sobre como levar esses pensamentos para os nosso grupo e para os nossos jovens e fazer com que essas tradições marítimas cresçam em nossas vidas.
Richardson Murta, Chefe do Ramo Escoteiro do 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e aluno do CTMAR 2016
Foi com muita alegria que cursei o CTMAR. No ano de 2002 foi plantada a “sementinha” pelo Chefe Luciano Rodrigues para que o Ilha de Vitória se tornasse do mar. Em 2011 realizamos esse sonho e agora conseguimos capacitar os adultos voluntários para que possam exercer com segurança as atividades náuticas. Como disse o Chefe Luciano Rodrigues, esse curso foi um DIVISOR DE ÁGUAS !!!!!
Eliana Rigo, Dirigente do 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e aluna do CTMAR 2016
[wp-svg-icons icon=”signup” wrap=”i”] Sobre o distintivo Chefe Escoteiro do Mar
O distintivo de Chefe Escoteiro do Mar será utilizado por aquele que atender os seguintes requisitos: a) Ter sido aprovado no CTMAR (Curso Técnico do Mar); b) Possuir o Nível Básico em qualquer das linhas de formação da União dos Escoteiros do Brasil, devidamente homologado; c) Ser membro de um Grupo Escoteiro da Modalidade do Mar, Seção Autônoma da Modalidade do Mar ou estar lotado em função regional ou nacional relativa à prática da modalidade do mar; d) Possuir anotado em seu histórico escoteiro o mínimo de 50 (cinquenta) horas embarcadas; e) O distintivo de Chefe Escoteiro do Mar será concedido pelo Coremar, ou em sua ausência pelo Conamar, avaliada apresentação dos itens necessários; |
[wp-svg-icons icon=”images” wrap=”i”] Fotos não podem faltar!
Acesse o álbum com uma seleção de fotos do evento em nossa página no flickr clicando na foto oficial abaixo ou acesse o álbum com mais de 170 fotos do CTMAR 2016 na página da Região Escoteira do Espírito Santo, no facebook.