11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Atividades do grupo no Dia do Escoteiro 2016

Aitana subindo para o Huga Huga

Nesse último sábado, dia 23/4, Dia Mundial do Escoteiro, jovens dos ramos escoteiro, sênior e pioneiro compareceram ao nosso local de encontro para realizar as atividades programadas no calendário de cada ramo.

Jogos escoteiros

Nosso barco Ceará
Nosso barco Ceará

Depois do I.B.O.A., os jovens do ramo escoteiro, coordenados pelos chefes Richardson e André, cantaram algumas cantigas escoteiras, brincaram de bastão elétrico e de carta prego, que são jogos escoteiros que visam desenvolver a agilidade, raciocínio, senso de orientação e inteligência espacial. Os jovens foram orientados a determinarem o azimute da torre da caixa d’água do Hotel Ilha do Boi com auxílio de uma bússola, a determinar a altura do monumento da Praça da Grécia baseado na comparação com proporções conhecidas e a decifrar uma frase em código morse baseado nos apitos do chefe. Antes do I.BO.A. de encerramento foi realizada uma sessão de treinamento de “Huga Huga Chá Chá Chá” (veja filme abaixo) que é a primeira fase para construção da famosa “aranha escoteira”.

Os seniores e pioneiros fizeram slack line e o Sr. Jadilson, pai do sênior Vitor realizou alguns testes com o nosso veleiro Ceará para verificação do último reparo feito.

Tivemos também a visita da Sra. Geciara Salomão, que já atuou como assistente do Ramo Lobinho no nosso grupo, no período de 2008 a 2010 e que levou o seu filho Gabriel, de 11 anos, para conhecer de perto os jovens do nosso grupo e verificar o interesse e a viabilidade do mesmo iniciar o período de experiência.

Diversidades que nos unem

Por oportuno, os jovens do Ramo Escoteiro tiveram a oportunidade de interagir rapidamente com um grupo de jovens da Organização Espiritual Sukyo Mahikari que, por acaso, se encontravam ali por perto. Os chefes Richardson e André explicaram como funciona o Movimento Escoteiro e os líderes do grupo de jovens Sukyo Mahikari explicaram sobre essa organização, que tem em sua base a crença em Deus, que é também uma das bases do Movimento Escoteiro. Com essa experiência, os jovens do nosso grupo tiveram a oportunidade  de conhecer uma interpretação diferente do desenvolvimento espiritual em um ambiente de respeito, fundamentado na proposta de tornar este mundo melhor para todos, de acordo com o tema anual 2016 definido pela União dos Escoteiros do Brasil.

Diversidades que nos unem-12

Huga Huga … chá chá chá!

Vejam esse vídeo selecionado das sessões de treino de Huga Huga com os saltos e mergulhos fantásticos de Sofia Borges, Nicolas Lakatos, Aitana Eler e Ana Gurter, tendo como base André Sena,  Eric Sabino, Richardson Murta e Robson Souza.

Além desse vídeo, que pode também ser acessado diretamente clicando na foto abaixo ou no nosso canal no youtube, estão disponíveis também algumas fotos no álbum das atividades do dia 23/04/2016 em nossa página no Flickr.

 

 

Você sabia?

O dia 23 de Abril foi escolhido como Dia Mundial do Escoteiro em homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge, que morreu em 23/04/303.

De acordo com as lendas, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, que, atualmente, faz parte da República da Turquia e, de acordo com a tradição, teria sido um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo, sendo o padroeiro em diversas partes do mundo.

Bandeira da Inglaterra
Bandeira da Inglaterra

A Cruz de São Jorge é um símbolo constituído por uma cruz vermelha em fundo branco. Este símbolo está presente em emblemas, brasões e bandeiras de países, cidades e instituições que adotaram São Jorge como santo patrono como, por exemplo, Londres, Barcelona e Inglaterra.

Foi o criador do escotismo, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por considerá-lo um modelo a ser seguido, já que, segundo suas palavras

[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”]fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar

A Medalha Cruz de São Jorge também é o nome de uma condecoração concedida em agradecimento a sócios da UEB ou Altas Autoridades que já tenham recebido a medalha de Gratidão Ouro, em sinal de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados ao Escotismo.


Crédito das mídias desse artigo: As fotos dos desse artigo são de João Gabriel e Jacqueline Sabino e os vídeos são de Jacqueline Sabino. Todas as mídias foram publicadas nesse blog com autorização dos autores.