Carta prego, atividades de patrulha, Módulo de atividades ao ar livre e confraternização com outros grupos do nosso Distrito Escoteiro. Veja como foi o dia dos escotistas, dirigentes, pioneiros, seniores e escoteiros do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória neste sábado 11/11/2017.
[icon name=”flag” class=”” unprefixed_class=””] Escoteiros e as atividades de Patrulha
Os jovens da Tropa Escoteira Mista Épsilon realizaram atividades independentes, por patrulha, conforme previsto no nosso calendário. A programação foi definida no Conselho de Patrulha e os monitores decidiram os locais onde seriam realizadas. Esta dinâmica permite que as patrulhas realizem atividades diversas e distintas e possibilita a evolução dos jovens.
A Patrulha Arraia iniciou as atividades do dia com um módulo de aprendizado de nós e amarras, depois confeccionaram, em equipe, o Distintivo de Patrulha para todos os membros e finalmente realizaram uma reunião do Conselho de Patrulha.
A Patrulha Tubarão Branco também realizou a sua reunião de Conselho de Patrulha, depois assistiram, juntos, um filme e fizeram a discussão sobre o tema do mesmo.
A Patrulha Jacaré também realizou a sua reunião de Conselho de Patrulha, depois confeccionou, em equipe, o seu Distintivo de Patrulha para todos os membros e concluiu suas atividades com uma pesquisa prévia como preparação para o Jantar Lusófilo, que realizarão brevemente.
A Chefia da Tropa Escoteira ficou muito satisfeita com os resultados das atividades deste dia pois o desempenho das tropas foi muito bom e os jovens reagiram de forma muito positiva ao desafio, contribuindo para a construção de um ambiente democrático e participativo na Tropa.
[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] SAIBA MAIS – P.O.R – REGRA 074 – CONSELHO DE PATRULHA DE ESCOTEIROSI – O Conselho de Patrulha é a reunião formal dos membros da Patrulha, sob a presidência de seu Monitor, para tratar de todas as tarefas necessárias ao desenvolvimento de cada Ciclo de Programa e auxiliar na avaliação da progressão pessoal de seus integrantes. II – O Conselho de Patrulha delibera sobre todos os assuntos de interesse da Patrulha, inclusive suas atividades, admissão de novos membros, problemas de administração, treinamento e disciplina. |
[icon name=”envelope” class=”” unprefixed_class=””] [icon name=”map-pin” class=”” unprefixed_class=””] Pioneiros, Seniores e as cartas prego
De uma forma geral a atividade dos seniores, supervisionados pelos pioneiros, foi um jogo de bases que requereu que os jovens se deslocassem até a próxima localização por meio de informações contidas em cartas prego.Como os jovens nessa faixa etária estão se preparando ou fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), algumas atividades envolveram temas ligados ao quotidiano escolar.
A primeira carta prego exigiu que eles decodificassem o texto que continha uma charada a qual, quando resolvida, os enviava para a Ilha do Frade. Na ilha, eles recebiam outra carta que os orientava a medirem a distância entre as margens de um lago, sem poderem contorná-lo ou atravessá-lo. Desta forma eles tinham que utilizar técnicas de medição, sendo que uma delas é pura geometria: semelhança de triângulos!
Ao terminarem a medição, eles receberam outra carta prego contendo o símbolo do sinal de pista que os orientava a voltarem ao ponto inicial da reunião. De volta à Praia de Santa Helena eles receberam uma nova carta prego que solicitava a construção de um monte de areia, que deveria ter a altura igual à do bastão da patrulha e, após concluída a edificação do monte de areia, eles deveriam subir nele e entoar o grito da patrulha.
Os jovens do Clã Pioneiro Ilha do Socó, supervisionados pelo Chefe Leonardo Vilar programaram e aplicaram as atividades realizadas pela Tropa Sênior Impisa.
A atividade dos seniores e pioneiros foi programada para abordar principalmente o desenvolvimento físico e intelectual, mas teve também um pouco das áreas afetiva e religiosa.
Chefe Leonardo Vilar, diretor de relações institucionais da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo
[icon name=”birthday-cake” class=”” unprefixed_class=””] Comemoração dos 9 anos do 33º/ES
Na tarde deste mesmo dia, representantes do 16º/ES Grupo Escoteiro Barão de Teffé e do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha e Vitória atenderam ao convite do 33º/ES Grupo Escoteiro Guerreiros de Helamã para celebração dos 9 anos de fundação do Grupo.
Participaram, representando o nosso Grupo Escoteiro, o lobinho Caio Francez, a guia Thamirys Francez, o Chefe Ricardson Murta, a Diretora Administrativa Jacqueline Sabino e o Diretor-presidente Jodelson Sabino.
[icon name=”anchor” class=”” unprefixed_class=””] I.B.O.A. típico de Escoteiro do Mar
A pedido dos nossos anfitriões, Chefe Richardson, que é Chefe de Seção da Tropa Escoteira Mista Épsilon do nosso Grupo Escoteiro, coordenou o I.B.O.A. de abertura, conduzindo o hasteamento do Pavilhão Nacional de acordo com os silvos característicos emitidos de seu apito de marinheiro. O Sênior do Barão Ricardo Casarin e a Chefe Marinaura Nascimento, do Guerreiros, ficaram responsáveis pelo hasteamento da bandeira, de modo que tivemos representantes de três grupos escoteiros como protagonistas da cerimônia.
