11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Escoteiros do Ilha no 25º MutEco

Marca do 25 MutEco - 2016
Chefes e pais preparados para o 25º MutEco
Chefes e pais preparados para o 25º MutEco

[wp-svg-icons icon=”earth” wrap=”i”] O 25º MutEco

Quem passou pelos arredores da Praça dos Desejos, na Enseada do Suá, no último sábado de manhã, dia 4/6/2016, viu dezenas de jovens uniformizados correndo em quatro grupos de um lado para o outro. Era o 011/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória nas atividades do 25º MutEco (Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica). Eles participaram de um jogo com mensagens e enigmas sobre ecologia que deviam ser resolvidos em sequência.

Nesse 25º MutEco, desenvolvido a partir de sugestões dos participantes da Rede Ambiental Escoteira (RAE), a UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL (UEB) propôs uma imersão no mundo da biodiversidade, com ações que demonstrem não só a sua importância, mas também o quanto pode ser divertida uma ação direta pela sustentabilidade.

As ações do MutEco deste ano vão acontecer entre os dias 4 de junho a 17 de julho, por todo o Brasil e devem incentivar os escoteiros a observarem a variedade de vidas que nos cercam, reconhecer como a ação humana interfere no meio ambiente e compreender qual seu papel para diminuir os impactos e auxiliar na recuperação da natureza.

O tema desse MutEco é “A BIODIVERSIDADE QUE NOS UNE”

A biodiversidade é a diversidade ou a variedade de formas de vida no planeta. Ou seja, é a diversidade de espécies, genes, variedades, ecossistemas, gêneros e famílias, enfim, a variedade da natureza viva. A humanidade considera, há muito tempo, o homem como o ator principal, o rei, o senhor da natureza. Para a nossa própria sobrevivência, entretanto, é preciso começar a considerá-lo como apenas uma das muitas espécies que participam das inter-relações do ecossistema. O ser humano precisa conviver em equilíbrio dinâmico com as outras espécies, precisa aprender a se adaptar, precisa aprender a aprender.

BIODIVERSIDADE

[wp-svg-icons icon=”busy” wrap=”i”] 25 anos de MutEco

Neste ano de 2016, celebramos os 25 anos do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, uma atividade nacional bastante exitosa, que demonstra na prática o poder de mobilização dos grupos escoteiros em todo Brasil no desenvolvimento de ações conscientização, preservação e cuidados com o meio ambiente. A primeira edição foi realizada no ano de 1991, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e desde então tem sido sucesso absoluto. A partir do ano de 2004, a atividade passou a ganhar um tema a cada ano, o que permitiu que as ações fossem orientadas para questões específicas, tais como: reciclagem, aquecimento global, sustentabilidade, consumo consciente, água e muitos outros.

[wp-svg-icons icon=”paste-2″ wrap=”i”] Nossa atividade para o MutEco

O Chefe do Ramo Escoteiro do nosso Grupo, Richardson Murta, foi quem fez o planejamento de atividades para o nosso MutEco.

Como esse ano já fizemos uma campanha contra a dengue e recolhimento de lixo nas praias, a atividade proposta para o 25º MutEco do Ilha foi uma Trilha Ecológica (baseada em uma carta prego), da qual participaram jovens de todos os ramos do nosso Grupo e um grupo de dez adultos, entre pais de jovens e escotistas do nosso Grupo Escoteiro, que ficaram responsáveis pelas bases.

A programação do 25º MutEco foi elaborada e cumprida conforme tabela abaixo.

Programação do MUTECO

04 de Junho de 2016

Horário Programação Responsáveis
9:00 IBOA Luiz Paulo/André
9:20 Instrução da Atividade Richardson
9:30 Divisão das Patrulhas Richardson
9:40 Inicio da atividade:

MUTECO

11:20 Final da Atividade
11:30 IBOA Aline/Francine

No início, foram passadas instruções para os responsáveis pelas dez bases montadas em posições dispersas geograficamente nos arredores de nosso local de encontro. Em seguida, o Chefe Richardson reuniu os jovens em formação para explicar como eles deveriam realizar a atividade.

