Akelá é o nome dado ao escotista que é Chefe de Seção do Ramo Lobinho |
Esse artigo detalha essa definição utilizando palavras mais fáceis de entender para quem não está ainda familiarizado com os termos do Movimento escoteiro.
[icon name=”gitlab” class=”” unprefixed_class=””] A Alcateia e a Akelá
Os lobinhos de um Grupo Escoteiro são crianças de 6,5 a 11 anos que formam a Alcateia, composta de, no máximo, 24 crianças que são organizadas em até quatro matilhas de até 6 lobinhos cada.
A Alcateia é dirigida por uma equipe de adultos os quais chamamos de escotistas, e que são treinados para exercer esta função, depois indicados pelo(a) chefe de seção e finalmente nomeados pela Diretoria do Grupo Escoteiro, conforme a Regra 126 do POR · Princípios, Organização e Regras em seu CAPÍTULO 8 – RAMO LOBINHO.
Um dos escotistas deve ser nomeado Chefe de Seção e assumirá a coordenação e a orientação geral da Alcateia, sendo os demais seus assistentes.
O chefe da Alcateia é chamado(a) de Akelá, e é reconhecido(a) pelos lobinhos como o lobo mais velho, a quem todos os outros lobos devem respeito.
[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Eu sou Akelá, o chefe dos lobos da Alcateia de Seeonee, da selva da Índia.
Fui escolhido por eles para ser seu líder porque tenho experiência e os guio nas caçadas por caminhos seguros, protegendo-os dos perigos.
Os lobos me respeitam por isso, e eu respeito a Lei. Aliás, todos cumprem a lei e é por isso que somos conhecidos como o Povo Livre.[icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]
do Livro da Jângal (Mowgli, o menino lobo) de Rudyard Kipling
[icon name=”heart” class=”” unprefixed_class=””] A Akelá do nosso Grupo Escoteiro
No 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, a atual Akelá é a Chefe Sylvia, a responsável principal pelo desenvolvimento de cada lobinho, tanto no movimento escoteiro quanto em sua vida.
A Akelá Sylvia conta com o apoio dos assistentes, apresentados na Página do Ramo Lobinho do nosso site. Essa equipe recebe em troca todo o merecido carinho dos lobinhos e dos pais por serem personagens importantes na formação do caráter dos jovens da Alcateia.
[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] Saiba mais: O grande Uivo
A cerimônia do Grande Uivo indica a alegria dos lobinhos em pertencer à Alcateia, a união do grupo onde todos são iguais e farão o seu Melhor Possível.
O Grande Uivo tem um triplo significado:
1º: dar boas vindas ao Akelá;
2º: renovar sua promessa e
3º: mostrar que estão prontos a obedecer ao comando do(a) Akelá.
Clique na imagem abaixo e assista o vídeo de pouco mais de 1 minuto mostrando como os lobinhos saúdam a Akelá.
Se gostou do artigo, compartilhe-o clicando nos botões apropriados localizados abaixo do vídeo.
AKELÁ! faremos o melhor …