11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Atividade extra dia 26/7

Estamos de férias mas, para quem não viajou, o 11o. GEMar Ilha de Vitória estará promovendo uma atividade extra no dia 26/7 o Scout Field Day, uma atividade promovida pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) com as finalidades de:

  1. Capacitar o Grupo Escoteiro a montar uma base “improvisada” de radioamador em uma situação de emergência;
  2. Inserir o jovem no contexto tecnológico da comunicação, despertando a sua curiosidade
  3. Difundir o Radioescotismo.

As atividades a serem desenvolvidas tem como foco o Movimento Escoteiro e sua filosofia de aprender fazendo, assim os jovens serão inseridos nas atividades de acordo com suas capacidades, mas sempre de forma a praticar e experimentar e não de simplesmente observar.
As atividades ainda estão sendo programadas pelos chefes. Segue abaixo alguns detalhes obtidos em primeira mão pela equipe do BLog do GEMar Ilha de Vitória:

  • Não está sendo considerada a hipótese de desenvolver programação para os dois dias sugeridos pela UEB e sim apenas o dia de sábado, 26/7; 
  • Para os lobinhos estão sendo consideradas atividades de 8:30 às 12:00 como Telefone de Lata, Chicotinho queimado e Batalha naval à distância, tudo com o uso de rádio. Nessas atividades os lobinhos aprenderão detalhes sobre o funcionamento do rádio e serão incentivados a se comunicar pelo rádio com outros escoteiros e lobinhos;
  • Para os escoteiros e Sêniores estão sendo consideradas atividades de 8:30 às 17:00 e está sendo discutido o uso de cordas de sisal, bambu, serra e faca para realizar atividades de pioneiria para instalação das antenas e uma mesa para os equipamentos na parte da manhã, aprendizado sobre chamadas de emergência e operação da base com troca de informações com outros grupos escoteiros.

Os pais e os jovens interessados devem entrar em contatos com os chefes o quanto antes sendo que os pais podem ajudar o grupo provendo cadeiras bancos e mesas adicionais para as atividades bem como alimentação para os jovens.