11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Ação de saúde – TROTE SOLIDÁRIO 2016

Gabi em destaque plantando uma árvore
Escoteiros do Ilha compõe a equipe do projeto
Escoteiros do Ilha compõem a equipe do trote solidário, juntamente com a equipe multiprofissional da EMESCAM

[wp-svg-icons icon=”leaf” wrap=”i”] [wp-svg-icons icon=”aid” wrap=”i”] Trote solidário

Quem pensa que as atividades do 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória nesse último final de semana se resumiram ao treinamento dos adultos e seniores no CTMAR 2016 [wp-svg-icons icon=”support” wrap=”i”] está muito enganado!

No sábado, dia 27/08/2016, enquanto nosso bravos chefes do mar aprendiam lições teóricas e práticas de navegação e de escotismo do mar com os Chefes Marcelo Teixeira e Marlon Sherdien, em Vila Velha (ES), a Chefe Francine Gratival, o sênior Vinicius Tafarello , a guia Sophia Guedes e a nossa brava lobinha do mar Gabriela Gratival trabalhavam em terra, em Colatina (ES), na coordenação e na operação de alguns módulos da Ação de Saúde Trote Solidário, uma iniciativa em que nossa turma pode realizar ações sociais voltadas para a área de saúde e também algumas ações de conteúdo ecológico!

A Ação de Saúde foi realizada pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), com parceria da Vale e do Instituto Solidário tem por objetivo realizar atividades com calouros e veteranos da EMESCAM que impactam positivamente as comunidades.

A turma do Ilha saiu da Estação Pedro Nolasco, em Cariacica (ES) às 7h00 e retornou a Vitória também de trem, à mesma estação, as 20h30, junto com outros coordenadores do evento.

O Grupo do Ilha trabalhou no controle de embarque e conferência dos 150 alunos da EMESCAM. No começo da manhã junto com os funcionários da Vale orientaram o plantio de 150 mudas, às margens do Rio Doce, fazendo um trabalho de reflorestamento próximo à estação de trem de Colatina. Cada aluno plantou de 1 a 2 mudas e a Lobinha Grabriela plantou 5!

Além do plantio de mudas, os calouros e veteranos da EMESCAM e alguns médicos e profissionais voluntários que compunham o grupo realizaram ações como:

  • Atendimentos médicos
  • Avaliação postural
  • Medidas antropométricas (peso, altura e IMC)
  • Orientação voltada para verminose, inclusive levando os vermes para as crianças verem
  • Verificação de pressão arterial e glicemia capilar para os cuidadores
  • “A liga de Endócrino”, com uma médica Endocrinologista
  • Orientação dentária voltada para prevenção de cáries
  • Assistência social que trabalhou questões de reflorestamento e controle do vetor da dengue

Os veteranos ficavam nas bases de saúde e os calouros na recreação e seniores e a lobinha do Ilha coordenaram tudo isso junto a Chefe Francine e com a Professora Gracilene, do núcleo de atenção ao discente.

No período da tarde, a equipe do nosso Grupo Escoteiro, além de ter programado as atividades recreativas, organizaram as bases e o fluxo das 60 crianças que vivem em abrigos de Colatina, no trabalho de atendimento à saúde. Nossa lobinha coordenou toda a intendência do evento. No retorno a Vitória, os membros de nosso Grupo Escoteiro, mesmo exaustos, não se abateram e conferiram novamente todo o grupo de alunos da EMESCAM antes de liberar a partida do trem.

Gostaria de destacar o excelente trabalho de divulgação que nossos jovens fizeram, não somente do 11º GEMar, mas também do Movimento Escoteiro como um todo, colocando em prática os ensinamentos que são passados durante a suas vidas escoteiras.
Experiência ímpar, poder unir meu trabalho com o escotismo!

Francine Gratival, assistente de chefia do Ramo Sênior do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

[wp-svg-icons icon=”images” wrap=”i”] Fotos

Clique na foto abaixo para ver o álbum em nossa página do Flick com a seleção de fotos da Ação de Saúde – TROTE SOLIDÁRIO 2016.

Trote Solidário - 27/08/2016