Na ocasião, a Chefe Vânia Binotti, diretora-presidente do Grupo anfitrião, entregou ao Chefe Deslandes Oliveira a Medalha de Gratidão Bronze pelos relevantes serviços prestados ao Grupo, no que seguiu-se uma calorosa palma escoteira.
Na sequencia os Chefes David Casarin, diretor-presidente do Barão e Jodelson Sabino, diretor-presidente do Ilha, proferiram breves palavras de homenagem ao grupo anfitrião com destaque para os laços de fraternidade que unem a comunidade de escoteiros do nosso distrito e sobre os eventos históricos e recentes de integração com o Guerreiros, encerrando com os planos para intensificar esta integração no futuro próximo.
[icon name=”shield” class=”” unprefixed_class=””] Sobre o Guerreiros de Helamã
O 33º/ES Grupo Escoteiro Guerreiros de Helamã foi fundado no dia 8 de novembro de 2008. Suas reuniões são realizadas aos sábados das 15h às 17h, no Parque Horto de Maruípe, uma área arborizada e bem cuidada pela Prefeitura de Vitória, repleta de facilidades e infraestrutura ideal para a realização de atividades escoteiras.
Para maiores informações e contato com o 33º/ES visite a página do Grupo no facebook[icon name=”facebook-square” class=”” unprefixed_class=””].
[icon name=”heart” class=”” unprefixed_class=””] A Vitória que nos une
O nosso Grupo escoteiro é muito ligado aos nossos irmãos do 33º/ES Grupo Escoteiro Guerreiros de Helamã. Nós realizamos as nossas atividades na Praia de Santa Helena e exploramos a natural vocação marítima de nossa cidade e os Guerreiros, incrustados no interior da Ilha de Vitória, entre o Parque Estadual da Fonte Grande e a Baía de Vitória, exploram um dos nossos belíssimos parques municipais em atividades típicas da modalidade básica do escotismo. Com efeito, é comum realizarmos atividades em conjunto com eles:
- Em setembro de 2016 lobinhos, escoteiros e escotistas do 33º/ES realizaram as suas atividades conosco, na Praia de Santa Helena, vivenciando assim uma manhã de atividades com um grupo escoteiro do mar, conforme reportado neste artigo do nosso blog.
- Em setembro de 2017 a Chefe Vânia Binotti, diretora-presidente do Guerreiros do Helamã, juntou-se aos nossos escotistas e dirigentes para nos ajudar a realizar a atividade nacional do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom 2017), em que os jovens do nosso Grupo proporcionaram uma manhã de escoteiro a alunos de uma escola pública do Bairro Andorinhas, aqui na cidade de Vitória, conforme reportado neste artigo do nosso blog.
[icon name=”picture-o” class=”” unprefixed_class=””] Em paralelo, Módulo de Atividades ao Ar Livre para os chefes
Enquanto isso, durante todo o final de semana, esteve ocorrendo a segunda turma do Módulo de Atividades ao Ar Livre (MTA) oferecida este ano. O Chefe César e a Chefe Márcia, da Alcateia Lobos do Mar, o Chefe Frank, da Tropa Escoteira Mista Épsilon e a Chefe Thaís e o Chefe André, da Tropa Sênior Mista Impisa estiveram lá como alunos deste curso.
Com a participação de cinco chefes do nosso Grupo Escoteiro nesta segunda turma, alcançamos um total de oito escotistas que já estão por concluir o nível básico já devidamente treinados neste módulo
O MTA possui um enfoque na linha de formação Escotista e visa capacitar e consolidar as habilidades mateiras de adultos, tornando-os aptos a orientar os jovens de todos os ramos no planejamento e execução de atividades ao ar livre, sendo um pré-requisito para a conclusão do nível Básico Escotista.
A Diretoria Regional tem priorizado a oferta de treinamento para os voluntários do Movimento Escoteiro no Estado. A diretoria do nosso grupo Escoteiro está alinhada com esta diretriz da Diretoria Regional e tem incentivado fortemente a formação de nossos escotistas e dirigentes. Estas são duas iniciativas congruentes dos níveis regional e local que tem se somado para dar um resultado muito positivo na capacitação de nossos adultos voluntários.
[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Em nome da Diretoria do Grupo parabenizo os nossos oito escotistas que fizeram o MTA este ano. Esta é uma evidência clara de que estamos contribuindo para termos mais adultos voluntários tecnicamente capacitados em nosso Grupo, aumentando o nosso potencial de oferta de atividades interessantes e de qualidade aos nossos jovens, o que é uma das mais importantes prioridades da diretoria atual [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]
Jodelson Sabino, diretor-presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória
[icon name=”camera” class=”” unprefixed_class=””] Mais fotos
Para ver mais fotos de todas as atividades deste final de semana, clique neste link e tenha acesso direto ao álbum de fotos correspondente em nossa página no flickr, que hoje em dia já conta com mais de 5.000 fotos no total.
Redação e edição: Jodelson Sabino, Fotos: 33º/ES Grupo Escoteiro Guerreiros do Helamã e 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória