11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

E setembro chegou … cheio de aventuras e novidades!

Lucas Paraguassú em destaque
Hasteamento da Bandeira no I.B.O.A.
Hasteamento da Bandeira no I.B.O.A. de 4/9/2016. Em primeiro plano escotistas e dirigentes do 033/ES Grupo Escoteiro Guerreiros do Helamã.

Depois de um agosto com um curso preliminar, um curso técnico do mar e um evento de integração regional para adultos, setembro iniciou com um dia de muitas atividades para lobinhos, escoteiros. seniores e pioneiros do Ilha, com visitantes interessados em conhecer as nossas atividades e com a apresentação de DOIS Diplomas de Mérito Nacional recebidos pelo nosso Grupo.

Veja abaixo os detalhes sobre os principais acontecimentos desse sábado, 03/09/2016.

[wp-svg-icons icon=”bookmarks” wrap=”i”] Diplomas de Mérito Nacional

Na os avisos do I.B.O.A. de abertura, o Grupo foi comunicado do recebimento de dois Diplomas de Mérito de abrangência Nacional:

  • A Chefe Silvana apresentou o Diploma de Mérito Nacional, conferido pela União dos Escoteiros do Brasil ao nosso Grupo pelas ações em prol das vítimas do desastre ambiental de Mariana – MG como, por exemplo, a campanha de arrecadação de água mineral em favor das comunidades atingidas pela lama decorrente do rompimento das barragens da Samarco. Esse diploma foi recebido em 20/08/2016, por ocasião do Indaba 2016.

[wp-svg-icons icon=”images” wrap=”i”] Veja as fotos no álbum correspondente em nossa página no Flickr

  • O Chefe João Gabriel apresentou o Diploma de Mérito conferido pela Coordenação Nacional da Modalidade do Mar da União dos Escoteiros do Brasil em reconhecimento aos serviços prestados quando da realização do Curso Técnico da Modalidade do Mar (CTMAR) em Vitória (ES). Esse diploma foi recebido em 28/08/2016, na cerimônia de encerramento do evento.

[wp-svg-icons icon=”newspaper” wrap=”i”] Veja artigo sobre o CTMAR no blog do nosso site

[icon name=”refresh” class=”” unprefixed_class=””] Visita do Grupo Escoteiro Guerreiros do Helamã

Começamos recebendo, com muita alegria, jovens e adultos do 33º Grupo Escoteiro Guerreiros do Helamã. Uma comitiva de 4 lobinhos, 1 escoteiro, 1 jovem visitante e 5 adultos, entre chefes, assistentes e dirigentes, veio nos prestigiar e trocar experiências com nosso Grupo.

Foi muito bom participar com eles de nossas atividades de sábado. Começamos as atividades oferecendo um lanche coletivo de boas vindas para confraternização com o Grupo visitante.

Veja a impressão da representante da comitiva de visitantes do 033/ES:

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Achei interessante passar a manhã com vocês pois nunca tinha participado de uma atividade escoteira à beira do mar. As crianças gostaram muito também e algumas delas, que estavam com os pais, até pediram, no final de tudo, para darem um mergulho! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Vânia Márcia Binotti, Diretora-Presidente do 33º/ES Grupo Escoteiro Guerreiros do Helamã

Durante o lanche lembramos que na noite do dia anterior, sexta-feira (02/09), os monitores e sub monitores da nossa tropa escoteira e mais o Chefe Richardson e a Chefe Lourdes embarcaram para Aracruz (ES) para participar do Ponta de Flecha: Um acampamento que vai até domingo à noite em que eles vão participar de muitas aventuras com outros líderes escoteiros do Espírito Santo e aprender lições de vida em equipe e sobre como desenvolver eles próprios e as suas patrulhas.  Saiba mais sobre esse acampamento visitando o artigo sobre o Ponta de Flecha [wp-svg-icons icon=”newspaper” wrap=”i”], que contem o link para o álbum de fotos e explicações detalhadas sobre o evento. Ponta de Flecha 2016

Além da visita dos nossos queridos colegas do 033/ES, tivemos também a visita do Bernardo Vasconcellos, que trouxe seu filho Rafael e seu sogro Eduardo para ver de perto e conhecer melhor como funciona, na prática, uma manhã de atividades de um Grupo Escoteiro do Mar, já que ele se interessou pelo Movimento Escoteiro e pelo nosso jeito de lidar com crianças e adolescentes com o objetivo de construir um mundo melhor.

Bernardo brincou com seu filho ali nas imediações, assistiu os jovens nas atividades do dia e conversou com diretores e dirigentes sobre o Movimento Escoteiro.

O nosso grupo está de portas abertas para receber adultos como o Bernardo, que se interessam pelo voluntariado e pela educação complementar das crianças e adolescentes do nosso pais.

