11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Tropa Sênior do Ilha visita o NOTAer

Seniores no notaer
tropa-senior-no-notaer

No dia 27/4/2019 a Tropa Sênior Mista Impisa, do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória,  foi recebida pelo Cabo Cassotto e pelo Soldado Champoski para uma visita ao Núcleo de operações e transporte aéreo da Polícia Militar do Espírito Santo (NOTAer).

Os anfitriões começaram recepcionando os nossos jovens e mostrando como é o dia-a-dia da equipe, incluindo detalhes tais como

  • Os rádios que eles utilizam para comunicação
  • Como eles respondem às ocorrências
  • Quais os tipos de sinais que eles usam para convocar o pessoal do quartel para decolar quando é necessário atender uma ocorrência com o uso dos helicópteros

Esta primeira parte da visita foi encerrada com uma apresentação sobre  os procedimentos de pouso e decolagem dos helicópteros.

soldado Champoski e cabo Cassoto em um helicóptero
O soldado Champoski e o cabo Cassoto após o sucesso em uma operação de resgate

Champoski e Cassoto prosseguiram mostrando os equipamentos utilizados e falando sobre alguns tipos de salvamento que eles realizam tais como o de pessoas perdidas na selva e pessoas envolvidas em acidentes. 

Em seguida, os anfitriões explicaram que para atuarem em suas funções eles têm que estar em treinamento contínuo, de modo a estarem sempre  aptos para atuar prontamente em diversos tipos de missões.

"Os jovens da Tropa Sênior ficaram encantados com cada detalhe apresentado pelos militares do NOTAer. A cada curiosidade apresentada, percebia-se que os olhos deles brilhavam."

Renata Leite, Chefe de seção da Tropa Sênior Mista Impisa
tropa senior dentro do helicoptero

Na parte final da visita, os nossos jovens ficaram sabendo as formas deles ingressarem no NOTAer no futuro, se tiverem interesse, e ouviram surpresos que dos mais de 10.000 policiais militares do Espírito Santo, apenas 13 participam do NOTAer.

"Eu achei uma experiência diferente e gostei de poder conhecer um pouco mais do trabalho deles. Fomos muito bem recebidos pelo Soldado Champoski e pelo Cabo Cassoto."
Eric Sabino
Eric Sabino
Monitor da Patrulha Galápagos, da Tropa Sênior Mista Impisa

Redação e Edição: Jodelson Sabino e Thaís D’Emery , Fotos: Renata Leite, Richardson Murta e arquivo disponível no site da PM-ES