Os jovens foram divididos em em 4 equipes, fazendo uma mistura dos ramos, visando distribuí-los uniformemente quanto à faixa etária e às habilidades para solução dos problemas propostos em cada base e visando a integração entre ramos. Após a divisão das equipes, o líder de cada equipe recebeu uma carta com as instruções para encontrar uma carta escondida onde haveria uma sequência lógica de instruções para realização das atividades.

Os nome sdos pais e chefes que ficaram responsáveis pelas 10 bases do MutEco são: 1- Thaiz, 2- Larissa, 3- Ana, 4- Elaine, 5-João Gabriel, 6- Roberto Carlos, 7- Aline, 8-Pollyana, 9- Thomas, 10-Sandra.1

Segue exemplos de algumas perguntas feitas para os jovens nas bases (e as respectivas respostas!)

1) Qual é o sexto artigo da Lei do Escoteiro?
R: O escoteiro respeita os animais e as plantas.
3) No fogo de conselho, como devemos forrar o chão onde está sendo o mesmo?
R: Com areia e tijolos/pedras.
7) Quais são os tipos de lixos recicláveis?
R: Papel, metal, vidro e plástico.
9) O que são os 3 Rs?
R: Reduzir, Reusar e Reciclar.

 

[wp-svg-icons icon=”newspaper” wrap=”i”] Repercussão na imprensa local

Reportagem A GAZETA - Escoteiros do Bem
Reportagem A GAZETA – “Escoteiros do Bem”

Essa e outras ações relacionadas à conscientização ecológica de nossos jovens repercute de uma maneira muito positiva na nossa sociedade, mostrando que estamos no caminho certo na nossa meta de construir um mundo melhor. Prova disso foi que no dia seguinte, domingo, 5/6/2016, dia mundial do Meio Ambiente, o Jornal A GAZETA publicou uma reportagem na página 15 do caderno de cidades, nos referenciando como “Escoteiros do Bem” e enfatizando o nosso empenho no trato com a natureza, tanto na preservação quanto no divertimento com responsabilidade.

A matéria fala dos capixabas que se comprometem com a preservação do Meio Ambiente, garantindo o futuro às próximas gerações e cita escolas, moradores, empresas e entidades da Grande Vitória, entre elas … o 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória   😀

O fato do nome do nosso grupo ter sido mencionado em reportagem de jornal também vai nos render 50 pontos para o Grupo Padrão 2016. A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual concedido pela UEB (União dos Escoteiros do Brasil) para as Unidades Escoteiras Locais que alcancem um padrão mínimo de qualidade em várias áreas, dentre elas Divulgação do Movimento Escoteiro. Existem três graduações de premiação do Grupo Padrão: Bronze, Ouro e Prata. Em 2015 fomos Grupo Padrão Prata.

[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”] O desenvolvimento da consciência ambiental dos jovens é uma das bases do nosso trabalho

Jodelson Sabino, webmaster do nosso site

[wp-svg-icons icon=”heart” wrap=”i”] E continua a campanha CONCHA DO MAR

O dia 4/6 foi o segundo sábado de arrecadação da Campanha CONCHA DO MAR, que visa angariar fundos para a melhoria da infraestrutura da nossa secretaria.

A Campanha CONCHA DO MAR começou em 21/5 e vai até 25/6, quando, após as atividades, a caixa será aberta e será feita a contagem do valor arrecadado.

As doações devem ser depositadas diretamente na caixa de coleta, que estará sempre disponível em local visível em nosso local de encontro, desde a abertura até o encerramento das atividades, ou seja, de 9:00 às 11:30.

Por iniciativa própria, um grupo de lobinhos circulou com a caixa de coleta da campanha no nosso local de encontro, facilitando e lembrando jovens e adultos do grupo de depositarem sua contribuição.

[wp-svg-icons icon=”images” wrap=”i”] Álbum de fotos

Para ver outras fotos do que rolou no Ilha no dia do 25º MutEco, incluindo vários  ensaios de nossos lobinhos e lobinhas posando para fotos antes do I.B.O.A. de encerramento, clique na foto abaixo ou acesse diretamente o álbum correspondente no flickr.

Para ver outros álbuns de fotos do nosso Grupo acesso a nossa página no flickr, clicando no pequeno ícone do flickr [wp-svg-icons icon=”flickr-3″ wrap=”i”] que aparece no topo de toda página do nosso site ou escolha no menu do nosso site FOTOS & VÍDEOS e depois FOTOS.

MutEco 2016