No último sábado, dia 15 de setembro foi dia do MutCom, uma ação comunitária promovida pelos Escoteiros do Brasil. O objetivo dessa atividade é estimular crianças e jovens a interagirem com a comunidade por meio da prestação de serviço. Anualmente, diversos grupos escoteiros do Brasil se unem para realizar, em um dia específico, este importante mutirão comunitário. Neste ano o tema foi “Escotismo: Educação para a Vida”. Assim, o 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória escolheu a instituição Avedalma – Abrigo à Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado, localizado em Cariacica, para visitar e fazer sua colaboração social.
[icon name=”link” class=”” unprefixed_class=””] Escotismo em Ação Social
O grupo conseguiu envolver não apenas os jovens, como também seus familiares. Foram arrecadados produtos de higiene pessoal, itens de farmácia (enfermaria) e alimentos, somando um total de aproximadamente 700 itens. Para a entrega tivemos a participação de lobinhos, escoteiros, seniores, chefes, dirigentes e pais apoiadores que seguiram em dois ônibus rumo ao Avedalma. Além dos produtos, o nosso grupo levou muita animação e alegria para todos.
A atividade teve inicio com uma grande roda. Em seguida, nosso grupo cantou canções escoteiras e promoveu muitas brincadeiras, que auxiliaram na integração com os moradores do asilo. A tarde desse sábado foi também momento de ouvir histórias. Os idosos adoraram contar suas experiências e falar de tudo que viram e viveram ao longo da vida.
No entanto, os idosos também querem aprender e ouvir estórias. Curiosos, se mostraram interessados em conhecer o 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, o que é o escotismo e o que fazemos. Entre eles, havia um senhor que, quando jovem fez parte do movimento escoteiro ( mas como já sabemos, “uma vez escoteiro, sempre escoteiro!”).
Em seguida, as crianças e jovens puderam visitar as casas que abrigam idosos que residem no abrigo. Conheceram uma senhora portuguesa que chegou ao Brasil em 1947 e um senhor que já contabilizou 100 aniversários, mas que não perdeu sua alegria de viver! Emocionados, alguns jovens lembraram de familiares e de momentos felizes que passaram com seus avós.
[icon name=”anchor” class=”” unprefixed_class=””] Novos integrantes para Tropa Escoteira
Outro momento marcante foi a passagem oficial dos lobinhos que completaram 11 anos para a Tropa Escoteira. Uma surpresa para lá de especial que tornou inesquecível este dia nas vidas de:
- Beatriz Patrício Trancozo;
- Edoardo Patrignani;
- João Diego Lengruber Gama;
- Maria Luiza Ventura Leão.
Parabéns aos recém-chegados escoteiros, que agora começam a trilhar uma novo caminho de aventuras . E também ao nosso grupo por mais esta participação em um evento em prol da comunidade. Com esta atividade, os participantes conquistaram o último Distintivo das Atividades Estratégicas(EducAção Escoteira, MutEco e MutCom) e conseguirão preencher o quebra-cabeça do mosaico que integra o Distintivo de Registro Anual. Bravo! Bravo! Bravo!
[icon name=”thumbs-up” class=”” unprefixed_class=””] Itens arrecadados:
- Leite;
- Arroz;
- Açúcar;
- Feijão;
- Fubá;
- Óleo;
- Trigo;
- Café;
- Macarrão;
- Biscoito salgado;
- Mate a granel;
- Amido de Milho;
- Mucilon;
- Suco (Caju, goiaba e uva);
- Cesta básica;
- Creme dental;
- Papel higiênico;
- Gaze;
- Esparadrapo;
- Atadura;
- Desodorante spray com cheiro;
- Aparelho de barbear descartável;
- Luva de procedimentos tamanho M;
- Fraldas geriátricas;
- Shampoo.
Ao final, os jovens se despediram dos idosos e agradeceram pela experiência vivida nesta tarde de sábado, recebendo o convite para retornarmos em outra ocasião. E para a viagem de volta, fomos carinhosamente abençoados pelos idosos.
Redação: Graziela Oliveira; Edição: Graziela Oliveira; Fotos: Jodelson Sabino e responsáveis dos jovens