11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Akelá do Ilha apresenta TCC que fala sobre escotismo

No dia 7 de dezembro, a nossa Akelá, Chefe Sylvia Lessa, graduanda em Pedagogia, apresentou o trabalho de conclusão de curso, intitulado ” APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DO ESCOTISMO NA EDUCAÇÃO FORMAL E SEUS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM”. O trabalho de sua autoria em conjunto com Juliana Scarpat Cavalcante, é um requisito para obtenção do titulo de Pedagoga.

 

As autoras do trabalho, a nossa Akelá Sylvia Lessa e Juliana Scarpat Cavalcante.

O estudo, orientado pelo Professor Doutor em Educação Antonio Alves de Almeida, tem por objetivo investigar os limites e as potencialidades dos princípios metodológicos do escotismo aplicados na educação formal. Visa também a aprendizagem significativa e a compreensão do conceito de cidadania. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e empírico, com alunos do 2º ano do ensino fundamental e gestores de uma escola pública da cidade de Vitória (ES).

O trabalho avaliou de forma qualitativa a aplicação do método escoteiro como sondagem diagnostica e social, e os resultados indicam uma importante melhoria no aspecto comportamental do grupo avaliado.

De acordo com o orientador do trabalho, o mesmo foi muito significativo, pois a educação não formal abre novas possibilidades para a melhoria da educação publica no Estado. Também elogiou a dedicação, postura e a ética de ambas as pesquisadoras.

 

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Quero parabenizar o grupo escoteiro, por estar aberto a esta pesquisa, a presença no dia de defesa e por estabelecer esse dialogo com a Faesa! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

 

 Doutor em Educação Antonio Alves de Almeida, orientador

 

A Mestra Edileuza M. S. Domingos Ferreira, professora da FAESA. Membro da banca examinadora do trabalho também comentou sobre o estudo, considerando-o importante e único.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Esse TCC foi original. Nesses quase 8 anos na Faesa, desconheço outro trabalho que tenha abordado o tema do escotismo, muito menos estabelecendo relação dos princípios metodológicos do mesmo ao processo de aprendizagem dos conteúdos escolares. Considero a abordagem muito adequada, considerando as características de cada espaço educativo e seus objetivos específicos. As alunas e seu orientador estão de parabéns! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Mestra Edileuza M. S. Domingos Ferreira, Professora da FAESA e membro da banca examinadora do TCC

 

Nosso grupo parabeniza a Chefe Sylvia pela conquista empreendida, tendo a certeza que seu trabalho acadêmico é tão valoroso quanto o que desempenha em nosso grupo! Bravo!

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] SAIBA MAIS: TRABALHOS ACADÊMICOS DO ILHA SOBRE ESCOTISMO

Além do TCC da Chefe Sylvia, outros dois trabalhos acadêmicos sobre o escotismo foram produzidos nos últimos anos por membros do nosso Grupo Escoteiro:

  1. Em 2015 a senhora Ana Louback, que já atuou no nosso Grupo como assistente de chefia da Tropa Mista Sênior Impisa apresentou o seu TCC de título “O Movimento Escoteiro na ONU” conforme reportado neste artigo pela então editora do nosso blog, Edna Rodrigues. O artigo completo encontra-se disponível para download  neste link no site da União dos Escoteiros do Brasil. O curioso é que a Chefe Sylvia, então diretora técnica do nosso Grupo Escoteiro, esteve presente na apresentação da Chefe Ana;
  2. Neste ano de 2017 a Ana Louback, novamente, usou o escotismo como tema em seu Trabalho de Conclusão de seu MBA intitulado “Programação para o Evento Escoteiro “60° JOTA / 21° JOTI” para o 11°/ES GEMar Ilha de Vitória” conforme reportado no item “Coordenação Qualificada” neste artigo do nosso blog.

Redação: Jodelson Sabino, Edição: Aldrey Gonçalves   Fotografia: Jodelson Sabino