11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Passos de Devoção: nosso grupo na 15ª Romaria Nacional Escoteira

Altar

Apesar de não estar ligado a nenhuma religião específica, o Movimento Escoteiro incentiva os seus membros a desenvolverem o lado espiritual, independentemente da crença de cada um. Por exemplo, durante a cerimônia de promessa escoteira fica claro que todo escoteiro tem deveres consigo mesmo, com o próximo e com Deus. O Escotismo e a Igreja Católica tem uma relação íntima desde a chegada do movimento no Brasil, e muitas igrejas sediavam grupos por acreditarem no método educativo que o escotismo propunha.

Herdamos dessa época uma forte parceria entre as duas instituições, e ainda é comum observarmos muitos grupos ligados a igreja católica. E é por isso que anualmente a União dos Escoteiros do Brasil organiza a Romaria Nacional Escoteira, evento de confraternização, reflexão e desenvolvimento espiritual para todos os escoteiros, sendo da igreja católica ou não.

[icon name=”book” class=”” unprefixed_class=””] A Romaria

A palavra romaria faz referência à cidade de Roma, sede da Igreja Católica. Significa peregrinação, viagem de um grupo em direção a uma igreja ou local considerado santo para pedir graças, agradecimentos, pagar promessas ou puramente por devoção. A viagem pode ser feita a pé ou em qualquer veículo.

O nosso grupo não poderia perder um evento nacional de tamanha importância! Por isso, duas de nossas associadas, a guia Thamirys Francez e a chefe Lourdes Ferreira de Souza, participaram da delegação formada por 18 escoteiros da Região do Espírito Santo. A viagem teve início partindo de Campo Grande, Cariacica, e com muita emoção seguiu para a 15ª edição dessa jornada anual, que aconteceu no dia 22 de Abril de 2018 no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

 [icon name=”map-o” class=”” unprefixed_class=””] O Percurso

Antes da Romaria no domingo, o grupo teve uma programação intensa e gratificante. Estiveram em Canção Nova, onde participaram de uma pregação no Santuário com o Seminarista, fizeram uma breve visita ao Santuário de Frei Galvão, onde ouviram uma palestra sobre a vida do Frei com o guardião do santuário e, por fim, chegaram ao Santuário de Aparecida, onde se encontraram com outros escoteiros de diversos lugares do Brasil e até mesmo um jovem de Portugal que também participou do evento. Os escoteiros ali presentes se reuniram no sábado à noite para confraternizar na tribuna com a tradicional briga de bastões, jogo comum entre os jovens.

No domingo, dia do evento, todos se reuniram para o credenciamento e partiram para a Basílica para participar da Santa Missa, a qual foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brands com a participação dos Padres concelebrantes, sendo dois deles chefes escoteiros: Chefe Padre Marcelo, do Rio de Janeiro, e Chefe Padre Hugo, capelão dos escoteiros do Rio Grande do Norte.

A chefe Lourdes teve a oportunidade de trazer uma carta ao nosso Estado, de autoria de Andre Torricelli, coordenador da Equipe Nacional Católica do Escotismo (ENCE) e do Padre Hugo, com uma mensagem positiva e edificante sobre o movimento escoteiro e de renovação da fé, dentro do desenvolvimento da Espiritualidade.

Foi muito emocionante o momento em que fui convidada a participar da missa no Presbitério com outros chefes e os lobos. A chefe Andreia, do Lóren Reno, ficou muito emocionada, pois conseguiu fazer seu credenciamento para fotografar todo esse momento no Presbitério. As lágrimas que rolavam,  não de tristeza e sim de muita emoção, ao entrar na Casa da Mãe Aparecida significavam a realização de um sonho! E ainda saber que o Papa Francisco é escoteiro foi uma grata surpresa! Foram dias abençoados!

Chefe Lourdes Ferreira de Souza

 

Nossas chefe e guia agora ostentam com muito orgulho o novo distintivo em seus uniformes, certificando a sua participação nessa atividade que certamente foi marcante e significativa em suas vidas pessoal e escoteira.

Vejam mais fotos, fatos e filmes deste evento na Página da XV Romaria Nacional Escoteira no facebook.


Redação: Hugo Hemerly e Aldrey Gonçalves;  Revisão: Aldrey Gonçalves e Jodelson Sabino; Fotos: chefe Lourdes e Aldrey Gonçalves

Um comentário

  1. Sandra Regina Fiorio

    Não importa a crença ou religião… como Escotistas devemos “oportunizar a vivência da Espiritualidade” às crianças e aos jovens.

Comentários estão fechados.