[wp-svg-icons icon=”user-4″ wrap=”i”] Promessa do Lobinho Lucas

Promessa do Lucas Paraguassú
Promessa do Lucas Paraguassú

Depois do lanche coletivo a Akelá Sylvia Lessa reuniu os lobinhos de sua alcateia para realizar uma cerimônia de promessa:

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Prometo fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria, obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Com essas palavras, o Lobinho Lucas Paraguassú firmou voluntariamente o compromisso de se conduzir de acordo com a orientação moral e com os princípios do Movimento Escoteiro, reconhecendo a existência da lei do lobinho e prometendo obedecê-la.

A Lei do Lobinho, composta por cinco artigos, é a seguinte:

  1. O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;
  2. O Lobinho pensa primeiro nos outros;
  3. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;
  4. O Lobinho é limpo e está sempre alegre;
  5. O Lobinho diz sempre a verdade.

[wp-svg-icons icon=”eye-blocked” wrap=”i”] Escoteiros do Ilha fazem nós no escuro!

Enquanto os escoteiros que estavam no Ponta de Flecha agitavam com os amigos de outros Grupos em Aracruz, os escoteiros que ficaram em Vitória não tiveram folga não! Sob o comando do chefe André e da chefe Aline, fizeram três atividades: Nós no escuro, submarinos e Pegar o rabo da cobra.

Foram jogos escoteiros que exigiram agilidade, concentração e a aplicação dos conhecimentos adquiridos previamente para cumprir a proposta educativa do dia. Um exemplo foi a atividade de Nós no escuro: O chefe vendava os olhos dos escoteiros e, um por um, divididos por patrulha, tinham que fazer os nós pedidos. Vencia a patrulha que conseguisse fazer a maior quantidade de nós corretamente.

[wp-svg-icons icon=”shield” wrap=”i”] Lobinhos fazem castelos

Na Alcateia as atividades dos lobinhos tiveram como tema “Os castelos”. Um concurso sugerido por eles mesmos em que as matilhas tinham um tempo para separar gravetos e depois fazer um castelo utilizando esse material. Mas como o lobinho é amigo da natureza somente podiam pegar os galhos caídos no chão.

Depois foi a vez dos lobinhos fazerem castelos de areia na praia, utilizando o fundo de garrafas pet para pegar água. Foi uma alegria só …

E assim foi a nossa manhã de sábado, atividades dos jovens, pais se mobilizando para apoiar o grupo nas diversas tarefas e necessidades e … quando nos demos conta já era hora de se despedir e contar os dias para o próximo sábado de atividades, que será o dia 17/9/2016, com novas aventuras. Quem quiser recordar de mais alguns momentos dessa manhã de sábado pode conferir a seleção de 33 fotos disponível no álbum correspondente em nossa página no flickr. para acessar o álbum diretamente, basta clicar no ícone da câmera fotográfica a seguir [wp-svg-icons icon=”forward-3″ wrap=”i”] [wp-svg-icons icon=”forward-3″ wrap=”i”] [wp-svg-icons icon=”forward-3″ wrap=”i”]  [wp-svg-icons icon=”camera-3″ wrap=”i”].

Então … sempre alerta e até lá!

 

[wp-svg-icons icon=”calendar” wrap=”i”] Programação para as próximas semanas

[wp-svg-icons icon=”bullhorn” wrap=”i”] ALERTA PARA ESSES TRÊS RECADOS MUITO IMPORTANTES 

  1. [icon name=”calendar-plus-o” class=”” unprefixed_class=””] Dia 7/9/2016 haverá desfile cívico em Cariacica e os jovens do ramo escoteiro que estiverem em Vitória e porventura ainda não combinaram com a chefia devem entrar em contato para saber como, quando e onde se encontrar com os demais para participar do desfile.
  2. [icon name=”calendar-times-o” class=”” unprefixed_class=””] Dia 10/09/2016 não haverá atividade na Guarderia devido ao feriado prolongado em que muitos pais viajarão com suas famílias.
  3. [icon name=”calendar-check-o” class=”” unprefixed_class=””] O próximo dia de atividades de todo o Grupo será dia 17/9/2016, quando realizaremos o MutCom, uma atividade nacional de mobilização,em que os jovens realizam atividades de serviço, sendo estimulados a se envolver com a comunidade, criando consciência coletiva e desenvolvendo a liderança e proatividade. O MutCom do nosso Grupo será realizado em uma escola do município de Vitória. Fiquem atentos para a divulgação de maiores informações aqui no blog do nosso site e, enquanto isso, todos os jovens devem colecionar vidros com tampa de plástico (exemplos: embalagens de nescafé e maionese) que recolheremos, no dia do MutCom, para doar para bancos de leite da capital.

Sofia Boreges ao telefone
Escoteira Sofia Borges

Participaram da produção desse artigo: Redação: Graziela Oliveira, edição Jodelson Sabino, fotos: Roger Trancozo e Jodelson Sabino.