11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Você sabe o que é Caxangá?

Caxangá-60o.-JOTA-21o.joti
Escoteiros usando caxangá
Escoteiros e escoteiras do Ilha usam caxangá

A maioria das pessoas conhece a palavra caxangá quando aprendem a letra da canção popular

Escravos de Jó, jogavam caxangá,
Escravos de Jó, jogavam caxangá.
Tira, bota, deixa ficar…
Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá,
Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá.

Mas segundo a edição 256, de Setembro de 2008, da Revista Superinteressante, “Jó não tinha escravos e ninguém joga caxangá“. De fato, Jó, pelo que se sabe, é um personagem bíblico do antigo testamento e não há relatos na Bíblia de que ele tinha escravos, porém caxangá é sim o nome de um jogo, exemplificado nesse vídeo de Guilherme Marchezini, que pode ser até jogado em um dos nossos acampamentos, se os chefes e jovens animarem.

Ainda segundo a mesma edição da revista Superinteressante, no Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa” e no Dicionário do Folclore Brasileiro caxangá é definido como um adereço usado pelas mulheres alagoanas. A palavra também já foi associado aos saquinhos utilizados no contrabando de sementes para as senzalas.

Além disso, caxangá também é o nome dado no Brasil a um crustáceo decápode braquiuro da família dos portunídeos, de nome científico Callinectes marginatus, encontrado mais frequentemente no continente africano e que aqui, em terras capixabas, certamente seria conhecido simplesmente como “siri”.

Caxangá também é um nome muito conhecido em Recife (PE), pois além de ser o nome de um bairro, é também o nome de uma avenida que, por acaso, é a segunda mais longa avenida em linha reta do Brasil, com 6,2 km sem nenhuma curva, mesmo que leve!.

E os topônimos não param por aí. Caxangá também é o nome de um restaurante localizado na Praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, a 70 km de Natal.

 

Vista panorâmica da Praia da Pipa, Tibau do Sul, RN
Vista panorâmica da Praia da Pipa, Tibau do Sul, RN

Caxangá também é uma música de Milton Nascimento, que em um de seus versos diz

Quem não é sincero sai da brincadeira correndo
Pois pode se queimar

Mas não é nenhum desses o significado da palavra caxangá no contexto do escotismo …

Para nós, escoteiros do mar, a definição de caxangá é a seguinte:

Caxangá é um chapéu, confeccionado em brim branco, tipo “Marinha”, com abas direitas para cima, com o distintivo da Modalidade do Mar, utilizado por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros, Pioneiras, Escotistas e Dirigentes em cerimônias oficiais, como complemento do Uniforme Escoteiro, conforme Regra 047, item II.b do POR (Princípios, Organização e Regras).
Caxangá
Caxangá de um dos Escoteiros do Ilha, com o distintivo da modalidade do mar.

Como nós, Escoteiros do Ilha,  somos um Grupo Escoteiro do Mar, o CAXANGÁ é, portanto, um complemento do nosso uniforme que deve ser usado na cabeça, ou seja, “como cobertura”.


Crédito das fotos desse artigo:

A foto  da Praia da Pipa é de Emmanuel Pautet – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1765058

As fotos dos seis escoteiros do Ilha usando caxangá, bem como a foto do caxangá apenas ãos de Jodelson Sabino e foram produzidas especialmente para esse artigo, sendo proibida a sua reprodução ou utilização para qualquer fim sem a autorização por escrito do autor.