11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Sábado de progressões e alegrias no nosso Grupo Escoteiro

Escoteiros em destaque

[icon name=”rocket” class=”” unprefixed_class=””][icon name=”sun-o” class=”” unprefixed_class=””][icon name=”cloud” class=”” unprefixed_class=””] Chove ou não chove ?

Escoteiro não é de açúcar nem de papel!

Mesmo com o tempo nublado, lobinhos, escoteiros e seniores, cujas famílias não viajaram para o feriadão, compareceram neste sábado, dia 4/11/2017,  na Praia de Santa Helena para mais um sábado de atividades.

Antes do I.B.O.A. de abertura, o assunto mais falado nas conversas de jovens e adultos era o resultado do Scout JOTI Challenge 2017, conforme noticiado em nosso artigo sobre o o duplo diamante que conquistamos.

[icon name=”fast-forward” class=”” unprefixed_class=””] Passagem de ramo, integração e muita animação

Passagem da Gabriela Gratival
Momento emocionante: Chefe Sylvia, a Akelá, apresenta formalmente a jovem Gabriela Gratival ao Chefe da Tropa escoteira mista Épsilon

Os lobinhos iniciaram as atividades realizando uma cerimônia integrada com os escoteiros: a passagem de ramo da então lobinha Gabriela Gratival, que a partir de então passou a ser oficialmente escoteira. um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando a nossa Akelá, chefe Sylvia Lessa, apresentou formalmente a então escoteira Gabriela Gratival ao Chefe da Tropa escoteira mista Épsilon.

Na sequencia, a jovem Gabriela, ainda com seus distintivos de promessa de lobinha e de prima, foi recebida calorosamente na Tropa Escoteira e a partir daí participou das atividades já no novo ramo.

Para que lado é o norte? Para que lado é o sul? Para qual direção o vento está soprando agora? O vento está soprando forte ou fraco?

[icon name=”paw” class=”” unprefixed_class=””] Lobinhos aprendem sobre o vento e sobre os pontos cardeais

Atividades de base elaboradas pelo Chefe César permitiram que os lobinhos do Ilha conhecessem melhor a bússola, o catavento e a biruta, descobrissem a importância destes instrumentos e artefatos, como utilizá-los para orientação, para a navegação e de uma forma geral para as atividades escoteiras.

Sempre de uma maneira lúdica e utilizando como fundo de cena o Livro da Jângal, os lobinhos foram estimulados a manusearem os instrumentos e a entender como eles funcionam e o que é possível deduzir acerca do ambiente que nos cerca a partir da observação dos mesmos.

[icon name=”compass” class=”” unprefixed_class=””] Voz de comando para escoteiros e seniores

Escoteiros e seniores trabalharam em conjunto, sob a supervisão dos chefes Richardson e Frank, para realizar várias atividades recreativas e uma atividade técnica chamada “voz de comando”, na qual simularam, em terra, estar remando em uma embarcação. Nesta atividade eles tiveram que obedecer às ordens de comando utilizando termos técnicos náuticos. As instruções deviam ser interpretadas prontamente pelos remadores do barco imaginário e, além disso, deviam ser executados em sincronismo pela tripulação de cada embarcação. Nesta atividade os escoteiros aprenderam também alguns termos e siglas de identificação de navios e de tripulação.

[icon name=”rocket” class=”” unprefixed_class=””] Evolução constante de jovens e adultos

O sábado não teve só a evolução da Gabriela, que passou para o ramo escoteiro. No I.B.O.A. de encerramento teve a investidura do Mateus Machado e a entrega do certificado de nomeação da Chefe Márcia que, depois de um período de experiência com escotista,  assumiu oficialmente a função de assistente de chefia da Alcateia Lobos do Mar. Seguindo o exemplo da Chefe Sylvia, a Chefe Márcia está empenhada no desenvolvimento de suas competências nas duas linhas de conhecimento do Movimento Escoteiro. Apesar de já ter concluído o nível básico na linha dirigente, ela já está inscrita no Curso Básico – linha Escotista, que ocorrerá no último final de semana deste mês.

[icon name=”smile-o” class=”” unprefixed_class=””] A alegria de construir um mundo melhor

Quem passou pela Praia de Santa Helena neste sábado pode testemunhar os momentos de alegria contagiante que todos nós experimentamos durante as nossas atividades. Para os adultos, participar do nosso Grupo Escoteiro é uma oportunidade de fazer o bem, provendo educação complementar aos nossos jovens e causando um grande impacto socioambiental positivo nas comunidades do nosso entorno, o que nos traz a sensação agradável de estarmos dando a nossa contribuição para construir um mundo melhor.

[icon name=”music” class=”” unprefixed_class=””] Uma visita inesperada

Jodelson e Silvânia
Chefe Jodelson e Professora Silvânia

Quem nos deu a honra de uma visita fortuita foi a Professora Silvânia Saadi, da Escola de Música CLPT, que saiu para fazer uma caminhada, em companhia de sua filha, Mariana, e no caminho parou para assistir a nossa cerimônia de I.B.O.A. de encerramento.

Professora Silvana recentemente nos acolheu em sua escola, juntamente com a Professora Sônia. As duas passaram uma tarde avaliando os jovens de nosso grupo quanto ao atendimento dos requisitos para a conquista da especialidade de música, conforme reportado neste artigo do nosso blog. Por causa disto, o nosso Diretor-Presidente, Jodelson Sabino, aproveitou o momento do encontro dela com o nosso Grupo lá na Praia de Santa Helena e puxou uma calorosa palma escoteira em agradecimento ao seu trabalho voluntário executado em prol da progressão dos jovens do nosso Grupo.

Vamos encerrar este artigo relembrando o depoimento da Professora Silvânia depois da tarde de avaliação de especialidade de nossos jovens em sua escola de música.

Especialidade música


Redação, edição e fotos: Jodelson Sabino