[icon name=”bullhorn” class=”” unprefixed_class=””] Sempre Alerta Para Servir!
Esse é o lema de todo escoteiro! E para praticar o escotismo de verdade e garantir aos jovens tudo o que o ele oferece, precisamos de constante aprimoramento. Por esta razão, no ultimo sábado, dia 3 de março, o 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória ofereceu o Curso Preliminar (CP), o primeiro dos cursos do processo de formação de adultos. Simultaneamente, em mais dois municípios do ES, o curso também foi oferecido: em Atílio Vivacqua e Domingos Martins. Em nosso distrito, o Rio Jucu, a organização do curso ficou a cargo da nossa Akelà, chefe Sylvia Lessa, com supervisão do chefe Leonardo Vilar, Diretor da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo.
Aqui em Vitória, o CP contou com 23 inscritos, sendo a maioria pais e voluntários do nosso próprio grupo. Também participaram integrantes do 02º/ES G.E. Loren Reno, de Cariacica, 16º/ES G.E. Barão de Tefe, de Vila Velha e o 37º/ES G.E.Padre Assis, de Iconha. O curso aconteceu nas dependências do CET-FAESA, na capital, possibilitando facilidade de acesso e a perfeita infraestrutura para realização das atividades práticas e os momentos de aula.
Separada em patrulhas de acordo com a linha escolhida, dirigente (MAÇARICO e TOURO) ou escotista(LOBO e CORVO), a turma realizou as tarefas solicitadas pelos instrutores, com alegria e determinação.
[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] SAIBA MAIS
|
[icon name=”bullhorn” class=”” unprefixed_class=””] Aprender fazendo
O curso foi dividido em módulos e ministrados pelos chefes do nosso grupo e como também pelo Diretor Regional. Foram abordados assuntos de grande relevância para o aprimoramento do adulto em formação: legislação escoteira e estrutura da organizacional (chefe Albert Sholl); programa educativo (chefe João Gabriel); cerimônias escoteiras (chefes Sylvia e Richardson), o adulto educador e o papel do escotista e do dirigente institucional (chefe Jodelson) e segurança e planejamento de atividades (chefe Leonardo Vilar). Os conteúdos foram apresentados de forma dinâmica e lúdica pelos chefes, para que os cursantes pudessem APRENDER FAZENDO.
A Comissão de cozinha do Curso Preliminar, formada por membros destacados da Equipe de Festas e Eventos e da Equipe de Relacionamento Institucional do Ilha esteve presente preparando com todo o carinho um saboroso café da manhã e lanches nos intervalos entre as atividades. Cuidou também de outros serviços e facilidades providos para alunos e instrutores do curso como climatização da sala de aula, limpeza e organização do ambiente e relacionamento com a instituição que nos proveu as instalações para realizarmos o curso.
O curso foi muito proveitoso e avaliado de forma bastante positiva por todos os cursantes. A vontade de aperfeiçoar sempre é uma predicado importante, não só para a vida escoteira, bem como para a vida pessoal e profissional. Temos certeza que os ensinamentos apreendidos neste curso preliminar farão a diferença em nossas vidas.
Redação e Revisão: Aldrey Gonçalves e Jodelson Sabino Edição: Aldrey Gonçalves Fotografia: Aldrey Gonçalves e Jodelson Sabino
Parabéns pela organização do curso. Vocês pareciam muito bem ensaiados.