11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Ilha de Vitória retorna das férias!

Enfim acabaram as férias do 11°ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Sim! Para alegria de todos, as atividades de 2018 começaram neste sábado, dia 17 de fevereiro. No horário marcado, às 8h30, o grupo já estava formado e ansioso para o início de mais um ano de aventuras e aprendizado. Lobinhos, Escoteiros, Seniores, Pioneiros, pais, dirigentes, escotistas, e muitos novatos que vieram fazer parte desse apaixonante movimento: O escotismo!

Hasteamento da bandeira na abertura das atividades de 2018

[icon name=”handshake-o” class=”” unprefixed_class=””] Bem-vindos ao Ilha de Vitória

As boas vindas foram dadas no I.B.O.A., e neste momento o primeiro aprendizado para os novatos, a formação da ferradura para o hasteamento da bandeira, inspeção do traje, momento de oração e alguns avisos. A animação era tanta que chamava a atenção das pessoas que faziam caminhada no calçadão. E o grupo cresceu, ocupou uma boa área da Praia de Santa Helena se destacando pela alegria e agitação das atividades.

Já com os ramos separados, teve o momento “Quebra gelo” – brincadeiras utilizadas para integrar o grupo e os chefes.  Retornando das férias e com a chegada de novos integrantes, o quebra gelo ajuda a esquentar as equipes. Os lobinhos tiveram a “Queimada do Exército”, Seniores e Pioneiros juntos fizeram –  Tocaia. Escoteiros com um grupo maior fez seu quebra gelo separado. Mas a ansiedade era tanta que a integração foi imediata. Isso é Escotismo!

[icon name=”weixin” class=”” unprefixed_class=””] Jogo Democrático

E eles tinham muita coisa para resolver já neste primeiro dia. Passaram então para o “Jogo Democrático” que é uma votação para escolher quais serão as atividades que cada ramo deseja fazer ao longo do ano. No ramo Lobinho, os chefes aproveitaram a ocasião para ensinar aos pequenos sobre o processo eleitoral. Teve cabine de votação para a alcateia, cédula como nome de cada lobinho, urna para o voto e cartaz que discriminava as oito atividades escolhidas por eles do qual eles deveriam optar por duas. Em fila, um por um foi escolhendo o número referente a atividade que desejava e secretamente iam depositando na urna lacrada. Espertos que são logo os lobinhos fizeram associação ao processo eleitoral formal.

Eleição da alcateia para escolha das atividades do ano

[icon name=”sign-language” class=”” unprefixed_class=””] De Escoteiros para Guia e Sênior

Enquanto isso no ramo Escoteiro além do Jogo democrático acontecia também Corte de honra, com a formação do calendário, e o Conselho de Patrulha para a escolha de novos monitores e sub-monitores. Já que os escoteiros Aitana Eller e Marcos Celin começaram a fazer uma ponte, visitas de reconhecimento ao Ramo Sênior. Em breve os dois deixarão a Tropa Escoteira para integrar a Tropa Sênior.

Escoteiros reunidos em patrulhas para tomada de decisões

[icon name=”users” class=”” unprefixed_class=””] Acolhendo novos pais

Paralelo as atividades dos ramos acontecia a reunião da Equipe de acolhimento com os pais recém chegados ao grupo. O objetivo era orientar, informar, integrar e sanar as dúvidas comuns sobre o funcionamento do grupo e do movimento escoteiro. O grupo era grande, já que foram dez novos integrantes entre lobinhos e escoteiros. Quem também recebeu novos integrantes foi o ramo Pioneiro. São três novos jovens que chegaram para fazer parte do Clã, motivo de alegria e animação para todos.

Equipe de acolhimento dando as boas-vindas aos novos pais

[icon name=”shirtsinbulk” class=”” unprefixed_class=””] Investidura e Progressão

E para tornar este dia ainda mais especial tivemos a Investidura do escoteiro Davi Saldanha Soares, da Patrulha Tubarão. Ao lado da monitora Bárbara Campos, Davi recebeu o lenço do grupo das mãos de chefe Richardson, um passo importante das muitas conquistas que virão na trajetória desse escoteiro.

Investidura do escoteiro Davi Saldanha Soares

A Guia Thamirys Francez também recebeu reconhecimento pelo seu esforço e comprometimento. Na busca de seus objetivos Thamirys conquistou 19 especialidades. Foram 15 do Nível III e 4 do Nível II. Por esse mérito, a Guia recebeu o segundo cordão da Tropa Sênior – Cordão Dourado.

Chefe César Francez e o lobinho Caio César comemorando a conquista do Cordão Dourado pela Guia Thamirys Francez

Para orgulho de seus pais: Chefe César Francez e Ana Cláudia e de seu irmão o lobinho Caio César,  a chefe da Tropa Sênior, Thaís Miranda fez a substituição do Cordão Prata pelo Cordão Dourado no uniforme da Guia. Momento de grande alegria para todos do Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, vivenciar o crescimento e as conquistas desses jovens!

Chefe da Tropa Sênior, Thaís Miranda, trocando o Cordão Prata pelo Cordão Dourado da guia Thamirys

Bravo! Bravo! Bravo!


Redação: Graziela Oliveira; Edição: Graziela Oliveira e Hugo Hemerly; Foto: Glen Leão