11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Luz, câmara, votação!

Palma escoteira em destaque
Foto oficial na CMV
Os presentes posam para uma foto comemorativa em companhia do Vereador Mazinho dos Anjos e do Chefe Giovani Abranches, que representou a UEB-ES

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (16/11), os vereadores da Câmara Municipal de Vitória aprovaram o Projeto de Lei nº 247/2017, do vereador Mazinho dos Anjos, que declara de utilidade pública o 11º /ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória.

Os seguintes escotistas, dirigentes e jovens do nosso Grupo Escoteiro compareceram à esta sessão da Câmara Municipal:

NOME FUNÇÃO OU EQUIPE EM QUE ATUA NO GRUPO
Albert Sholl Equipe Relacionamento Institucional
Eliana Rigo Diretora financeira
Eric Kenzo Escoteiro
Eric Sabino Escoteiro
Graziela Oliveira Equipe de Comunicação
Jacqueline Sabino Diretora administrativa
Jodelson Sabino Diretor-presidente
Laís Komati Escoteira
Márcia Shigetomi Assistente de Chefia
Pollyana Paraguassu Diretora Administrativa Adjunta
Richardson Murta Chefe da Tropa Escoteira
Sophia Oliveira Escoteira
Sylvia Lessa Chefe da Alcateia

Tivemos ainda a ilustre presença do Chefe Giovani Abranches, que assistiu toda a sessão representando a Diretoria Regional.

Alguns familiares dos adultos voluntários do nosso Grupo Escoteiro também compareceram ao evento para nos prestigiar e acompanhar de perto a votação. Com isso podemos dizer que o Movimento Escoteiro teve uma presença expressiva, constituindo-se na maior parte da platéia da Câmara Municipal de Vitória naquela tarde.

[icon name=”bullhorn” class=”” unprefixed_class=””] Divulgando o Movimento Escoteiro

Os participantes do nosso Grupo Escoteiro chamaram a atenção por estarem trajando o nosso uniforme típico e durante o tempo que ali permanecemos fomos abordados várias vezes com pedido para tirar fotos e perguntas sobre o nosso Grupo e sobre o escotismo. Alguns vereadores fizeram questão de informar que já participaram ou que gostariam de ter participado do Movimento Escoteiro quando jovens e algumas pessoas nos procuraram interessados em saber mais detalhes sobre como e onde realizamos nossas atividades de escoteiros do mar.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Acreditamos que aparições públicas como esta são oportunidades importantes para divulgarmos o Movimento Escoteiro e para aproximar o nosso Grupo da comunidade que o cerca, despertando interesse sobre o que fazemos e construindo a base para o desenvolvimento das ações previstas no nosso planejamento estratégico. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Jodelson Sabino, diretor-presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

[icon name=”gavel” class=”” unprefixed_class=””] A votação do projeto de lei

A sessão se iniciou às 16h e houve discussão de alguns assuntos antes de fosse iniciada a votação que estávamos aguardando.

Da abertura para discussão da matéria até o encerramento da votação, incluindo um vereador que apresentou a sua justificativa de voto foram gastos cerca de 10 minutos.

Primeiramente, o vereador Mazinho dos Anjos pediu a palavra antes da votação para ler um discurso redigido pelo nosso diretor-presidente Jodelson Sabino. Neste discurso, o nosso Grupo Escoteiro foi apresentado aos vereadores presentes e foi destacada a importância da votação favorável à concessão do título de Utilidade Pública para o nosso Grupo Escoteiro como importante passo para obtermos futuramente um maior apoio do poder público.

Na sequência, o presidente da mesa convocou os vereadores presentes a realizarem a votação a qual foi encerrada às 17h43 com o anúncio do resultado com as seguintes palavras

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Catorze presentes, treze “sim”, nenhum “não”, presidente não vota. Matéria aprovada! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Vinícius Simões, vereador e presidente da Câmara Municipal de Vitória

Após a declaração do resultado, o vereador Davi Esmael solicitou a palavra para justificar o seu voto e concluiu a sua justificativa como segue

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””](…) Esta casa não poderia ter outra decisão a não ser aprovar o projeto proposto pelo Vereador Mazinho, reconhecendo vocês como de utilidade pública. Parabéns! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Davi Esmael, vereador da Câmara Municipal de Vitória

Depois de encerrada a sessão, os participantes do Movimento Escoteiro presentes posaram para uma foto de lembrança desta tarde e saudaram o vereador Mazinho do Anjos com uma palma escoteira, em agradecimento pela submissão e condução do projeto de lei em nosso favor.

O Projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Câmara e agora seguirá para sanção que deverá ser dada pelo Prefeito de Vitória dentro dos próximos quinze dias.

[icon name=”pencil-square-o” class=”” unprefixed_class=””] Atualização deste artigo após sua publicação

Após a aprovação por unanimidade na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 247/2017 tramitou para o gabinete do Prefeito Municipal Luciano Santos Rezende o qual sancionou a Lei 9.213, que foi publicada no Diário Oficial do Município de Vitória em 13/12/2017 declarando o nosso Grupo Escoteiro de utilidade pública a partir de então.

[icon name=”picture-o” class=”” unprefixed_class=””] Fotos e vídeos

O vídeo com o trecho da sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória de 16/11/2017 em que ocorreu a votação do projeto de lei, com duração aproximada de dez minutos pode ser acessado em nosso canal no facebook ou clicando na foto abaixo.

A sessão completa pode ser baixada página da TV câmara.

Há uma versão mais curta, filmada pela Chefe Márcia, também disponível no nosso canal no youtube [icon name=”youtube-square” class=”” unprefixed_class=””] e acessível diretamente neste link.

No álbum sobre a votação do projeto de lei 247/2017, disponível em nossa página no flickr [icon name=”flickr” class=”” unprefixed_class=””], você vai encontrar mais fotos sobre a sessão da Câmara Municipal gentilmente produzidas para o nosso Grupo Escoteiro pelo Estúdio JAMC. Para acessá-lo basta clicar na foto abaixo.

Sessão de 16/11/2017 na Câmara Municipal de Vitória


O Estúdio JAMC é nosso parceiro para serviços de fotografia e se coloca à disposição para atender em festas, comemorações, eventos corporativos, fotos de família, gestantes, aniversários, casamentos, tratamento de fotos, locação de estúdio e outros serviços de fotografia, bastando entrar em contato pelos telefones [icon name=”phone” class=”” unprefixed_class=””] (27) 3063-7753 ou [icon name=”mobile” class=”” unprefixed_class=””] (27) 99892-1263.

 

Estúdio-JAMC-faixa


Redação e edição: Jodelson Sabino, fotos: Estudio JAMC.