11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Guia rápido de utilização do MEU PAXTU

Desktop

Desktop

[icon name=”stack-exchange” class=”” unprefixed_class=””] ATUALIZAÇÃO EM 9/10/2017

paxtu

O antigo SIGUE agora é PAXTU

Este artigo foi atualizado para refletir as alterações na navegação pela nova interface gráfica e as novas funcionalidades.

[icon name=”question-circle” class=”” unprefixed_class=””] O que é o Meu paxtu?

O Meu paxtu é o um módulo do Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras, disponível gratuitamente para uso em qualquer dispositivo com acesso à internet, para que os jovens e adultos voluntários registrados na União dos Escoteiros do Brasil possam consultar suas informações cadastradas na UEB (União dos Escoteiros do Brasil), acompanhar sua vida escoteira, além de outras funcionalidades e facilidades.

Nos itens abaixo você vai aprender:

  • como acessar o MEU SIGUE, verificar se as informações cadastradas estão corretas
  • como solicitar a correção dessas informações, se for o caso e
  • como utilizar outras funcionalidades e facilidades disponíveis no sistema.

[icon name=”key” class=”” unprefixed_class=””] Acessando o Meu paxtu

Para acesso ao MEU PAXTU, você deve seguir as instruções abaixo:

  • Em qualquer página do nosso site, role até o final (rodapé) e, na lista do lado esquerdo, clicar no link do Meu paxtu que aparece sob o título links úteis;
  • Digitar as informações solicitadas nos campos correspondentes:
    • Usuário – colocar o número do registro escoteiro, sem o digito verificador
      • Você pode obter este número consultando a sua carteirinha da UEB
    • Senha – no primeiro acesso a sua senha é a sua data do nascimento no formato [ddmmaaaa], ou seja, dia com 2 dígitos, mês com 2 dígitos e ano com 4 dígitos. Em seguida, clique no botão ENTRAR.
      • Quando você fizer o primeiro acesso aparecerá uma janela para você alterar a sua senha. Anote-a em um local seguro para não esquecê-la, pois você vai precisar dela para os acessos futuros.
      • Depois de informada a nova senha, clique no botão LOGIN e em seguida aparecerá a página principal do Meu paxtu, com a foto e o nome do jovem ou adulto no canto superior direito.

[icon name=”address-card” class=”” unprefixed_class=””] Consultando seus dados e os dados de seu Grupo Escoteiro

Veja abaixo como consultar os seus dados cadastrais, as informações de contato com os membros mais próximos de você no grupo e o calendário de atividades. Todas as opções aqui indicadas aparecem no menu à esquerda da tela do MEU PAXTU

  • Agenda – Aqui você poderá consultar ou obter as seguintes informações
    • Autorização para atividades – Aqui você poderá consultar a programação de atividades, imprimir as informações a respeito de cada atividade e a respectiva autorização para participação, quando pertinente.
    • Calendário – Histórico e programação de atividades futuras
    • Controle de presença – Conferir o registro de sua presença nas atividades do Grupo
  • Contatos > Mensagens – Aqui você poderá enviar e receber mensagens para os chefes e assistentes ou para os seus colegas de sua seção utilizando o sistema Meu paxtu. Verifique antes com seus colegas e chefes se eles tem o costume de verificar mensagens no meu paxtu.
  • Convênios – Aqui você fica sabendo informações sobre como utilizar descontos e outros benefícios oferecidos pelas empresas que tem convênios com a União dos Escoteiros do Brasil
  • Eventos – Aqui você poderá fazer inscrição ou avaliação de eventos nacionais, regionais ou locais
  • Meu perfil > meu dados – É uma forma de você imprimir ou consultar os seus dados cadastrais. Aqui você poderá consultar:
    • o cadastro de suas informações básicas, informadas na Ficha de Registro Individual e Ficha Médica e
    • outras informações sobre a sua vida escoteira que são cadastrados pelo seu chefe de acordo com a sua progressão;
  • Minha Patrulha/Matilha/Clã –  Aqui constam os os telefones e e-mails de seus colegas de patrulha, matilha ou clã e também quem é o monitor ou primo e sub-monitor ou segundo;
  • Minha Tropa/Alcateia – Aqui constam informações como nomes, telefones e e-mail de  chefes e assistentes da sua seção.

[icon name=”pencil-square” class=”” unprefixed_class=””] Solicitando a atualização das informações cadastradas

Cada Grupo Escoteiro tem o seu processo próprio para atualizações cadastrais de seus associados. Se você está registrado no 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e identificar qualquer alteração a ser feita no seu cadastro no Meu paxtu, você deverá enviar um e-mail para a sigue@escoteirosdoilha.org solicitando a devida alteração.

Em seu e-mail solicitando a alteração, você deve informar

  • O nome completo e o número de registro na União dos Escoteiros do Brasil do jovem ou adulto do qual se deseja corrigir ou atualizar as informações;
  • As informações que devem ser corrigidas e as que devem ser incluídas;
  • Um número de telefone de contato para esclarecimento de dúvidas pela equipe de administração do SIGUE, caso seja necessário, no momento em que o seu pedido de alteração no cadastro estiver sendo atendido.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””]É importante que os associados do nosso Grupo Escoteiro mantenham suas informações atualizadas no Meu paxtu, comunicando imediatamente ao Grupo Escoteiro em caso de mudança de qualquer informação cadastral pois assim estará garantindo a atuação eficaz do Grupo Escoteiro, especialmente em casos de comunicações urgentes.[icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Jacqueline Sabino, Diretora Administrativa do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Lobinho recebendo instruções de rapel no Morro do Moreno em 27-11-2011
Rapel no Morro do Moreno em 27-11-2011. Registrado no Meu Paxtu de quem participou.

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] SAIBA MAIS: De onde vem o nome paxtu?

Os Escoteiros do Brasil prestaram uma especial homenagem ao Fundador do Movimento Escoteiro, Baden-Powell, batizando a nova versão do Sistema de Gestão Escoteira de paxtu, que foi o nome dado por ele à sua pequena casa, no Quênia, onde ele passou os seus últimos dias em contato com a natureza, em paz, partindo para o Grande Acampamento em 8 de janeiro de 1941. Na logomarca do PAXTU, o “X” é estilizado, lembrando a pequena casa em que viveu Baden-Powell.

Paxtu casa
Última residência de B-P, denominada por ele de paxtu

paxtu-placa
Detalhe da placa ao lado esquerdo da porta de entrada

Redação, edição: Jodelson Sabino. A foto da residência e da placa paxtu é o dos Escoteiros da Africa do Sul e a foto da placa da porta de entrada é do official blog of Scouting magazine, a Boy Scouts of America publication. As demais fotos são de Jodelson Sabino.